Questões de Concurso Público Prefeitura de Pitangueiras - SP 2019 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 10 questões

Q1677242 Terapia Ocupacional
No Brasil, doença de Parkinson configura-se como uma das principais causas neurológicas de incapacidade física em pessoas acima de 60 anos. Almeida & Cruz (2009) disserta que a Terapia Ocupacional com idosos com doença de Parkinson abarca o tratamento de pessoas que apresentam déficit em tarefas básicas do autocuidado como alimentação, higiene, deambulação e atividades instrumentais. No que concerne à intervenção da Terapia Ocupacional em idosos com a doença de Parkinson, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1677243 Terapia Ocupacional
Segundo Benvegnu et al (2008), a situação de doença e hospitalização caracteriza fatores que podem vir a restringir a capacidade funcional de sujeitos internados e, consequentemente, o seu desempenho ocupacional. A MIF é um instrumento de avaliação da independência de sujeitos com incapacidades de origens variadas desenvolvido na década de 1980 nos Estados Unidos e validado no Brasil, em 2000. “No que concerne aos objetivos do Terapeuta Ocupacional, é correto afirmar que a MIF tem como objetivo principal avaliar de maneira ____________ a carga de cuidados demandados por uma pessoa para as atividades ____________ e cognitivas. ” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q1677244 Terapia Ocupacional
Visando ampliar a abrangência e o escopo de ação na Atenção Básica, fortalecer o processo de territorialização e regionalização e, ainda, ampliar as ações da Estratégia Saúde da Família, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o governo criou, no ano de 2008, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Refletindo sobre a atuação do terapeuta ocupacional voltada para uma reabilitação baseada na comunidade, pode-se entender que o profissional da área de Terapia Ocupacional é um elemento relevante em programas que atuam diretamente na comunidade, pois por sua formação interdisciplinar poderá estimular o desenvolvimento de ações que estejam focadas na esfera individual e na coletiva, contribuindo para o reconhecimento das necessidades da comunidade e dos indivíduos que nela residem. Diante do exposto e considerando a importância do Terapeuta Ocupacional na Reabilitação baseada na comunidade, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1677245 Terapia Ocupacional
“A dor é considerada uma experiência individual desagradável, multidimensional, subjetiva, de alta complexidade e a resposta a ela varia de sujeito para sujeito – de acordo com a personalidade, o estado psicológico, as condições orgânicas, as experiências anteriores e o contexto sociocultural. Também envolve aspectos físicos, sensoperceptivos, psicológicos, emocionais, de aprendizado, éticos, ocupacionais, comportamentais, religiosos e morais. Para os pacientes com doenças reumáticas ou lesões ortopédicas, a dor é um dos pontos centrais nas discussões, sendo o fator negativo mais referido pelos sujeitos.” (FUCHSA & CASSAPIAN, 2012.)
Sobre a sequência do processo de intervenção da Terapia Ocupacional na dor crônica, é correto afirmar que, na Terapia Ocupacional, o processo engloba:
Alternativas
Q1677246 Terapia Ocupacional
De acordo com De Carlo (2006), o uso das ocupações para a melhoria do estado geral de bem-estar humano é relatado desde a antiguidade clássica, quando não havia ainda a noção de processos de saúde-doença, como a compreendemos hoje. O surgimento da Terapia Ocupacional como profissão, oficialmente reconhecido como tendo ocorrido na segunda década do século XX, está profundamente ligado ao trabalho hospitalar, seja por suas raízes no uso das ocupações nos manicômios psiquiátricos, seja por seu “nascimento”, entre as guerras mundiais, relacionado ao trabalho nos hospitais civis e militares junto a incapacitados físicos e doentes crônicos, como tuberculosos e sequelados por acidentes de trabalho. A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social; considera-se que a atuação do terapeuta ocupacional é fundamental em programas de assistência à saúde integral do indivíduo, sendo por analisar e promover a vida ocupacional do paciente em seus diferentes aspectos. Sobre a intervenção da Terapia Ocupacional no contexto hospitalar, assinale e alternativa correta.
