Questões de Concurso Público FEPAM - RS 2023 para Engenheiro de Minas

Foram encontradas 16 questões

Q2123572 Engenharia Civil
São considerados aspectos que melhor favorecem a infiltração da água e a recarga de aquíferos: 
Alternativas
Q2123573 Engenharia Civil
Assinale a alternativa cujos conceitos sobre água subterrânea e hidrogeologia estão corretos.
Alternativas
Q2123574 Engenharia Civil
Das alternativas relacionadas, assinale aquela cujos indícios melhor indicam áreas susceptíveis à de movimento de massa.
Alternativas
Q2123575 Engenharia Civil
Na avaliação da estabilidade de taludes, é importante reconhecer os processos de dinâmica superficial, tais como erosão, expansão do terreno e movimentos de massa. Sobre tais processos, analise as afirmativas a seguir.
I.
A expansão de terrenos ocorre em rochas e solos que apresentam acréscimo de volume devido ao aumento da umidade (no caso da expansão de argilas) ou por desconfinamento (associado a processos de soerguimento do maciço ou através de cortes feitos nas encostas, por exemplo). II. A erosão laminar está associada a fenômenos de enxurradas barrentas, enquanto que a erosão linear forma sulcos, ravinas e voçorocas. III. Nos maciços terrosos, a propensão ao movimento de massa está relacionada ao seu grau de alteração e suas anisotropias existentes, além de fatores extrínsecos. IV. Apesar de a vegetação favorecer a infiltração da água, em algumas situações ela favorece o movimento de massa através de fenômenos denominados efeito alavanca e efeito cunha.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2123576 Engenharia Civil
Segundo o livro Geologia de Engenharia, “as investigações de subsuperfície para análise de estabilidade de taludes visam à caracterização qualitativa e quantitativa das unidades geológico-geotécnicas identificadas na superfície propensa à instabilidade”. Considerando o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2123577 Engenharia Civil
O conjunto de procedimentos que visa determinar os atributos geotécnicos de rochas e maciços rochosos denomina-se caracterização geológico-geotécnica ou geológico-geomecânica do maciço rochoso. Considerando os aspectos relacionados à caracterização geológico-geotécnica ou geológico-geomecânica, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2123578 Engenharia Civil
A respeito da classificação geomecânica de maciços rochosos, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2123579 Engenharia Civil
Sobre as barragens de rejeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O termo aterro hidráulico é designado para rejeitos de barragem que sofreram processos de modificação, como: ciclonagem e deslamagem. II. Nas barragens utilizando método de montante, o rejeito possui baixa densidade para que ocorra a segregação. Já nos métodos de jusante e da linha de centro, pode ser utilizado qualquer tipo de rejeito. III. Comparando os métodos de barragem de rejeito mais comuns, a resistência a abalos sísmicos é maior no método da linha de centro comparado ao método de jusante. IV. Dentre os problemas mais comuns nas barragens de rejeito construídas pelo método de montante estão: susceptibilidade a liquefação e piping, maior probabilidade a instabilidade, além da baixa segurança em relação a abalos sísmicos. V. Nas barragens de rejeito, o método da linha de centro equivale a um método intermediário entre os tipos de montante e de jusante. Entretanto, as barragens construídas por este método mostram comportamento estrutural mais similar a barragens de jusante. VI. Nas barragens de rejeito ciclonado, a parcela grossa do rejeito oriundo da mineração (underflow) é depositada sobre o talude jusante, responsável pela estabilidade da barragem, enquanto que a fração denominada overflow é destinada a um reservatório.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2123580 Engenharia Civil
São considerados métodos utilizados nos estudos de pesquisa mineral, EXCETO: 
Alternativas
Q2123581 Engenharia Civil
Sobre os métodos de lavra a céu aberto, analise os conceitos a seguir.
I.
Utilizado principalmente em jazidas de carvão mineral e xisto betuminoso. A extração do minério envolve escavações longitudinais e paralelas, formando trincheiras. O estéril é removido por equipamentos de grande porte, como draglines e shovels. II. Também denominada quarry mining, envolve a produção de granulados e é empregada para um grupo específico e restrito de minérios. III. Utilizado em corpos mineralizados de qualquer ângulo de mergulho. A extração do minério envolve inicialmente a aplicação da técnica de decapeamento e se dá sempre no sentido descendente. IV. Dentre os principais problemas ambientais relacionados a este método estão: assoreamento dos rios e demais corpos d’água, alteração do nível freático e da qualidade da água dos aquíferos, além da poluição visual e paisagística. V. Apesar de gerar baixo impacto visual, os problemas relacionados à disposição do estéril e dos rejeitos se enquadram entre os maiores problemas ambientais relacionados a este método. VI. Exibe maior produtividade e maior taxa de recuperação do minério em relação aos demais métodos a seco. VII. Método aplicado especialmente para corpos mineralizados de baixa dimensão e pequena inclinação associado a rochas de baixa coesão, no qual o desmonte pode ser feito pelo uso contínuo de água, por trincheiras e por cortes de bancos.
A associação está correta em 
Alternativas
Q2123582 Engenharia Civil
É possível inferir que a Norma ABNT NBR 13030 estabelece 
Alternativas
Q2123583 Engenharia Civil
Assinale a alternativa cujo conceito relacionado à lavra subterrânea está correto.
Alternativas
Q2123584 Engenharia Civil
Sobre os aspectos gerais relacionados à lavra subterrânea, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2123585 Engenharia Civil
São considerados exemplos de obras aplicadas à estabilidade de taludes, EXCETO: 
Alternativas
Q2123590 Engenharia Civil
Assinale a alternativa cuja classificação do método de explotação de lavras subterrâneas está INCORRETA. 
Alternativas
Q2123591 Engenharia Civil
Sobre desmonte de rochas, analise as afirmativas a seguir.
I.
A capacidade específica de amortização mede na rocha sua capacidade de atenuar a onda de tensão gerada pela detonação do explosivo. Rochas com maior porosidade e permeabilidade e rochas fortemente fraturadas possuem maior capacidade específica. II. A qualidade do desmonte de rocha é fortemente influenciada pelos aspectos intrínsecos do depósito mineral, tais como: presença de descontinuidades e contatos litológicos; além das características geomecânicas das rochas, tais como porosidade, densidade e resistência a tração e a compressão. III. Dentre os critérios de classificação dos explosivos estão: aplicação, desempenho, composição, consistência, velocidade de detonação, expansão gasosa, toxidade e resistência à água. Quanto ao desempenho, por exemplo, os explosivos são classificados como: iniciadores; deflagrantes; e, detonantes. IV. Na escolha do plano de fogo, é necessário analisar: as variáveis geométricas do furo, da carga de coluna, da carga de fundo, do tampão, da frente a ser desmontada, além da malha de perfuração; as variáveis físicas e químicas dos explosivos e do tampão; e, as variáveis do tempo da sequência de detonação dos furos e do retardo. V. O método de desmonte secundário “João de Barro” utiliza de explosivos plásticos, tais como lamas e emulsões, colocados no centro do bloco, que é coberto por barro ou argila.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: A
5: D
6: B
7: E
8: E
9: B
10: E
11: E
12: C
13: C
14: C
15: B
16: A