Questões de Concurso Público CONFERE 2016 para Auditor(a) VII

Foram encontradas 6 questões

Q626569 História

O Capitalismo Comercial (Século XVI ao XVIII) forma-se a partir das transformações econômicas dos séculos XV e XVI, como o início das Grandes Navegações, o aumento da produção têxtil e o afluxo de metais preciosos das Américas. Estas transformações constituem a chamada Revolução Comercial. Acerca do assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. As navegações europeias pelo Oceano Atlântico, chamadas Grandes Navegações, tiveram como objetivos, na primeira metade do século XV, romper o monopólio italiano sobre o comércio com o Oriente e buscar novas jazidas de ouro e prata para compensar a escassez de metais.

II. Portugal foi o pioneiro nas navegações devido a suas vantagens históricas em relação aos outros países europeus. Foi a primeira monarquia nacional da Europa, pré-condição para investimentos de longuíssimo prazo.

III. A Revolução Comercial, com a mudança do eixo comercial do Atlântico para o Mediterrâneo e rompimento do monopólio das cidades francesas no comércio com o Oriente, resultou de grandes fatores tais como a crise do feudalismo.

Podemos afirmar corretamente que:

Alternativas
Q626570 História
Entre as principais características do Nazismo, destacou-se a sua concepção de uma “raça superior”, rótulo que pertencia à raça ariana, isto é, a raça branca e perfeita que teria se perpetuado na linhagem sanguínea dos povos germânicos que deram origem ao Estado alemão. Associada a essa concepção racista, que contribuiu para o genocídio dos judeus, há uma ideia que também caracteriza a ideologia nazista. Segundo esta ideia deveria ser “eliminado” da sociedade qualquer tipo de pessoa que apresentasse alguma deficiência mental ou física. Assim também como aperfeiçoar geneticamente uma geração perfeita de homens e mulheres, adequados à raça ariana. A esse “projeto” nazista damos o nome de:
Alternativas
Q626571 História
Vários problemas atingiam as principais nações europeias no início do século XX. O século anterior havia deixado feridas difíceis de curar. Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, neste contexto, pode ser considerada uma das causas da:
Alternativas
Q626572 História
Anschluss é uma palavra do idioma alemão que significa anexação. É utilizada na História para referir-se:
Alternativas
Q626573 História
No ano de 1939, em meio à atmosfera de tensão política que desencadeou a sucessão de conflitos da Segunda Guerra Mundial, um acordo de não agressão foi firmado entre a Alemanha e a União Soviética, o Pacto Germano-Soviético. Esse pacto estabelecia que, se acaso a Alemanha entrasse em conflito com a Inglaterra ou a França em razão de uma eventual investida da Alemanha contra a Polônia, a URSS, por sua vez, ficaria afastada, sem se manifestar militarmente. Tal pacto também pode ser chamado de:
Alternativas
Q626578 História

A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias. Acerca do assunto, analise as afirmativas:

I. O pioneirismo inglês na Revolução Industrial se dá, dentre outros fatores, pelo fato de a Inglaterra possuir grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas a vapor.

II. A Revolução Industrial tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.

III. Ludismo é o nome dado a um movimento ocorrido na Inglaterra durante o século XIX, que reuniu alguns trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionadas pelo advento da primeira revolução industrial. Os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas.

Podemos afirmar corretamente que:

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: D
6: D