Questões de Concurso Público UFPB 2019 para Médico Veterinário

Foram encontradas 25 questões

Q1240366 Veterinária
Sobre a Insuficiência Renal Aguda (IRA) em cães, é correto afirmar que
Alternativas
Q1240367 Veterinária
Referente ao comportamento profissional, é vedado ao médico veterinário
Alternativas
Q1240368 Veterinária
Em Obstetrícia Veterinária, o trabalho de parto é definido como o processo fisiológico por meio do qual o feto e seus envoltórios fetais são expulsos do útero. Acerca do desencadeamento do trabalho de parto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1240369 Veterinária
O propofol é amplamente usado para imobilização a curto prazo em cães e gatos. Em virtude de sua rápida depuração plasmática, podem ser utilizados múltiplos bolus de propofol. A apneia em consequência de um grande bolus de propofol pode ser eliminada ou a sua duração reduzida pela administração prévia de
Alternativas
Q1240370 Veterinária
Doenças são causadas por múltiplos fatores. Sobre os fatores determinantes de doenças ligados ao hospedeiro, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1240371 Veterinária
O sistema nervoso simpático influencia a regulação de vários órgãos do corpo e desempenha um importante papel na regulação da homeostase e na resposta aguda ao estresse. Sobre o uso de medicamentos que interferem no sistema nervoso simpático, é correto afirmar que
Alternativas
Q1240372 Veterinária
Assinale a alternativa que apresenta plantas tóxicas que causam morte súbita.
Alternativas
Q1240373 Veterinária
O vômito está entre os motivos mais comuns de cães serem levados ao médico veterinário. É importante saber que o vômito é um sinal clínico associado a inúmeros distúrbios. O diagnóstico correto e o manejo adequado são desafios para o clínico de pequenos animais. Várias drogas são utilizadas para o controle do vômito, entre elas o maropitant. Sobre esse fármaco, é correto afirmar que
Alternativas
Q1240374 Veterinária
A bovinocultura de corte é uma atividade tradicional e de grande importância para a economia do país. Porém, ao longo dos anos, a rentabilidade dessa atividade vem caindo, exigindo que os produtores se tornem mais eficientes e mais produtivos. Nesse sentido, a fase de cria merece especial atenção, pois o número de bezerros produzidos tem impacto direto sobre a produtividade em si. Sobre a fase de cria em rebanhos de bovinos de corte, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1240375 Veterinária
A raiva é uma enfermidade neurológica viral, invariavelmente fatal, distribuída mundialmente e de caráter zoonótico, que acomete animais domésticos e silvestres. Sobre as amostras para o diagnóstico da raiva, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1240376 Veterinária
Sobre a intussuscepção em pequenos animais, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1240377 Veterinária
A fibra representa um componente indispensável e um dos principais itens da dieta de ruminantes, que, dependendo de suas características físicas e químicas, pode interferir diretamente na fisiologia digestiva do rúmen. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1240378 Veterinária
Sobre os tipos de granjas em sistemas de criação de suínos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1240379 Veterinária
A utilização da ureia tem permitido o aproveitamento de alimentos volumosos de baixa qualidade pelos ruminantes que, em condições normais, são pouco aproveitados. Sobre o uso de ureia na alimentação de ruminantes, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A suplementação com ureia pecuária na mistura mineral é capaz de aumentar o consumo da forrageira em pastos secos, induzindo os animais à maior ingestão de gramíneas, mesmo em estádios fisiológicos avançados. II. Os cochos para suplementação com ureia devem ser cobertos e providos de pequenos furos nas extremidades para evitar a retenção de água. III. O fornecimento de mistura múltipla com ureia deve ser realizado a cada 5 dias. IV. O período de adaptação só é necessário para animais em jejum, famintos ou cansados. V. O início da suplementação com ureia na mistura mineral deve ser gradativo, para evitar intoxicações.
Alternativas
Q1240380 Veterinária
A caprinovinocultura, no Nordeste brasileiro, é uma atividade de extrema importância, seja no contexto econômico, pela geração de fonte de renda para pequenos produtores, seja no contexto sociocultural, pela fixação do homem ao campo e perpetuação da atividade produtiva para as gerações seguintes. Sobre as alternativas alimentares para caprinovinocultura na região semiárida, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1240381 Veterinária
Sobre os parasitas do sistema digestório de cães, é correto afirmar que
Alternativas
Q1240382 Veterinária
Analise as assertivas sobre concentrações anormais de leucócitos no sangue e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Um desvio à esquerda é uma concentração aumentada de neutrófilos não segmentados (normalmente bastonetes) no sangue. Quando há uma grande demanda de neutrófilos nos tecidos, estágios mais jovens podem estar presentes no desvio à esquerda. II. Um desvio à esquerda é geralmente considerado a marca registrada de inflamação crônica. Tal inflamação é tipicamente causada por agentes infecciosos, mas pode ser causada por doenças não infecciosas (por exemplo, neoplasias). III. Um desvio à esquerda degenerativo indica que a resposta de neutrófilos ao estado inflamatório é apropriada e que, no momento da colheita da amostra, a produção e a liberação de neutrófilos estão respondendo adequadamente à demanda. IV. A neutrofilia de estresse resulta de alterações criadas pelos efeitos de glicocorticoides endógenos ou exógenos sobre a cinética dos neutrófilos. Leucogramas de estresse clássicos consistem em uma neutrofilia madura (2 a 4 vezes acima dos limites superiores de referência), linfopenia, monocitose e eosinopenia. V. A neutrofilia fisiológica resulta do efeito das catecolaminas (tipicamente associadas a medo, excitação e exercícios) que causam um desvio do Compartimento Marginal de Neutrófilos para o Compartimento Circulante de Neutrófilos.
Alternativas
Q1240383 Veterinária
Sobre a parvovirose canina, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1240384 Veterinária
Sobre as alterações radiográficas presentes na displasia coxofemoral em pequenos animais, é correto afirmar que
Alternativas
Q1240385 Veterinária
A esporotricose causada por Sporothrix spp. é uma importante micose que acomete mamíferos e possui distribuição mundial. Sua ocorrência no Brasil está associada principalmente à transmissão zoonótica, por felinos domésticos infectados. Sobre a esporotricose, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: E
6: D
7: A
8: E
9: D
10: C
11: D
12: E
13: C
14: E
15: B
16: A
17: A
18: C
19: B
20: D