Questões de Concurso Público CODESG - SP 2019 para Orçamentista

Foram encontradas 10 questões

Q1150387 Engenharia Civil
De acordo com os critérios e procedimentos para a revisão de orçamento de custo de construção nos contratos por administração, conforme a NBR 12.721/2006 (Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios – Procedimento), o cálculo da quantidade de cada serviço a realizar é feito a partir da medição no projeto da quantidade total de serviço:
Alternativas
Q1150388 Engenharia Civil
O BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) são todas as despesas que não fazem parte dos insumos da obra e sua infraestrutura no local de execução, mas que são necessárias para a sua realização. São considerados componentes para o cálculo do BDI de uma obra, EXCETO:
Alternativas
Q1150389 Engenharia Civil
O Custo Direto é resultado da soma de todos os custos unitários dos serviços necessários para a construção da edificação, obtidos pela aplicação dos consumos dos insumos sobre os preços de mercado, multiplicados pelas respectivas quantidades, mais os custos da infraestrutura necessária para a realização da obra. São insumos que compõem o custo direto unitário, EXCETO:
Alternativas
Q1150390 Engenharia Civil
“Dissertação ampla e detalhada, contendo descrição pormenorizada de todos os serviços a serem executados na obra, sua concepção fundamental, princípios de funcionamento, bem como recomendações quanto à técnica de sua execução, quando esta se revestir de características especiais. As especificações de materiais deverão abordar as características fundamentais dos materiais a serem utilizados nos serviços, com indicação das normas com as quais deverão observar conformidade, características de fabricação, de acabamento e dimensionais, capacidade, dados nominais e demais parâmetros necessários a uma perfeita especificação, citando, quando procederem, eventuais alternativas.” As afirmações se referem ao memorial: 
Alternativas
Q1150391 Engenharia Civil

De acordo com as definições da NBR 12.721/2006, tem-se o custo global da construção, o custo unitário básico, o custo unitário da construção e o custo de construção da unidade autônoma. Considerando tais conceitos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Custo global da construção: valor mínimo que pode ser atribuído à construção da edificação de acordo com a Lei nº 4.591/64, quando o contrato for de construção por administração. É calculado com a utilização do custo unitário básico divulgado pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil da localidade equivalente ao padrão mais semelhante ao do imóvel incorporado; corresponde à subtração dos seguintes itens: valor resultante da multiplicação desse custo unitário básico pelo somatório de todas as suas áreas correlatas à área de custo-padrão; e valor de todas as demais despesas incluídas no cálculo do custo unitário básico, com a inclusão, no mínimo, dos itens descriminados conforme a NBR 12.721/2006 (Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios – Procedimento). A avaliação do custo global da obra deve ser arquivada no cartório competente de Registro de Imóveis, conforme a Lei nº 4.591/64.

( ) Custo unitário básico: custo por metro quadrado de construção do projeto padrão considerado, calculado de acordo com a metodologia estabelecida na NBR 12.721/2006 (Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios – Procedimento), pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil, em atendimento ao disposto na Lei nº 4.591/64, e que serve de base para a avaliação de parte dos custos de construção das edificações.

( ) Custo unitário da construção: quociente da divisão do custo global da construção pela área equivalente em área de custo-padrão total.

( ) Custo de construção da unidade autônoma: o valor atribuído à parcela de custo da construção da unidade autônoma, de acordo com a Lei nº 4.591/64, é o produto da área equivalente em área de custo-padrão da unidade autônoma pelo custo unitário da construção.

A sequência está correta em 

Alternativas
Q1150392 Engenharia Civil
Uma composição de custos unitários de um serviço de obra que contenha apenas a mão de obra se refere a:
Alternativas
Q1150393 Engenharia Civil
O custo direto de uma obra é a somatória de todos os custos dos materiais, equipamentos e mão de obra aplicados diretamente em cada um dos serviços na produção de uma obra ou edificação qualquer, incluindo-se todas as despesas de infraestrutura necessárias para a execução da obra. Em relação aos custos diretos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1150394 Engenharia Civil
Os critérios para o entrosamento do cronograma da obra com o pagamento das prestações, facultativamente, podem ser introduzidos nos contratos de incorporação, sob o regime de administração ou de empreitada, tendo em vista, inclusive, o prazo para entrega das obras e as condições e formas de sua eventual prorrogação. Quando forem adotados quaisquer dos critérios de entrosamento previstos, deve constar no contrato de construção o orçamento discriminado, feito a partir do projeto arquitetônico aprovado pelas autoridades competentes e demais projetos complementares já disponíveis; na discriminação orçamentária prevista na NBR 12.721/2006 (Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios – Procedimento), podem ser englobados os itens que não interessam à aplicação do critério visado. Para a vinculação parcial, considerando contratos em que apenas parte do valor global da construção tem seu pagamento previsto através de prestações ou parcelas, cuja liquidação deve ser realizada no início ou no fim de determinadas etapas de serviços, no cronograma de obras, sendo elas, EXCETO:
Alternativas
Q1150395 Engenharia Civil
Área equivalente se trata da área virtual, cujo custo de construção é equivalente ao custo da respectiva área real, utilizada quando este custo é diferente do custo unitário básico da construção, adotado como referência. Pode ser, conforme o caso, maior ou menor que a área real correspondente. O custo de construção nas incorporações em condomínio deve ser rateado de acordo com o critério de proporcionalidade das áreas equivalentes, sendo a cota de construção ou coeficiente de proporcionalidade é calculada pela:
Alternativas
Q1150396 Engenharia Civil
Para a avaliação dos custos de construção, conforme a NBR 12.721/2006 (Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios – Procedimento), é possível afirmar que o valor estimado dividindo-se o custo global da construção pela área equivalente em área de custo padrão global trata-se do custo:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: C
6: B
7: D
8: D
9: A
10: D