Questões de Concurso Público Prefeitura de Caeté - MG 2022 para Fiscal Sanitário
Foram encontradas 9 questões
( ) Todos os alimentos podem apresentar, desde a origem, contaminação pelos mais diversos tipos de micro-organismos, os quais fazem parte de suas floras habituais. Para manter o processo de multiplicação, também referido como crescimento, esses micro-organismos necessitam de condições favoráveis, representadas por múltiplos fatores.
( ) A maioria dos alimentos apresentam pH alcalino. As frutas possuem o pH mais ácido, que impede o desenvolvimento bacteriano, sendo as leveduras e os bolores os agentes de deterioração mais importantes.
( ) Um dos procedimentos mais antigos para conservação dos alimentos é a secagem ou dissecação. A carne seca, por exemplo, possui menor atividade aquosa do que a carne fresca, logo, menor risco de deterioração.
( ) Como alimentos mais frequentemente relacionados a surtos de toxinfecções alimentares destacam-se as carnes bovinas e de frango, responsáveis pela veiculação principalmente de enterobactérias, estafilococos e clostrídios. A maionese também se destaca como a principal veiculadora de salmonelas.
A sequência está correta em
( ) Pode-se considerar a higienização eficiente como sendo o resultado da inter-relação entre as energias química, mecânica e térmica, além do tempo de duração do procedimento. De modo geral, a limpeza e a desinfecção estão baseadas em quatro operações, na seguinte sequência: pré- -lavagem → limpeza com detergentes → desinfecção → enxágue.
( ) A pré-lavagem visa à redução da quantidade de resíduos presentes nas superfícies dos equipamentos e utensílios, usando apenas água. Em certos casos, quando não é possível o uso da água para este fim, pode-se realizar a redução de resíduos mais grosseiros com uma simples raspagem (ação mecânica) da superfície.
( ) A etapa da desinfecção visa à eliminação de micro-organismos patogênicos e redução de alteradores, até níveis considerados seguros, nas superfícies de equipamentos e utensílios. Um equipamento que não tenha sido adequadamente limpo não poderá ser desinfetado com eficiência, pois resíduos remanescentes protegerão os micro-organismos da ação do agente desinfetante.
A sequência está correta em
I. Matérias-primas de origem clandestina, como leite não pasteurizado e carnes não inspecionadas, são responsáveis pela veiculação das mais variadas espécies de micro-organismos, muitos deles patogênicos para o homem.
II. A contaminação de alimentos secos pode ocorrer durante o processo de reconstituição, pela água dos recipientes e utensílios contaminados e pelos próprios manipuladores.
III. Quando os alimentos descongelados permanecem à temperatura ambiente, durante várias horas, ou em refrigerador por vários dias, podem multiplicar bactérias psicrófilas e mesófilas patogênicas.
Está correto o que se afirma em
I. As áreas de produção devem ser bem ventiladas, especialmente as dos locais com equipamentos que produzam excessivo calor ou vapor no ambiente. As janelas e outras aberturas devem conter telas milimétricas, que devem ser removíveis para facilitar a limpeza periódica.
II. É preferível que a localização da unidade seja no pavimento térreo, apresente construção horizontal, assim como em bloco isolado de outras construções. A configuração geométrica mais indicada é a quadrada.
III. A iluminação mais recomendada é a natural sendo a artificial utilizada como complemento. Para aumentar a iluminação natural, um artifício é o uso de claraboias no teto.
Está correto o que se afirma em
I. Micro-organismos presentes em alimentos crus podem se disseminar para outros produtos durante a fase de preparação. A contaminação ocorre preferencialmente pelas mãos dos manipuladores e dos utensílios de cozinha. Tábuas para corte, facas, cortadores, moedores, recipientes e panos de limpeza constituem veículos comuns para a transmissão de agentes de toxinfecções alimentares.
II. Para comercialização, muitos alimentos cozidos são mantidos quentes em mesas com vapor, banho-maria, dentre outros, até o momento de serem vendidos ou servidos. Entretanto, quando o equipamento de aquecimento é malconservado ou utilizado de modo inadequado, o intervalo de tempo entre o preparo e o consumo favorece a incubação de eventuais agentes microbianos patogênicos, possibilitando sua multiplicação ou produção de toxinas.
III. O reaquecimento inadequado de alimentos servidos um ou mais dias após a preparação ou daqueles que restam da refeição anterior é pouco identificado como veículo de toxinfecções, pois o alimento já sofreu a cocção inicial, eliminando todas as formas vegetativas das bactérias.
Está correto o que se afirma em