Questões de Concurso Público FADIP 2019 para Vestibular de Medicina - Edital nº 02/2019

Foram encontradas 4 questões

Q1785910 Atualidades

Venezuelanos moram há três meses em ônibus abandonado na fronteira do Brasil. De forma improvisada, dez pessoas se abrigam no veículo todos os dias. Eles querem ajudar a família trabalhando no Brasil e só devem retornar à Venezuela quando a situação melhorar. Dez imigrantes venezuelanos pobres que fugiram da crise de seu país não foram longe quando cruzaram para o Brasil: eles vivem há três meses em um ônibus abandonado em Pacaraima (RR), no lado brasileiro, pouco depois da fronteira entre os dois países. Todos dormem sobre pedaços de papelão, exceto pelo sortudo que consegue ficar numa rede. Para comer, cozinham em uma fogueira próxima à porta de um ônibus Mercedes Benz de 1983 sem motor. Entre os imigrantes, estão duas crianças que frequentam a escola local todas as manhãs.
(Por Anthony Boadle, Reuters — Pacaraima. 15/04/2019 19h02. Disponível em: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/ 2019/04/15/grupo-de-venezuelanos-vive-dentro-de-onibus abandonado-em-pacaraima-para-fugir-da-crise.ghtml.)
Sobre a atual crise entre Brasil e Venezuela, analise as afirmativas a seguir.
I. A tensão entre esses dois países cresceu com o fechamento da fronteira com o Brasil, rota de fuga de parte dos venezuelanos que busca deixar seu território de origem. II. Países como o Brasil e os Estados Unidos não reconhecem o novo mandato de Nicolas Maduro, considerando-o ilegítimo. III. Apesar da crise diplomática, o Brasil é o único país da América a considerar a eleição de Maduro, como uma transição pacífica e democrática no país.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1785911 Atualidades
Em surto inédito, o estado do Amazonas registrou 666 casos de síndrome respiratória aguda (SRAG) neste ano, com 34 mortes. Em resposta à crise, o Ministério da Saúde vai antecipar em duas semanas a campanha nacional de vacinação. A campanha contra o vírus influenza começará em 10 de abril e prosseguirá até 31 de maio. Nos primeiros dias, a prioridade será crianças de 1 a 6 anos, gestantes e mulheres no pós-parto. A partir do dia 22 de abril, se estenderá a profissionais de saúde, indígenas, idosos, professores, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e presos. No ano passado, houve 6.678 casos de influenza em todo o país, com 1.370 mortes, das quais 9,2% foram de crianças com menos de 5 anos de idade.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/03/surto-inedito-deh1n1-no-am-leva-saude-a-antecipar-campanha-nacional.shtml.)
É importante lembrar que a vacina não visa evitar só a propagação do vírus, mas sim casos e óbitos nos grupos prioritários. Além da vacinação, alguns métodos de prevenção podem ajudar, tais como:
Alternativas
Q1785912 Atualidades
É Fake que uma resolução determina fim de aulas teóricas de direção e amplia para 20 anos o prazo da CNH. Boato tem se espalhado pelo WhatsApp. Governo deve enviar projeto com mudanças na CNH para o Congresso, mas nenhuma das alterações descritas na mensagem faz parte do pacote. Uma mensagem que tem se espalhado pelo WhatsApp diz que o governo acaba de assinar uma resolução que determina o fim da obrigatoriedade de aulas teóricas de direção e que permite que o cidadão procure diretamente um instrutor de trânsito pra fazer as aulas práticas, dispensando a matrícula em autoescolas. O texto afirma ainda que o prazo da CNH será ampliado para 20 anos. A mensagem é #FAKE.
(Disponível em: https://g1.globo.com/fato-ou fake/noticia/2019/04/10/e-fake-que-resolucao-determina-fim-de aulas-teoricas.)
Essa e milhares de outras notícias falsas (Fake News) têm sido veiculadas sem o menor constrangimento nas mídias sociais, causando polêmicas e até problemas mais sérios. Sobre a expansão mundial do termo Fake News é correto afirmar que:
Alternativas
Q1785913 Atualidades
Rejeitos de Brumadinho chegam ao São Francisco e autoridades ainda não têm plano. Poderes municipais, estadual e federal ainda não sabem o que fazer para proteger o Velho Chico e as comunidades. Em 25 de janeiro deste ano, quando a barragem de Córrego do Feijão rompeu e devastou Brumadinho, poucos perceberam que a lama poderia afetar a região Nordeste do país. Mas não tardou até que os rejeitos de minério matassem o rio Paraopeba, afluente do São Francisco em Minas Gerais, comprometendo a vida vegetal e animal na zona de mata atlântica, e seguissem em direção ao Velho Chico.
(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/01/30/ vazamento-em-brumadinho-deve-atingir-a-bacia-do-rio-sao-francisc oem-duas-semanas/.)

A qualidade da água do São Francisco, que é navegável e poderia matar a sede de milhares de nordestinos nos próximos anos, está ameaçada pelo rompimento da barragem da Mina do Feijão. Este rio é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul e, atualmente, vem sendo palco de muita polêmica devido à(ao):
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B