Questões de Concurso Público SEED-PR 2022 para Área de Conhecimento: Professor para Séries Iniciais
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Paraná, Rio & Poesia
(Tonico & Tinoco.)
Rola espuma rio grande, caindo na cachoeira
Rolando terra vermeia, trazendo da cabeceira
Paraná correndo sempre, esse rio não tem fronteira
Não tenho muié nem fio, não conheço outro lugá
Na canoa eu desafio, jogo a rede pra pescá
Pois eu moro na barranca do grande Rio Paraná
Só tenho minha canoa, um ranchinho pra morá
Coração cheio de mágoa, uma viola pra ponteá
Eu canto junto co`as água do grande Rio Paraná
Este rio é poesia, desde a hora que eu levanto
Deste rio eu tiro peixe, deste rio eu tiro canto
Rio grande, não me deixe, é a água do meu pranto!
(Disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/tonico-etinoco/parana-rio-e-poesia/. Acesso em: 19/06/2022.)
Tonico e Tinoco cantaram as águas paranaenses que fazem parte de uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, classificadas pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). As águas desses rios abastecem milhões de habitantes, além de serem utilizadas nas atividades industriais e agrícolas, sendo o grande destaque desses corpos d’água a produção de eletricidade, por meio da instalação de usinas hidrelétricas. São rios que fazem parte da bacia hidrográfica do Paraná:
I. Seu território, tradicionalmente, ocupado pelo povo Xokleng estendia-se de São Paulo ao Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, habitam a terra indígena de Ibirama. Esta é compartilhada com os Guarani e Kaingang e os casamentos interétnicossão frequentes. No Paraná, dividem a terra indígena de Apucaraninha com os Kaingang, aproximadamente 30 Xokleng. É provável que a presença dos Xokleng (vindos de Santa Catarina) esteja diretamente ligada aos laços de parentesco construído com os Kaingang. II. Estão presentes em seus discursos cosmológicos, desde o século XVI, referências à Terra Sem Mal que é um lugar indestrutível, morada dos ancestrais, dos deuses, da abundância, das danças, acessível aos vivos onde é possível ascender sem a necessidade de morte. A Terra Sem Mal é, efetivamente, a preocupação dos xamãs guarani. O xamanismo ocupa um espaço central na cosmologia e na construção da sociabilidade. III. Representada por uma população de cerca de 25 mil pessoas distribuídos em 32 terras indígenas, pelos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Estado do Paraná, contabilizam, aproximadamente, 9.120 pessoas, distribuídas em 13 terras indígenas. IV. Sua cosmologia e a organização social são marcadas por um sistema de metades denominadas Kamé e Kairu, que classificam os parentes, os não-parentes, os humanos, as plantas, os animais e os espíritos. Na mitologia são os irmãos gêmeos, responsáveis pela criação dos seres da natureza e dos homens, que definiram as regras sociais e as condutas morais que os Kaingang devem seguir. V. Pertencem ao tronco linguístico Tupi-Guarani. Foram contactados no século XIX; contudo, é a partir da década de 1940 que se intensificam as notícias sobre esse grupo. Habitavam tradicionalmente o noroeste paranaense, as margens do rio Ivaí, região conhecida como Serra de Dourados. VI. Atualmente, somam, aproximadamente, 34 mil pessoas no Brasil e estão distribuídos pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Estão presentes, ainda, em países como o Paraguay, Argentina, Bolívia e Uruguai. No Paraná, são 4.000 pessoas aproximadamente.
Assinale a associação correta.