Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2019 para Médico Ultrassonografista

Foram encontradas 18 questões

Q1789202 Medicina
Em relação à endemia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1789249 Medicina
Os gestores municipais de saúde terão mais facilidade na hora de credenciar equipes de profissionais que irão atuar na Atenção Primária. Isso porque o Ministério da Saúde alterou o processo de cadastramento dessas equipes, desburocratizando etapas e agilizando o fluxo para o início das atividades desses profissionais nas Unidades de Saúde da Família (USF). Sobre a Atenção Básica à Saúde está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1789250 Medicina
Considerando as doenças raras frente ao SUS, analise as afirmativas a seguir.
I. O custeio dos procedimentos para fins de diagnósticos em doenças raras é efetuado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) e é repassado aos Estados, Distrito Federal e Municípios a partir da publicação da Portaria de Habilitação dos Serviços e/ou Serviços e Produção dos respectivos procedimentos no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS). II. As doenças raras não têm cura. Em geral são crônicas, progressivas, degenerativas e podem levar à morte. Portanto, são tratadas apenas na Atenção Básica. III. O SUS não fornece medicamentos para tais doenças, pois o número de fármacos para as doenças raras representam uma pequena fração no mercado. IV. A Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras foi organizada na forma de eixos estruturantes, que permitem classificar as doenças raras de acordo com suas características comuns, com a finalidade de maximizar os benefícios aos usuários.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1789251 Medicina
Os serviços de saúde, sejam eles públicos e privados, contratados ou conveniados, que integram ao Sistema Único de Saúde (SUS), obedecem a determinados princípios que regem o Sistema Único de Saúde; analise-os.
I. A universalização garante o acesso aos serviços de saúde pública em todos os níveis de assistência. II. A integralidade é a necessidade de que o paciente seja visto na sua individualidade, atuando apenas na prevenção das doenças. III. Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. IV. Organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1789253 Medicina
São ações que estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
Alternativas
Q1789254 Medicina
“Envolve o cuidado com a saúde do cidadão, incluindo atenção básica e especializa, ações e serviços de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.” Tal citação trata-se do conceito de:
Alternativas
Q1789255 Medicina
Compete à direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS):
Alternativas
Q1789256 Medicina
O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do SUS. O sistema do cartão identifica o indivíduo para garantir a cidadania, coordena informações para humanizar o atendimento e padroniza os procedimentos para democratizar o uso do recurso público. Quanto ao Cartão Nacional de Saúde (CNS), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do acesso às Bases de Dados do sistema de atenção básica, sistema hospitalar, sistema de dispensação de medicamentos. ( ) O usuário do SUS pode conferir as informações de suas internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no Programa Farmácia Popular. ( ) O CNS faz parte da política do e-Saúde, que utiliza essas bases de dados de pessoas, estabelecimentos, procedimentos, como forma de propor ações estratégicas para a formulação de políticas de saúde de forma integrada. ( ) O objetivo do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é possibilitar ao Sistema Único de Saúde (SUS) atender apenas os usuários que não possuem assistência de saúde nas redes privadas.
A sequência está correta em
Alternativas
Q1789257 Medicina
A sociedade começou, efetivamente, a participar da gestão do sistema de saúde, por meio dos Conselhos de Saúde, que passou a exercer o controle social, participando do planejamento das políticas públicas, fiscalizando as ações do governo, verificando o cumprimento das leis relacionadas ao SUS e analisando as aplicações financeiras realizadas pelo município ou pelo estado no gerenciamento da saúde. Considerando os Conselhos de Saúde, está correto o que afirma em:
Alternativas
Q1789258 Medicina
Os gestores do SUS assumem o compromisso público da construção do Pacto Pela Saúde, que será anualmente revisado, com base nos princípios constitucionais do SUS, ênfase nas necessidades de saúde da população e que implicará o exercício simultâneo de definição de prioridades articuladas e integradas nos três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. Sobre as prioridades e os objetivos do Pacto pela Vida, analise as afirmativas a seguir.
I. Saúde do Idoso – Implantação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral. II. Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama. III. Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarreica e por pneumonias. IV. Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.
V. O digiSUS é a estratégia do Ministério da Saúde (MS) de incorporação da saúde digital (e-Saúde) como uma dimensão fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, de forma precisa e segura, a ação visa à melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1789260 Medicina
Sobre a correlação da biometria fetal e idade gestacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1789261 Medicina
MNL, 23 anos, G1P0A0, IG: 5 semanas pela DUM e B-HCG de 900 mg/dl, comparece para a realização do USG de primeiro trimestre. Ao exame endovaginal, não se observa conteúdo intrauterino, anexos livres; presença de pequena quantidade de líquido livre na pelve. Qual deverá ser a conduta frente a esse caso hipotético?
Alternativas
Q1789262 Medicina
Em relação às estruturas avaliadas no estudo Doppler e suas respectivas funções, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Umbilical. 2. Cerebral média. 3. Uterina. 4. Ducto venoso.
( ) Avalia implantação placentária. ( ) Avalia função placentária. ( ) Avalia oxigenação fetal. ( ) Avalia função cardíaca do feto.
A sequência está correta em
Alternativas
Q1789263 Medicina
São critérios avaliados no Perfil Biofísico Fetal (PBF) ultrassonográfico, EXCETO:
Alternativas
Q1789264 Medicina
Diante a um feto de 28 semanas, com peso abaixo do percentil 3 para idade gestacional, qual deverá ser a conduta imediata?
Alternativas
Q1789265 Medicina
Sobre os nódulos hepáticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O hemangioma apresenta reforço acústico ao USG. II. A gênese da hiperplasia nodular focal está intrinsecamente relacionada com o uso de anticoncepcionais orais. III.A presença de cicatriz central e halo marginal caracteriza o hemangioma. IV. Vasos centrais de pequeno calibre podem ser encontrados nos adenomas. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1789267 Medicina
Com base nas imagens, assinale a artéria que está sendo estudada e a conduta esperada.
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q1789268 Medicina
Qual é o nome do artefato evidenciado na figura?
Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: C
5: C
6: B
7: D
8: D
9: B
10: D
11: C
12: A
13: C
14: B
15: C
16: A
17: D
18: A