Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2019 para Médico Ginecologista - Obstetra

Foram encontradas 20 questões

Q1663949 Medicina
Os gestores municipais de saúde terão mais facilidade na hora de credenciar equipes de profissionais que irão atuar na Atenção Primária. Isso porque o Ministério da Saúde alterou o processo de cadastramento dessas equipes, desburocratizando etapas e agilizando o fluxo para o início das atividades desses profissionais nas Unidades de Saúde da Família (USF). Sobre a Atenção Básica à Saúde está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1663950 Medicina
Considerando as doenças raras frente ao SUS, analise as afirmativas a seguir.

I. O custeio dos procedimentos para fins de diagnósticos em doenças raras é efetuado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) e é repassado aos Estados, Distrito Federal e Municípios a partir da publicação da Portaria de Habilitação dos Serviços e/ou Serviços e Produção dos respectivos procedimentos no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS).

II. As doenças raras não têm cura. Em geral são crônicas, progressivas, degenerativas e podem levar à morte. Portanto, são tratadas apenas na Atenção Básica.

III. O SUS não fornece medicamentos para tais doenças, pois o número de fármacos para as doenças raras representam uma pequena fração no mercado.

IV. A Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras foi organizada na forma de eixos estruturantes, que permitem classificar as doenças raras de acordo com suas características comuns, com a finalidade de maximizar os benefícios aos usuários.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1663951 Medicina
Os serviços de saúde, sejam eles públicos e privados, contratados ou conveniados, que integram ao Sistema Único de Saúde (SUS), obedecem a determinados princípios que regem o Sistema Único de Saúde; analise-os.

I. A universalização garante o acesso aos serviços de saúde pública em todos os níveis de assistência.

II. A integralidade é a necessidade de que o paciente seja visto na sua individualidade, atuando apenas na prevenção das doenças.

III. Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.

IV. Organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1663953 Medicina
São ações que estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
Alternativas
Q1663954 Medicina
“Envolve o cuidado com a saúde do cidadão, incluindo atenção básica e especializa, ações e serviços de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.” Tal citação trata-se do conceito de:
Alternativas
Q1663955 Medicina
Compete à direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS):
Alternativas
Q1663956 Medicina
O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do SUS. O sistema do cartão identifica o indivíduo para garantir a cidadania, coordena informações para humanizar o atendimento e padroniza os procedimentos para democratizar o uso do recurso público. Quanto ao Cartão Nacional de Saúde (CNS), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do acesso às Bases de Dados do sistema de atenção básica, sistema hospitalar, sistema de dispensação de medicamentos.

( ) O usuário do SUS pode conferir as informações de suas internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no Programa Farmácia Popular.

( ) O CNS faz parte da política do e-Saúde, que utiliza essas bases de dados de pessoas, estabelecimentos, procedimentos, como forma de propor ações estratégicas para a formulação de políticas de saúde de forma integrada.

( ) O objetivo do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é possibilitar ao Sistema Único de Saúde (SUS) atender apenas os usuários que não possuem assistência de saúde nas redes privadas.

A sequência está correta em
Alternativas
Q1663958 Medicina
Os gestores do SUS assumem o compromisso público da construção do Pacto Pela Saúde, que será anualmente revisado, com base nos princípios constitucionais do SUS, ênfase nas necessidades de saúde da população e que implicará o exercício simultâneo de definição de prioridades articuladas e integradas nos três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. Sobre as prioridades e os objetivos do Pacto pela Vida, analise as afirmativas a seguir.
I. Saúde do Idoso – Implantação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral. II. Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.
III. Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarreica e por pneumonias.
IV. Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.
V. O digiSUS é a estratégia do Ministério da Saúde (MS) de incorporação da saúde digital (e-Saúde) como uma dimensão fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, de forma precisa e segura, a ação visa à melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q1663959 Medicina
Sônia, 71 anos, vem à consulta médica relatando que apresentou um sangramento vaginal vermelho vivo há dois dias. Relata, ainda, que foi autolimitado. Nega relações sexuais nos últimos dias. Como história pregressa, apresenta menopausa aos 52 anos, com uso de reposição hormonal por três anos. Nega cirurgias ginecológicas e histórico familiar de câncer. Qual deverá ser a primeira conduta frente a esse caso?
Alternativas
Q1663960 Medicina
Larissa, 25 anos, em consulta de rotina, relata que nos últimos oito meses apresentou cinco episódios de candidíase, tratados com fluconazol por conta própria, pois não conseguiu ir ao médico nas ocasiões. A paciente tem parceiro sexual fixo e não faz uso de condón regularmente. Como método contraceptivo, usa DIU de cobre. Sobre a candidíase vulvovaginal recorrente (CVVR), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1663961 Medicina
“A artéria uterina tem como origem imediata a artéria ilíaca ___________. Ela vai em direção ao útero, cruzando o ureter _______________; segue através do paramétrio do ligamento _____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1663962 Medicina
De acordo com os critérios de elegibilidade para o uso de anticoncepcionais, assinale a alternativa que apresenta uma condição categoria 3 para o uso de implantes hormonais.
Alternativas
Q1663963 Medicina
Sobre a neoplasia ovariana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O USG transvaginal anual após a menopausa é um bom método de rastreio.

