Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2019 para Médico Vascular

Foram encontradas 20 questões

Q1789050 Medicina
Considerando as doenças raras frente ao SUS, analise as afirmativas a seguir.
I. O custeio dos procedimentos para fins de diagnósticos em doenças raras é efetuado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) e é repassado aos Estados, Distrito Federal e Municípios a partir da publicação da Portaria de Habilitação dos Serviços e/ou Serviços e Produção dos respectivos procedimentos no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS). II. As doenças raras não têm cura. Em geral são crônicas, progressivas, degenerativas e podem levar à morte. Portanto, são tratadas apenas na Atenção Básica. III. O SUS não fornece medicamentos para tais doenças, pois o número de fármacos para as doenças raras representam uma pequena fração no mercado. IV. A Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras foi organizada na forma de eixos estruturantes, que permitem classificar as doenças raras de acordo com suas características comuns, com a finalidade de maximizar os benefícios aos usuários.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1789051 Medicina
Os serviços de saúde, sejam eles públicos e privados, contratados ou conveniados, que integram ao Sistema Único de Saúde (SUS), obedecem a determinados princípios que regem o Sistema Único de Saúde; analise-os.
I. A universalização garante o acesso aos serviços de saúde pública em todos os níveis de assistência. II. A integralidade é a necessidade de que o paciente seja visto na sua individualidade, atuando apenas na prevenção das doenças. III. Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie. IV. Organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1789053 Medicina
São ações que estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:
Alternativas
Q1789054 Medicina
“Envolve o cuidado com a saúde do cidadão, incluindo atenção básica e especializa, ações e serviços de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.” Tal citação trata-se do conceito de:
Alternativas
Q1789056 Medicina
O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é o documento de identificação do usuário do SUS. O sistema do cartão identifica o indivíduo para garantir a cidadania, coordena informações para humanizar o atendimento e padroniza os procedimentos para democratizar o uso do recurso público. Quanto ao Cartão Nacional de Saúde (CNS), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do acesso às Bases de Dados do sistema de atenção básica, sistema hospitalar, sistema de dispensação de medicamentos. ( ) O usuário do SUS pode conferir as informações de suas internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no Programa Farmácia Popular. ( ) O CNS faz parte da política do e-Saúde, que utiliza essas bases de dados de pessoas, estabelecimentos, procedimentos, como forma de propor ações estratégicas para a formulação de políticas de saúde de forma integrada. ( ) O objetivo do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é possibilitar ao Sistema Único de Saúde (SUS) atender apenas os usuários que não possuem assistência de saúde nas redes privadas.
A sequência está correta em
Alternativas
Q1789058 Medicina
Os gestores do SUS assumem o compromisso público da construção do Pacto Pela Saúde, que será anualmente revisado, com base nos princípios constitucionais do SUS, ênfase nas necessidades de saúde da população e que implicará o exercício simultâneo de definição de prioridades articuladas e integradas nos três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. Sobre as prioridades e os objetivos do Pacto pela Vida, analise as afirmativas a seguir.
I. Saúde do Idoso – Implantação da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral. II. Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama. III. Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarreica e por pneumonias. IV. Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza. V. O digiSUS é a estratégia do Ministério da Saúde (MS) de incorporação da saúde digital (e-Saúde) como uma dimensão fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, de forma precisa e segura, a ação visa à melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1789059 Medicina
Sobre o aneurisma de artéria poplítea, analise as afirmativas a seguir.
I. É o mais comum dos aneurismas arteriais periféricos. II. São bilaterais em cerca de 50% dos pacientes acometidos. III. A presença de aneurisma de poplítea é um indicador de risco para aneurisma de aorta abdominal.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1789060 Medicina
Paciente de 70 anos, no 4º pós-operatório de correção aberta de aneurisma de aorta abdominal infrarrenal, evoluiu com quadro de dor e distensão abdominal, além de diarreia (6 episódios por dia), piora do estado geral e necessidades crescentes de drogas vasoativas (noradrenalina e vasopressina). Foi aventada a hipótese diagnóstica de isquemia intestinal/colônica. Considerando o caso, qual a região do trato gastrointestinal mais provavelmente acometida pelo quadro isquêmico?
Alternativas
Q1789061 Medicina
Paciente de 65 anos tem suspeita diagnóstica de aneurisma de aorta abdominal. Durante avaliação pré-operatória, qual o melhor exame para a definição do diâmetro máximo deste aneurisma?
Alternativas
Q1789062 Medicina
Paciente de 62 anos, sexo feminino, obesa, apresenta queixa de dor, sensação de peso e queimação nos membros inferiores, com piora no final do dia. Ao exame físico: Edema 2+/4+ bilateralmente nos membros inferiores, múltiplas varizes em membros inferiores, eczema venoso e úlcera cicatrizada perto de maléolo medial de ambos os membros inferiores. Considerando a classificação CEAP para doença venosa crônica dos membros inferiores, qual a classificação clínica dessa paciente?
