Questões de Concurso Público Prefeitura de Colômbia - SP 2021 para Nutricionista
Foram encontradas 4 questões
Brumadinho vive dia de luto e homenagens um ano após rompimento de barragem da Vale
As 270 vítimas foram lembradas com caminhada, cruzes, faixas, balões e um minuto de silêncio. Um ano do rompimento da barragem, Brumadinho tem dia de homenagem às vítimas da tragédia. Brumadinho vive um dia de luto e de homenagens às vítimas da tragédia da Vale neste sábado (25/01/2020). Há um ano, às 12h28min, a barragem B1 se rompeu na mina do Córrego do Feijão, deixando 270 vítimas entre mortos e desaparecidos. (Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minasgerais/noticia/2020/01/25/brumadinho-vive-dia-de-luto-ehomenagens-um-ano-apos-rompimento-de-barragem-da-vale.ghtml.)
Texto II
O Desastre de Mariana ocorreu em 5 de novembro de 2015 e foi uma grande tragédia ambiental da história do Brasil. O acidente foi provocado pelo rompimento da Barragem do Fundão, usada para guardar os rejeitos de minério de ferro explorados pela empresa Samarco. O evento causou a destruição do meio ambiente, contaminação do rio, do solo e um saldo de 19 mortos. (Disponível em: https://www.todamateria.com.br/desastre-demariana/.)
No desastre ambiental de Mariana, a bacia hidrográfica mais atingida foi a do Rio Doce. Já no caso de Brumadinho, o mais atingido foi o Rio:
Raoni e 45 povos indígenas lançam manifesto pela vida
Enquanto não há ainda a previsão de um sucessor, o cacique Raoni viaja para repetir a mesma mensagem em inúmeras entrevistas e discursos. “Enquanto o indígena tiver ameaçado, eu vou pedir a paz”, diz Raoni. Por quatro dias, a aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto Jarina (MT), tornou-se o centro do mundo para 45 povos indígenas. Cerca de 600 lideranças indígenas protagonizaram um evento inédito em todo o país, o Encontro dos Povos Mebengokrê. No final do encontro, após quatro dias e muitos debates, os povos indígenas deram um exemplo a todo Brasil durante a construção do documento “Manifesto do Piaraçu das lideranças indígenas e caciques do Brasil”.
(Disponível em: https://jornalggn.com.br/questao-indigena/raoni-e-45- povos-indigenas-lancam-manifesto-pela-vida/.)
Em 2019, o Cacique Raoni foi indicado ao Prêmio Nobel da
Paz. Embora não tenha sido escolhido, seu nome permanece
com a indicação para 2020. Este cacique, famoso por sua
militância em prol dos direitos indígenas, é:
A informação foi confirmada, primeiro pela editora brasileira Companhia das Letras, que edita a obra do escritor, e, posteriormente, pelo Ministério português da Cultura. Em outubro, o Ministério da Cultura disse que o processo para marcação da data se encontrava “em curso”, confirmando que “a cerimônia de entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque” se realizaria em Portugal, “conforme ditam as regras, na data que for conveniente a quem entrega e a quem recebe o Prêmio”. (Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/cultura/portugalconfirma-entrega-do-premio-camoes-a-chico-buarque-em-2020/.)
Outros autores brasileiros também já foram agraciados com esta premiação de repercussão internacional, dentre os quais podemos destacar:
Mais de mil casos de infecção já foram confirmados no mundo; OMS não declarou emergência internacional. O número de mortos na China pelo coronavírus passou para 42 neste sábado (25/01/2020), quando a mídia estatal anunciou uma nova morte em Huangshi, na província de Hubei, a cerca de 100 quilômetros de Wuhan, o epicentro do vírus. Ao todo, são mais de mil casos confirmados de pessoas infectadas. Somente três mortes ocorreram fora de Wuhan. (Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/ 2020/01/numero-de-mortos-por-coronavirus-na-china-sobe-para-9-etemor-de-pandemia-aumenta.shtml?origin=folha#.)
Tendo em vista o episódio atual do coronavírus e sua repercussão, analise as afirmativas a seguir. I. O aumento da mobilidade de pessoas aumenta objetivamente o risco de propagação da epidemia e a dificuldade de prevenção e controle. II. Os sintomas do vírus, que pode causar pneumonia, incluem febre, tosse e dificuldade em respirar. III. Não se tem notícia de uma epidemia anterior, dessa proporção, na China, ou mesmo em algum país circunvizinho. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)