Questões de Concurso Público IF-PA 2023 para Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 30 questões

Q2163950 Enfermagem
A hanseníase, uma das patologias conhecidas mais antigas da humanidade, é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, também conhecida como bacilo de Hansen. Sobre tal doença, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2163951 Enfermagem
Considerando que a vigilância epidemiológica envolve coleta, processamento, análise e interpretação dos dados referentes aos casos de hanseníase e seus contatos, a partir do diagnóstico de um caso da doença deve ser feita, de imediato, a sua investigação epidemiológica, tornando a vigilância dos contatos muito importante. O Ministério da Saúde considera como contatos “toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido, conviva ou tenha convivido, com o doente de hanseníase, no âmbito domiciliar, nos últimos ____________ anteriores ao diagnóstico da doença, podendo ser familiar ou não”. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2163952 Enfermagem
Considerando que no Brasil, o câncer de colo do útero configura a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer, analise as afirmativas a seguir.
I. O câncer do colo do útero é causado por certos tipos de Papilomavírus Humano (HPV). II. A doença é de evolução rápida e com facilidade de detecção das alterações no colo do útero. III. A única medida de prevenção da doença é o rastreamento através do exame citopatológico conhecido como Papanicolau. IV. O fator de risco mais importante para o desenvolvimento deste câncer é a idade da mulher, sendo mais prevalente após os 50 anos.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2163953 Enfermagem
As síndromes hipertensivas na gestação constituem algumas das principais causas de mortalidade materna e perinatal em todo o mundo e a pré-eclâmpsia a principal causa de prematuridade eletiva no Brasil. Sabendo que a gravidez pode induzir hipertensão arterial em mulher previamente normotensa ou agravar uma hipertensão preexistente, a pré-eclâmpsia é definida como a pressão arterial sistólica ≥ 140 mmHg ou pressão arterial diastólica ≥ 90 mmHg, ou ambas, na gestante
Alternativas
Q2163954 Enfermagem
Alguns fatores de risco são alvos de intervenção para o controle da hipertensão arterial, dentre eles está o consumo de bebidas alcóolicas. De acordo com as atuais recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, para os indivíduos que consomem bebidas alcoólicas e para que tenham redução na pressão arterial, a ingestão diária de álcool não deve ultrapassar
Alternativas
Q2163955 Enfermagem
O Ministério da Saúde recomenda que a primeira consulta do recém-nascido constitui um momento propício para estimular e auxiliar a família nas dificuldades do aleitamento materno exclusivo, para orientar e realizar imunizações, para verificar a realização da triagem neonatal (Teste do Pezinho) e para estabelecer ou reforçar a rede de apoio à família; e, ainda garante que todo bebê que nasce no Brasil tem direito a realizar gratuitamente quatro exames muito importantes para a sua saúde. São os chamados exames da triagem neonatal. Sendo o Teste do Pezinho um desses exames, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2163956 Enfermagem
Os episódios de diarreia aguda tendem a aumentar no verão, principalmente em crianças, uma vez que o calor aumenta o risco de contaminação dos alimentos. As doenças diarreicas agudas são caracterizadas por, EXCETO:
Alternativas
Q2163957 Enfermagem
A giardíase é uma infecção causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia, cuja forma de infecção se dá pelo contado direto ou indireto com as fezes de pessoas infectadas; pode ocorrer tanto em adultos quanto em crianças, podendo, na maior parte das vezes, apresentar-se de forma assintomática; quando apresenta sintomas, eles geralmente são diarreia e dor na região abdominal. Esta doença infecciosa acomete, principalmente, o 
Alternativas
Q2163958 Enfermagem
Em algumas situações é necessário fazer a medida da pressão arterial nos membros inferiores. Quando o manguito é posicionado na panturrilha do paciente, este deve ser posicionado em: 
Alternativas
Q2163959 Enfermagem
Sobre a amigdalite, a inflamação do tecido linfoide localizado na cavidade faríngea, as amígdalas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A infecção bacteriana é a causa mais comum da amigdalite em lactentes, crianças pequenas e pré-escolares.
