Questões de Concurso Público Prefeitura de Suzano - SP 2019 para Entrevistador Social

Foram encontradas 10 questões

Q1216288 Serviço Social
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família, segundo a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/1993). Trata-se de requisito pela Lei, além do citado, para que a pessoa seja beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC):
Alternativas
Q1216289 Serviço Social
A Lei nº 12.435/2011, em seu art. 2º, apresenta os objetivos da Assistência Social; assinale-os.
Alternativas
Q1216290 Serviço Social
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) foi aprovada em Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). É correto afirmar que tal aprovação se deu em:
Alternativas
Q1216291 Serviço Social
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) apresenta o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) como uma unidade pública estatal de base territorial, que se localiza em áreas de vulnerabilidade social e atende até mil famílias por ano. Sobre o CRAS, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1216292 Serviço Social
O Decreto nº 6.135/2007 dispõe sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Em seu art. 2º, apresenta o Cadastro Único para Programas Sociais como:
Alternativas
Q1216293 Serviço Social
O Decreto nº 6.564/2008 alterou o Regulamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), aprovado pelo Decreto nº 6. 214/2007. Tal benefício faz parte da proteção social básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Considerando o apresentado em tal Decreto, analise as afirmativas a seguir. I. Para a garantia de direito ao BPC para crianças e adolescentes menores de dezesseis anos de idade, deve-se avaliar a presença da deficiência, bem como seu impacto na limitação do desempenho de atividade e restrição na participação social, de acordo com a idade, sendo abortada a avaliação de incapacidade para o trabalho. II. O filho ou o irmão inválido do requerente que não esteja em gozo de Benefício Previdenciário ou do Benefício de Prestação Continuada, em razão de invalidez ou deficiência, não necessita passar por avaliação médico-pericial para comprovação da invalidez. III. O BPC não pode ser acumulado com outro benefício no âmbito da Seguridade Social ou de outro regime, exceto o da assistência médica e recebimento de pensão especial de natureza indenizatória. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1216294 Serviço Social
O Decreto nº 5.209/2004, que regulamenta a Lei nº 10.836/2004, cria o Programa Bolsa Família, que tem como objetivo a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal e do Cadastramento Único do Governo Federal. Sobre o Programa Bolsa Família, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à educação, conhecido como Bolsa Escola, está entre os programas de transferência de renda que os procedimentos de execução e gestão foram unificados pelo Programa Bolsa Família. ( ) O Benefício de Prestação Continuada compõe o rol dos programas de transferência de renda, unificados pelo Programa Bolsa Família. ( ) Promover a intersetorialidade, a complementaridade e a sinergia das ações sociais do Poder Público faz parte dos objetivos do Programa Bolsa Família em relação aos beneficiários. ( ) A execução e gestão do Programa Bolsa Família ocorrerá de forma centralizada na gestão municipal, observando a intersetorialidade, a participação comunitária e o controle social. A sequência está correta em
Alternativas
Q1216295 Serviço Social
O Sistema Pró-Social, criado pelo governo de São Paulo, objetiva o cadastramento de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, bem como os programas e ações desenvolvidos pelo governo estadual e demais instituições públicas e privadas. Para identificação e caracterização das famílias que possam ser beneficiadas pelos programas sociais, o estado adotou como ferramenta para o cadastro social:
Alternativas
Q1216296 Serviço Social
O Manual do Entrevistador (2017) foi elaborado pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), para orientar o trabalho dos agentes públicos que farão a coleta das informações das famílias. Nele, o entrevistador encontrará as instruções fundamentais para preencher corretamente os formulários do Cadastro Único (CadÚnico). De acordo com o manual, a visita do entrevistador no domicílio da família é a forma mais recomendada para a entrevista de cadastramento, porque:
Alternativas
Q1216297 Serviço Social
“Considerando o Manual do Entrevistador, os municípios, além de incluir as famílias não cadastradas no Sistema de Cadastro Único (CadÚnico), devem tomar medidas que garantam que as informações coletadas pelo _____________ estejam sempre atualizadas. Assim, a fim de assegurar a boa qualidade dos ________________ e garantir que as informações registradas no ______________ estejam sempre de acordo com a realidade das famílias, o __________ deve realizar a atualização _________ dos registros cadastrais.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: D
5: D
6: D
7: B
8: A
9: D
10: D