Questões de Concurso Público Prefeitura de Formiga - MG 2020 para Enfermeiro
Foram encontradas 24 questões
Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo. Acolher é um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde. Colocar em ação o acolhimento, como diretriz operacional, requer uma nova atitude de mudança no fazer em saúde. Em relação ao acolhimento, analise as afirmativas a seguir.
I. Implica em protagonizar os sujeitos envolvidos no processo de produção de saúde; a valorização e a abertura para o encontro entre o profissional de saúde, o usuário e sua rede social.
II. É necessário reorganizar os serviços de saúde a partir da problematização dos processos de trabalho, de modo a possibilitar a intervenção de toda a equipe multiprofissional encarregada da escuta e da resolução do problema do usuário.
III. Elaborar projetos terapêuticos individuais e coletivos com equipes de referência em atenção diária que sejam responsáveis e gestoras desses projetos (horizontalização por linhas de cuidado).
IV. A equipe neste processo pode também garantir acolhimento aos seus profissionais e às dificuldades de seus componentes na acolhida à demanda da população; uma postura de escuta e compromisso em dar respostas às necessidades de saúde trazidas pelo usuário, de maneira que inclua sua cultura, seus saberes e sua capacidade de avaliar riscos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considerando a finalidade da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde, a NOB-SUS/96, analise as afirmativas a seguir.
I. Promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes, resultando na redefinição das responsabilidades dos Estados, do Distrito Federal e da União, avançando na consolidação dos princípios do SUS.
II. Viabilizar a imprescindível cooperação técnica e financeira dos poderes públicos estadual e federal.
III. Buscar a responsabilidade pela gestão de um sistema que atenda, com integralidade, à demanda das pessoas pela assistência à saúde e às exigências sanitárias ambientais.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser fundamentada na distribuição de competências entre a União, os Estados e os Municípios. Sobre a função de gerir a saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. O gestor, ao assumir, poderá encontrar uma ampla e diversificada gama de situações e problemas, de diferentes naturezas, que deverão ser abordados de maneira uniforme, em conformidade com a legislação e os equipamentos disponíveis.
II. Cada região possui sua especificidade contendo equipes, estruturas e recursos financeiros diferentes. As estratégias, para a melhor condução dos sistemas de saúde, deverão se adequar, necessariamente, a essas diferenças regionais, pois não há um padrão único e imutável de gestão.
III. O gestor deverá, em conjunto com o secretário de saúde, fomentar investimentos em relação à Equipe de Saúde privilegiando, em sua composição, as capacidades técnicas e, em sua condução, o trabalho em grupo que potencializa os encaminhamentos e proposições coletivas, bem como o matriciamento das relações e a responsabilização de cada técnico envolvido.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Pela Constituição brasileira, as pessoas vivendo com HIV, assim como todo e qualquer cidadão brasileiro, têm obrigações e direitos garantidos; entre eles estão a dignidade humana e o acesso à saúde pública e, por isso, são amparadas pela lei. Sobre os direitos fundamentais da pessoa portadora do vírus da Aids, analise as afirmativas a seguir.
I. Direito à assistência e ao tratamento, dados sem qualquer restrição, garantindo sua melhor qualidade de vida.
II. Direito à participação em todos os aspectos da vida social. Toda ação que visar a recusar aos portadores do HIV/Aids um emprego, um alojamento, uma assistência ou a privá- -los disso, ou que tenda a restringi-los à participação em atividades coletivas, escolares e militares, deve ser considerada discriminatória e punida por lei.
III. Direito a comunicar apenas às pessoas que deseja o seu estado de saúde e o resultado dos seus testes.
IV. Direito à continuação de sua vida civil, profissional, sexual e afetiva, sendo obrigatório informar a todos os envolvidos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Os acidentes ocasionados por serpentes, escorpiões, aranhas e abelhas constituem um grave problema de saúde pública no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu os acidentes ofídicos na lista das doenças tropicais negligenciadas que acometem, na maioria das vezes, populações pobres que vivem em áreas rurais. No Brasil, as serpentes peçonhentas de interesse em saúde pública pertencem às famílias Viperidae e Elapidae. Sobre os tipos de divisão dos acidentes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Acidentes botrópicos (acidentes com serpentes dos gêneros Bothrops e Bothrocophias – jararaca, jararacuçu, urutu, caiçaca, comboia).
( ) Acidentes laquéticos (acidentes com serpentes do gênero Crotalus – cascavel).
( ) Acidentes elapídicos(acidentes com serpentes dos gêneros Micrurus e Leptomicrurus – coral-
verdadeira).
( ) Acidentes crotálicos(acidentes com serpentes do gênero Lachesis – surucucu-pico-de-jaca)
A sequência está correta em
I. Esta profilaxia é considerada urgência médica. II. Consiste no uso de medicamentos anti-inflamatórios e antirretrovirais para prevenir o risco da infecção pelo HIV. III. Não deve ser indicada nos casos em que o teste rápido para o HIV for positivo. Nestes casos, a pessoa deve ser encaminhada para o início do tratamento do HIV. IV. Para que seja iniciada a profilaxia, o profissional de saúde deve avaliar o tipo de material biológico que a pessoa foi exposta e se é de risco de transmissão do HIV, independentemente do tempo transcorrido entre a exposição e o atendimento.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor e reservatório da febre amarela urbana. ( ) Por se tratar de doença grave, todo caso suspeito da doença deve ser imediatamente notificado. ( ) Os macacos são importantes sentinelas para alerta de circulação da febre amarela porque também transmitem diretamente a doença. ( ) Os macacos são os hospedeiros naturais do vírus da doença e o homem não imunizado entra no ciclo de transmissão da doença acidentalmente.
A sequência está correta em
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por dois anos ou mais, juntamente com o uso de alimentos complementares adequados.
(Disponível em: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/ sys/start.htm?sid=384. Acesso em: 09/12/2019.)
As mulheres que estão amamentando seus filhos e necessitam, por alguma razão, de se ausentarem, podem ser orientadas a fazer a ordenha do leite materno e conservá-lo sob refrigeração para que a criança possa recebê-lo posteriormente. Nesse caso, as mães devem ser orientadas quanto ao armazenamento adequado do leite. O leite materno ordenhado não pasteurizado pode ser estocado na geladeira (com temperatura máxima de 5°C) sendo apropriado para o consumo por até:
O câncer pode ter várias causas; porém, alguns tipos têm a causa bem conhecida. Atualmente, já são vistas várias infecções virais relacionadas a posterior desenvolvimento de neoplasias. São exemplos de vírus causadores de neoplasias, EXCETO:
“Considerando que são quatro os períodos clínicos do parto, o momento que dura após a expulsão fetal até a expulsão da placenta pela vagina corresponde ao _____ período do parto.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior