Questões de Concurso Público Prefeitura de Suzano - SP 2019 para Médico Veterinário 20h

Foram encontradas 14 questões

Q1216638 Veterinária
A RDC ANVISA nº 216, de 15 de setembro de 2004, dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Considerando tal Resolução, analise as afirmativas a seguir.
I. As instalações físicas como piso, parede e teto devem possuir revestimento liso, impermeável e lavável. Devem ser mantidos íntegros, conservados, livres de rachaduras, trincas, goteiras, vazamentos, infiltrações, bolores, descascamentos, e não devem transmitir contaminantes aos alimentos.
II. A ventilação deve garantir a renovação do ar e a manutenção do ambiente livre de fungos, gases, fumaça, pós, partículas em suspensão, condensação de vapores, dentre outros, que possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento. O fluxo de ar deve incidir diretamente sobre os alimentos com o objetivo de controlar as moscas sobre eles.
III. Os equipamentos e os filtros para climatização devem estar conservados. A limpeza dos componentes do sistema de climatização, a troca de filtros e a manutenção programada e periódica destes equipamentos devem ser registradas e realizadas conforme legislação específica.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1216639 Veterinária
Segundo o novo RIISPOA (Regulamento Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), o significado de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC trata-se de:
Alternativas
Q1216640 Veterinária
Segundo a RDC ANVISA nº 216, de 15 de setembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, “as instalações sanitárias e os vestiários não devem se comunicar diretamente com a área de preparação e armazenamento de alimentos ou refeitórios, devendo ser mantidos organizados e em adequado estado de conservação. As portas externas devem ser dotadas de fechamento automático”. Considerando as instalações sanitárias, a Resolução exige:
Alternativas
Q1216641 Veterinária
Considerando o que dispõe o novo RIISPOA (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), as aves podem ser depenadas:
I. A seco.
II. Após escaldagem em água previamente resfriada e com renovação contínua.
III. Por qualquer processo autorizado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1216642 Veterinária
Levando em consideração o que expressa o novo RIISPOA (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), os estabelecimentos de pescado e derivados, respeitadas as particularidades tecnológicas cabíveis, também devem dispor de:
I. Cobertura que permita a proteção do pescado durante as operações de descarga nos estabelecimentos que possuam cais ou trapiche.
II. Câmara de espera e equipamento de lavagem do pescado nos estabelecimentos que o receba diretamente da produção primária.
III. Local para lavagem e depuração dos moluscos bivalves, tratando-se de estação depuradora de moluscos bivalves.
IV. Instalações e equipamentos específicos para o tratamento e o abastecimento de água do mar limpa, quando esta for utilizada em operações de processamento de pescado, observando os parâmetros definidos pelo órgão competente.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1216643 Veterinária
Considerando o disposto no novo RIISPOA (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), “a inspeção federal será instalada em caráter permanente nos estabelecimentos de carnes e derivados que abatem as diferentes espécies de açougue e de caça”. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q1216644 Veterinária
De acordo com o novo RIISPOA (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), na conservação do leite devem ser atendidos os seguintes limites máximos de conservação e temperatura:
I. Conservação e expedição no posto de refrigeração: 4°C.
II. Conservação na usina de beneficiamento ou fábrica de laticínios antes da pasteurização: 4°C.
III. Refrigeração após a pasteurização: 4°C.
IV. Estocagem em câmara frigorífica do leite pasteurizado: 4° C.
V. Entrega ao consumo do leite pasteurizado: 4°C.
VI. Estocagem e entrega ao consumo do leite submetido ao processo de ultra-alta temperatura – UAT ou UHT – e esterilizado: temperatura ambiente.
Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1216645 Veterinária
“Doença neuroparalítica grave, de ocorrência súbita, causada pela ação de uma potente toxina que atua nas junções neuromusculares. Apresenta elevada letalidade e deve ser considerada como uma emergência médica e de saúde pública. Para minimizar o risco de morte e sequelas, é essencial que o diagnóstico seja feito rapidamente, e que o tratamento seja instituído precocemente, através das medidas gerais de urgência. Quando causada pela ingestão de alimentos contaminados é considerada como uma doença transmitida por alimento. A notificação de um caso é considerado como surto.” Assinale a alternativa que corresponde a essa descrição.
Alternativas
Q1216647 Veterinária
Sobre zoonoses, leia o trecho a seguir.
Por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo Plasmodium. Os vetores são mais abundantes nos horários crepusculares, ao entardecer e ao amanhecer. Todavia, são encontrados picando durante todo o período noturno; porém, em menor quantidade em algumas horas da noite. Não há transmissão direta da doença de pessoa a pessoa. Raramente pode ocorrer a transmissão por meio de transfusão de sangue contaminado ou do uso compartilhado de seringas contaminadas. Mais rara ainda é a transmissão congênita.
Marque a alternativa que corresponde a tal descrição.
Alternativas
Q1216648 Veterinária
De acordo com o novo RIISPOA (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), os ovos da categoria “A” devem apresentar as seguintes características qualitativas, dentre outras:
I. Casca e cutícula de forma normal, lisa, limpa e intacta.
II. Câmara de ar com altura não superior a 6 mm e imóvel.
III. Gema visível à ovoscopia, somente sob a forma de sombra, com contorno aparente, movendo-se, ligeiramente, em caso de rotação do ovo, mas regressando à posição central.
IV. Manchas sanguíneas pequenas e pouco numerosas na clara e na gema.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q1216649 Veterinária
Toxi-infecção aguda que, em geral, acomete a pele, sob as formas de lesão bolhosa e pústula maligna, produzida pelo contato com animais (bovino, caprino, equino, dentre outros) que morreram com a mesma doença. As formas viscerais são raras, embora graves, representadas pelos furúnculos pulmonares, gastrintestinais e neuromeníngeo. Marque a alternativa que corresponde a esta descrição.
Alternativas
Q1216650 Veterinária
Sobre psitacose, são consideradas medidas de controle: I. Gerais: educação em saúde para alertar a população sobre os riscos de exposição aos reservatórios; regulamentação da importação, criação e transporte de aves; utilização de antibioticoterapia ou quarentena desses animais, quando indicado. Vigilância dos locais de venda de animais, aviários, granjas. As aves suspeitas de fonte de infecção para o homem devem ser avaliadas por veterinário e eliminadas em caso de infecção. II. Específicas: desinfecção concorrente de todas as secreções. Limpeza terminal. III. Eliminação de fontes de infecção: locais com aves domésticas infectadas; eliminá-las ou tratá-las e fazer a desinfecção local. IV. Investigação dos contatos: identificar a procedência das aves infectadas. O corpo do animal acometido deve ser submetido à desinfecção antes de ser eliminado. Observar as pessoas expostas à infecção quanto ao desenvolvimento de febre ou outros sintomas. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q1216651 Veterinária
De acordo com o novo RIISPOA (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), “são produtos em que o leite, os produtos lácteos ou os constituintes do leite representam mais que 50% do produto final massa/massa, tal como se consome, sempre que os ingredientes não derivados do leite não estejam destinados a substituir total ou parcialmente qualquer dos constituintes do leite”. As informações se referem a:
Alternativas
Q1216652 Veterinária
A Portaria do Ministério da Saúde nº 518, de 25/03/2004, estabelece que a água produzida e distribuída para consumo humano deve ser controlada. Segundo esta Portaria, “são micro-organismos procarióticos autotróficos, também denominados como cianofíceas (algas azuis), capazes de ocorrer em qualquer manancial superficial especialmente naqueles com elevados níveis de nutrientes (nitrogênio e fósforo), podendo produzir toxinas com efeitos adversos à saúde”. A afirmativa se refere a:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: D
5: A
6: D
7: A
8: A
9: A
10: D
11: B
12: A
13: D
14: B