Questões de Concurso Público Prefeitura de Formiga - MG 2020 para Farmacêutico
Foram encontradas 5 questões
I. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. II. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. III. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. IV. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. V. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. VI. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
São considerados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)
I. “Ela era. Tal que assim se desencantava, num encanto tão terrível; e levantei mão para me benzer – mas com ela tapei foi um soluçar, e enxuguei as lágrimas maiores. Uivei. Diadorim! Diadorim era uma mulher. Diadorim era mulher como o sol não acende a água do rio Urucuia, como eu solucei meu desespero.” II. “O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.”
Os trechos anteriores fazem parte das importantes obras da Literatura Brasileira, respectivamente:
Analisando o gráfico, é possível inferir que:
I. É observado um movimento de queda na participação dos brancos de 2000 para 2010, seja na população geral como nas parcelas que frequentam cursos de graduação e pós-graduação. II. Os brancos representavam 53,7% da população brasileira no ano 2000 e passam para 47,5% em 2010. Já os negros que representavam 44,7% da população no ano 2000, sendo 6,2% pretos e 38,5% pardos, em 2010, têm sua participação aumentada para 50,9%, sendo 7,5% pretos e 43,4% pardos. III. Em relação à participação de negros e brancos no contingente de graduandos do Ensino Superior, é notável o movimento ascendente dos negros. No ano 2000, eles representavam 19,5% dos graduandos do país, enquanto em 2010 passam a representar 35,0% da população nessa condição de escolaridade. Por outro lado, os brancos se conservam em um patamar bastante superior ao dos negros quanto ao quesito frequência a curso superior, mas a sua participação tem uma redução, passando de 78,5% para 63,0%. IV. Em relação ao contingente de brasileiros pós-graduandos, é perceptível também a involução dos negros no período de 2000 a 2010. A porcentagem de negros nesse contingente passa de 24,9% para 13,3%. Como na comparação anterior, os brancos, embora exibam uma participação na população de pós-graduandos bastante superior à dos negros, apresentaram queda no período de 84,3% para 73,2% no período.
Estão corretas apenas as afirmativas