( ) Quando é de origem virótica não há necessidade de tratamento específico, e a criança melhorará em torno de 3 a 5 dias.
( ) A maioria das infecções de garganta é contagiosa, disseminadas por via aérea ou através das mãos de pessoas infectadas.
( ) Um dos sinais e sintomas mais comuns que pode ser percebido é a presença de linfonodos no pescoço aumentados e doloridos à palpação.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2163960 Enfermagem
O agente etiológico da ascaridíase é o Ascaris lumbricoides; sobre esta doença parasitária é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2163961 Enfermagem
Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a forma de proteção mais econômica e eficaz contra a mortalidade infantil, protegendo as crianças de diarreias, infecções respiratórias e alergias, entre outras doenças.
(Disponível em: http://www.cofen.gov.br/campanha-nacional-buscaestimular-aleitamento-materno_101229.html. Acesso em: 27/02/2023.)
Sobre este tema de extrema relevância na saúde mãe/bebê, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2163962 Enfermagem
É recomendado que o processo de desmame no aleitamento materno seja orientado, e a mãe participa ativamente no processo, sugerindo passos quando a criança estiver pronta para aceitá-los e impondo limites adequados à idade. Entendendo que se trata de um processo gradual, são orientações corretas que o profissional de saúde repassa à mãe, EXCETO:
Alternativas
Q2163963 Enfermagem
O Diabetes mellitustipo 2 afeta a qualidade e o estilo de vida dos seus portadores. Estudos sugerem que os acometidos pela doença podem ter uma redução de quinze ou mais anos de vida, com a grande maioria morrendo em decorrência das complicações cardiovasculares. Diante desta realidade, há a necessidade de maior atenção no tocante às estratégias de prevenção, sobretudo para as populações de maior risco de desenvolvimento da doença. Para os portadores, mudanças comportamentais e tratamento farmacológico, quando necessário, são importantes fatores que contribuem para a melhoria da qualidade de vida desta população. Diante deste contexto, os fatores de risco modificáveis devem ser alvo de intervenção. São considerados fatores de risco modificáveis para o Diabetes mellitus tipo 2, EXCETO: 
Alternativas
Q2163964 Enfermagem
A hiperglicemia durante a gestação constitui um relevante problema por elevar o risco de piores desfechos perinatais e de malformações congênitas; sobre este assunto é correto afirmar que, EXCETO: 
Alternativas
Q2163965 Enfermagem
Ao utilizar o soro fisiológico para irrigação durante a realização de curativos em feridas abertas, ele deve estar preferencialmente: 
Alternativas
Q2163966 Enfermagem
“Durante a realização da medida da pressão arterial, após iniciar a deflação lenta do manguito, cerca de 2 mmHg por segundo, é possível então definir a pressão arterial mediante a ausculta dos sons de Korotkoff. A pressão sistólica corresponde à ausculta do primeiro som B1, que condiz com a fase _______ de Korotkoff.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2163967 Enfermagem
O curativo com filme transparente é uma cobertura para ferimentos, estéril, composta por um filme de poliuretano, elástico, semipermeável, aderente a superfícies secas, associado a um adesivo hipoalergênico. Dentre as indicações e características deste tipo de curativo é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q2163968 Enfermagem
As feridas podem ser classificadas pela forma como se fecham. Quanto ao tipo de cicatrização, quando as bordas não podem ser aproximadas, como nas úlceras, a ferida é classificada de:
Alternativas
Q2163969 Enfermagem
Foram prescritos 45 mg de determinado medicamento por via oral de 12/12 h. Porém, o técnico em enfermagem verifica que há o medicamento disponível apenas em frasco de 120 ml e na bula há a especificação de que há 150 mg/10 ml. Quantos ml da solução oral devem ser administrados? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: B
5: A
6: B
7: B
8: D
9: A
10: D
11: D
12: C
13: B
14: D
15: A
16: C
17: A
18: A
19: B
20: B