Alternativas
Q1789063 Medicina
Paciente de 72 anos, no intraoperatório de tromboendarterectomia da artéria carótida interna esquerda, apresentou importante alteração hemodinâmica durante a manipulação do bulbo (glomo) carotídeo. Não apresentou sangramentos relevantes no intraoperatório. Qual das alterações relacionadas mais provavelmente ocorreu?
Alternativas
Q1789064 Medicina
Paciente de 22 anos, sexo masculino, foi vítima de ferimento por arma branca em coxa esquerda, com secção completa da artéria femoral superficial. Chega ao pronto-socorro duas horas após o trauma, com sinais de isquemia aguda do membro inferior esquerdo, sem pulsos poplíteo, tibial anterior, tibial posterior e pedioso, com membro frio e pálido, com sensibilidade e motricidade presentes, porém reduzidas. Nega cirurgias prévias ou comorbidades. Optou-se por confecção de um enxerto vascular (fêmoro-poplíteo supragenicular). Assinale, a seguir, o substituto arterial de primeira escolha para este caso.
Alternativas
Q1789065 Medicina
Na literatura médica, é estabelecida claramente a importância da determinação do Índice Tornozelo-Braquial (ITB), tanto no diagnóstico de doença arterial periférica quanto no prognóstico de eventos e mortalidade cardiovasculares. Para o cálculo deste índice, são necessários um sonar Doppler e, ainda, um esfigmomanômetro. Como é feito o cálculo deste índice?
Alternativas
Q1789066 Medicina
Paciente de 56 anos, com fibrilação atrial, chega ao pronto-socorro com história de dor de início súbito no membro inferior esquerdo, a partir do nível do joelho, há 14 horas. Procurou atendimento em outra unidade de saúde, que recomendou analgesia e compressas mornas no local; no entanto, como não apresentou melhora, resolveu procurar outra unidade. Segue com dor no momento. Ao exame dos membros inferiores: Esquerdo: pulso femoral presente. Pulsos poplíteo, tibial anterior, pedioso e tibial posterior ausentes. Membro frio a partir do terço médio da coxa, com cianose fixa, sensibilidade e motricidade ausentes, com rigidez da musculatura a partir do joelho. Direito: todos os pulsos presentes, perfusão preservada, sensibilidade e motricidade sem alterações. Qual a classificação de Rutherford para oclusão arterial aguda deste paciente e a melhor conduta, respectivamente?
Alternativas
Q1789067 Medicina
Paciente de 65 anos, sexo masculino, procura atendimento ambulatorial com quadro de claudicação intermitente para 200 metros, em panturrilha direita, de início há 4 anos, com piora progressiva neste período. Nega dor em repouso. Comorbidades: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), dislipidemia, tabagista há 50 anos (1 maço por dia). Ao exame físico: membro inferior direito mais frio que o membro contralateral, com rarefação de pelos, pulsos femoral e poplíteo presentes; tibial anterior, pedioso e tibial posterior ausentes. Ausência de lesões tróficas. Membro inferior esquerdo com pulsos femoral, poplíteo e tibial posterior presentes; tibial anterior e pedioso ausentes. Ausência de lesões tróficas. Qual o tratamento indicado para o paciente?
Alternativas
Q1789068 Medicina
O aneurisma é definido como uma dilatação focal e permanente da artéria com um aumento de pelo menos 50% do diâmetro normal do vaso. Os Aneurismas de Aorta Abdominal (AAAs) são os mais comuns. A incidência anual de ruptura do AAA é de oito casos por 100.000 habitantes. A detecção através do rastreamento pode beneficiar certo grupo de pacientes. Em qual dos grupos relacionados está indicado o rastreamento dos AAA e qual o exame indicado, considerando as orientações presentes nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, embasadas pela U. S. Preventive Services Task Force Recommendation Statement?
Alternativas
Q1789199 Medicina
Os gestores municipais de saúde terão mais facilidade na hora de credenciar equipes de profissionais que irão atuar na Atenção Primária. Isso porque o Ministério da Saúde alterou o processo de cadastramento dessas equipes, desburocratizando etapas e agilizando o fluxo para o início das atividades desses profissionais nas Unidades de Saúde da Família (USF). Sobre a Atenção Básica à Saúde está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1789202 Medicina
Em relação à endemia, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1789255 Medicina
Compete à direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS):
Alternativas
Q1789257 Medicina
A sociedade começou, efetivamente, a participar da gestão do sistema de saúde, por meio dos Conselhos de Saúde, que passou a exercer o controle social, participando do planejamento das políticas públicas, fiscalizando as ações do governo, verificando o cumprimento das leis relacionadas ao SUS e analisando as aplicações financeiras realizadas pelo município ou pelo estado no gerenciamento da saúde. Considerando os Conselhos de Saúde, está correto o que afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: B
5: D
6: D
7: A
8: C
9: D
10: C
11: A
12: B
13: B
14: A
15: D
16: A
17: D
18: D
19: D
20: B