( ) Multiparidade é fator protetor.

( ) Menarca precoce é fator de risco.

( ) Cistos ovarianos com tamanhos entre 20-30 mm na menacme tendem a se tornar neoplásicos no climatério,sendo necessário acompanhamento rigoroso.

A sequência está correta em
Alternativas
Q1663964 Medicina
PF, 27 anos, casada, G3Pc1Pv1A0, IG 34 semanas. Comparece à consulta de rotina pré-natal sem queixas. Expressa o desejo de esterilização cirúrgica por laqueadura tubária e solicita orientações sobre o procedimento. Em relação ao caso hipotético, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1663965 Medicina
Sobre os tratamentos cirúrgicos para correção de incontinência urinária, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Colpossuspensão de Burch.
2. Sling TOT.
3. Sling TVT.

( ) É uma adaptação criada com objetivo de diminuir os riscos de lesões vesicais.

( ) A passagem da agulha ocorre no espaço de Retzius.

( ) A fixação ocorre no ligamento de Cooper.

A sequência está correta em
Alternativas
Q1663966 Medicina
Geralda, 60 anos, G3Pv3A0, menopausa aos 55 anos, sem uso de RH. Comparece à consulta por sensação de “bola na vagina”. Ao exame físico é evidenciado prolapso genital, com classificação POP-q de: Aa: 0; Ba -2; Ap -1 Bp -3; D 12 cm; C 6 cm. Considerando as informações, assinale a alternativa correspondente ao estágio do prolapso de acordo com Bump e Cols.
Alternativas
Q1663967 Medicina
Laura, 22 anos, comparece à consulta para mostrar o resultado de um exame de citologia do colo, coletado no Posto de Saúde pela enfermeira assistente. O exame apresenta o seguinte laudo: “amostra celular satisfatória, presença de inflamação difusa e lesão epitelial de baixo grau”. Qual deverá ser a orientação para essa paciente, de acordo com a diretriz do INCA?
Alternativas
Q1663968 Medicina
KLM, 30 anos, é trazida ao pronto atendimento por dor pélvica intensa de início súbito. O acompanhante relata que ela realizou exame de B-HCG há uma semana, com resultado positivo; porém, ao realizar o USG há 5 dias, não havia sinais de gestação intrauterina até o momento. Ao exame físico, a paciente se encontra hipocorada +++/4+, FC 125 bpm, PA 70 x 40 mmHg, abdômen doloroso à palpação, com descompressão brusca dolorosa. Qual deverá ser a conduta imediata após o início da hidratação venosa por dois acessos venosos periféricos calibrosos?
Alternativas
Q1665934 Medicina
A sociedade começou, efetivamente, a participar da gestão do sistema de saúde, por meio dos Conselhos de Saúde, que passou a exercer o controle social, participando do planejamento das políticas públicas, fiscalizando as ações do governo, verificando o cumprimento das leis relacionadas ao SUS e analisando as aplicações financeiras realizadas pelo município ou pelo estado no gerenciamento da saúde. Considerando os Conselhos de Saúde, está correto o que afirma em:
Alternativas
Q1789202 Medicina
Em relação à endemia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: C
5: B
6: D
7: D
8: D
9: D
10: B
11: A
12: C
13: A
14: A
15: C
16: B
17: A
18: C
19: B
20: D