Questões de Concurso Público MPE-BA 2023 para Analista Técnico – Engenharia Civil
Foram encontradas 28 questões
“Considerando que a construção do aterro produz tensões induzidas no material, a parcela geostática da tensão efetiva se refere a _________ kPa e a poropressão no final da camada de argila é_______ kPa.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
( ) A medição direta se caracteriza para realização das operações de maneira direta no campo, utilizando equipamentos como teodolito e trenas.
( ) A medição indireta é aquela onde é necessário realizar operações matemáticas com auxílio da trigonometria para obter as distâncias horizontal e inclinadas do levantamento.
( ) A medição eletrônica consiste na realização de operações direta; porém, com auxílio de equipamentos automatizados e não manuais.
( ) A medição direta, indireta ou eletrônica nada tem a ver com o equipamento utilizado. Esses conceitos estão relacionados ao método escolhido pelo topográfico para realizar o procedimento.
A sequência está correta em
Se para a referida obra a licitação prevê um dispêndio de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), considerando o cronograma físico-financeiro proposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Sobre o dimensionamento desse elemento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O dimensionamento estrutural desse tipo de elemento deve ser realizado utilizando o valor de σcd, que é obtido pelo valor de fck multiplicado pelo coeficiente ac relacionado ao efeito Rusch.
( ) No dimensionamento, a flexo-tração deve-se definir o domínio de trabalho dos elementos estruturais. Uma forma de realizar essa análise é comparando o valor de μ com μo. Nesse problema, verifica-se que o μ < μo, logo o domínio de trabalho do elemento é o 1.
( ) A análise da armadura mínima deve ser feita com taxas de armadura, através da comparação da área de concreto e da área de aço. No caso de flexo-tração, a análise é a mesma independente do domínio de trabalho e da classe do concreto, e está relacionado ao valor do fck.
( ) Nesse problema, especificamente, verifica-se que não é necessário a utilização de armadura dupla, sendo necessário o dimensionamento apenas de armadura simples. Essa conclusão é obtida comparando-se o valor de μsd com o μlim, depois que foi comprovado que o elemento trabalha do domínio 2/3.
( ) O dimensionamento final do elemento estudado conduz as armaduras As = 8,60 cm² e As’= 2,90 cm², aproximadamente.
A sequência está correta em
( ) A barra 1 está sendo comprimida.
( ) A barra 2 está sendo comprimida.
( ) A reação em ambos os apoios é de 2.500 N.
( ) A barra 3 está sendo tracionada.
( ) A barra 4 está sendo tracionada.
( ) A barra 5 está sendo tracionada.
A sequência está correta em
I. Blocos de concreto celular autoclavado: são produzidos a partir de uma mistura de cimento, cal areia, água e agentes expansores (pó de alumínio).
II. Blocos de concreto de alto-forno: são constituídos por uma mistura homogênea de quartzo, cimento PortlandCPIII, água e solo retirado do local da obra, sendo muito útil em obras de pequeno e médio porte, com arquitetura simples.
III. Blocos sílico-calcários: são blocos prismáticos fabricados com cal e agregados finos de quartzo moldados por pressão e compactação, sendo endurecidos sob ação de calor e pressão de vapor.
IV. Blocos de solo-cimento: são formados de argila misturada com cimento e água, compactados e secos na temperatura ambiente, de preferência no sol.
Está correto o que se afirma em
(Considere o peso específico do solo arenoso de 19 kN/m3; o ângulo de atrito de 36,87° (Sem 36,87° = 0,60); e, o coeficiente do empuxo ativo (ka = 0,25.)
Sobre a estrutura, assinale a alternativa correta.
I. Os estudos hidrológicos e hidráulicos devem descrever as características climáticas e hidrológicas da bacia de contribuição para a barragem, além de definir os parâmetros necessários ao dimensionamento do sistema extravasor da barragem, do sistema de bombeamento (quando aplicável) e do sistema de desvio do curso d’água.
II. As estações de referências utilizadas para as análises estatísticas com a determinação dos quantis de chuvas devem ser explicitadas no que se refere à sua representatividade espacial dos processos hidrológicos existentes na bacia de contribuição da barragem. Deve-se utilizar prioritariamente estações de referência com pelo menos trinta anos de dados consistidos.
III. Recomenda-se observar os seguintes critérios gerais em projeto do sistema de drenagem superficial de barragem: 1) dispositivos e pequenas vazões, como canaletas de berma e descidas d’água: considerar vazões calculadas para períodos mínimos de recorrência de cem anos; e, 2) dispositivos de grandes vazões, como canais de coleta e condução d’água: considerar vazões calculadas para períodos mínimos de recorrência de quinhentos anos.
IV. O projeto da barragem pode ser desenvolvido em níveis conceitual, básico e executivo. O nível básico é a etapa do projeto em que a barragem é concebida como estrutura para disposição de rejeitos e outras funções subsidiárias, ainda não contemplando os seus dimensionamentos. Nesta etapa, são apresentados o estudode alternativas locacionais e tecnológicas, os critérios de projeto, as premissas e restrições, a curva cota-volume e também o tipo de barragem selecionada.
Está correto o que se afirma apenas em