Alternativas
Q1677247 Terapia Ocupacional
Chaves, et al (2010) aponta que, desde o surgimento da Terapia Ocupacional, no início do século XX, muitos métodos de avaliação sistemática vêm sendo desenvolvidos por terapeutas ocupacionais da Europa, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Estes métodos precisam ser padronizados, confiáveis, válidos e sensíveis a mudanças clínicas, para que se possam avaliar resultados (na prática clínica e em pesquisas científicas) e comprovar o custo-benefício das intervenções. A validade de um instrumento pode ser definida como sua capacidade em realmente medir aquilo que ele se propõe a medir. No que se relaciona aos três aspectos de validade operacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1677248 Terapia Ocupacional
De acordo com Oliveira e Silveira (2011), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a doença neurológica mais comum no mundo e tem sido cada vez mais frequente em adultos, tendo uma prevalência significativa em grupos etários jovens. É considerada a doença mais incapacitante, por trazer impacto em praticamente todas as funções humanas. Sabendo das sequelas deixadas pelo AVC é importante o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) por ser uma classificação completa, já que seus parâmetros permitem uma visão biopsicossocial do paciente. O modelo proposto pela CIF baseia-se na junção dos modelos médico e social, e uma abordagem biopsicossocial é usada para se obter uma integração das várias dimensões da saúde (biológica, individual e social). Dentro de uma intervenção terapêutica ocupacional em um indivíduo com sequela de Acidente Vascular Cerebral, sobre a importância de se lançar mão da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) dentro de uma intervenção da Terapia Ocupacional, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1677249 Terapia Ocupacional
“Entre as patologias que, hoje em dia, mais frequentemente acometem os indivíduos, deixando sequelas permanentes, encontramos o Traumatismo Raquimedular (TRM). Diferentemente do que acontece em outras patologias, o indivíduo que é vítima de um TRM, na maioria das vezes, não tem conhecimento das consequências práticas no seu dia a dia, fato que pode levar a uma demora na procura de tratamentos de reabilitação e à diminuição das possibilidades de um melhor prognóstico. O tratamento terapêutico ocupacional do indivíduo que sofreu uma lesão medular é específico e de acordo com o nível da lesão. O prognóstico funcional do lesado medular é determinado em especial pelo grau de preservação sensitivo-motora.” (POLIA & GUILHARDE, 2007.)
Em relação aos objetivos, de acordo com os níveis neurológicos, e o que deverá ser trabalhado em cada um deles, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1677250 Terapia Ocupacional
“Para o desenvolvimento infantil, a interação com o ambiente é fundamental. A qualidade dessa interação vai depender da capacidade da criança para se inter-relacionar com ele. Essa capacidade pode ser prejudicada com, por exemplo, uma deficiência no sistema visual. A criança com deficiência visual tende a não captar os estímulos do meio ao seu redor, ou a não saber como reagir a eles, ficando privada de algumas oportunidades de desenvolvimento. Desta forma, é sabido que as crianças se desenvolvem através de sua interação com o ambiente que as cerca, mas a profundidade dessa interação vai depender de sua capacidade para interagir com esse ambiente.” (Motta, et al, 2008.)
A fim de propiciar a interação das crianças com deficiência visual, o terapeuta ocupacional poderá lançar mão de diversos recursos terapêuticos; assinale o correto.
Alternativas
Q1677251 Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional, enquanto área de conhecimento e prática de saúde interessa-se pelos problemas do homem em sua vida de atividades, ou seja, considera as atividades humanas como o produto e o meio de construção do próprio homem e busca entender as relações que este homem em atividade estabelece em sua condição de vida e saúde. Dentre as competências e habilidades do terapeuta ocupacional no campo da atenção à saúde, destaca-se o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Sobre a intervenção da Terapia Ocupacional na saúde mental, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: B
4: B
5: B
6: B
7: A
8: B
9: C
10: C