Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2019 para Médico Endocrinologista

Foram encontradas 10 questões

Q1662243 Medicina
Em relação à hemocromatose hereditária, NÃO condiz com as manifestações clínicas da doença:
Alternativas
Q1662244 Medicina
Nos exames laboratoriais de um paciente com Doença de Wilson espera-se encontrar, EXCETO:
Alternativas
Q1662245 Medicina
A Doença de Wilson é um distúrbio autossômico recessivo caracterizado pelo acúmulo tóxico de ferro no organismo. Os órgãos que mais sofrem intoxicação pela deposição desse metal são:
Alternativas
Q1662246 Medicina
Sobre Hipercolesterolemia Famíliar (HF), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É uma doença genética do metabolismo das lipoproteínas, cujo modo de herança é autossômico codominante. ( ) A principal causa de morte nos pacientes com essa doença é decorrente da doença arterial coronariana.
( ) A pesquisa pelos sinais clínicos dessa doença (xantomas, xantelasmas e arco corneano) deve fazer parte do exame físico rotineiro e poderá ser complementada por exames subsidiários, como o ultrassom de tendão em casos selecionados.
( ) Os pacientes que apresentam a doença na juventude também tendem a ter disfunção dos receptores do HDL.

A sequência está correta em
Alternativas
Q1662247 Medicina
João, 33 anos, obeso e dislipidêmico, vem ao consultório para avaliação de rotina e acompanhamento. Refere consumo abusivo de álcool aos fins de semana. Está em uso de Rosuvastatina 10 mg por dia; traz seus exames recentes: CT= 230 mg/dl; HDL = 35 mg/dl; TG = 325 mg/dl. Ao perceber então, que falta a quantificação do LDL, informa para João que não há problema, pois há uma fórmula simples para o cálculo. O resultado, em mg/dl, do valor do LDL é:
Alternativas
Q1662248 Medicina
Luiza, G1P0A0, 45 anos, vem à consulta médica, pois descobriu, recentemente,sua gravidez e está preocupada, porque sua mãe tem diabetes mellitus tipo 2 e, por isso, quer fazer o rastreio para a doença. Informa que na adolescência recebeu o diagnóstico de síndrome do ovário policístico. Ao exame físico apresenta: normotensa, peso 70 kg, altura 149 cm. Quantos fatores de risco para DMG a paciente apresenta?
Alternativas
Q1662249 Medicina
Pedro, 50 anos, hipertenso, diabético tipo 2 há 10 anos, vem ao consultório com a seguinte queixa: “minha glicose está ficando muito baixa”. Relata, ainda, que foi à UPA três vezes na última semana, sendo informado que estava com um quadro de hipoglicemia. Faz uso de Losartana, Hidroclorotiazida, Metformina e Insulina. Analise a conduta correta frente a esse caso.
Alternativas
Q1662250 Medicina
São considerados sinais e sintomas sugestivos de hipogonadismo de início pré-puberal, EXCETO:
Alternativas
Q1662251 Medicina
Sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As meninas com pubarca tardia e baixo peso ao nascer para a idade gestacional têm um risco elevado para o desenvolvimento de SOP na adolescência.

( ) Para diagnosticar a SOP na adolescência devem estar presentes os três critérios de Rotterdam (alteração menstrual, hiperandrogenismo e ovário policístico ao ultrassom).

( ) Durante a adolescência, o hirsutismo é considerado o melhor marcador clínico de hiperandrogenismo, uma vez que a acne é uma manifestação típica e transitória desta faixa etária.

( ) Adolescentes com SOP têm um aumento do risco de apresentarem síndrome metabólica, devido não só ao hiperandrogenismo, mas também a resistência à insulina e à obesidade.

A sequência está correta em
Alternativas
Q1662252 Medicina
NÃO está de acordo com o código de Ética Médica:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: D
5: C
6: D
7: C
8: D
9: A
10: A