Questões de Concurso Público MPE-BA 2023 para Assistente Técnico-Administrativo

Foram encontradas 4 questões

Q2102377 Administração Pública
Considerando que o controle é um conceito que pode ser aplicado a diferentes níveis organizacionais. Analise as afirmativas a seguir.
I. O controle estratégico procura monitorar o desempenho da organização como um todo, bem como acompanhar as tendências do ambiente externo, fazendo os ajustes necessários na estratégia da organização para que ela alcance sua missão e visão corporativa.
II. Por meio do controle estratégico, a empresa busca avaliar o desempenho global da organização medido por indicadores como eficiência, produtividade, rentabilidade, competitividade, inovação satisfação dos clientes, acionistas, imagem etc.
III. O controle tático busca acompanhar as tendências ambientais e analisar a adequação da missão, da visão e de estratégias e objetivos ao ambiente organizacional.
IV. O controle operacional utiliza mecanismos de controle ainda mais específicos, focalizando atividades operacionais na maioria das vezes, de produção ou de acompanhamento.
V. Os mecanismos de controle de nível tático possibilitam que os gerentes tomem decisões específicas, visando resolver problemas em suas áreas de atuação.
VI. Cronogramas, diagramas do tipo Pert, planilhas e orçamentos são tipos de instrumento utilizados no controle tático.
Está correto o que afirma apenas em 
Alternativas
Q2102378 Administração Pública
A necessidade de projeções de demanda é comum no processo de planejamento e controle. Quando a incerteza da variável é tão alta que as técnicas mais comuns de previsão e suas utilizações no planejamento da cadeia de suprimentos levam a resultados insatisfatórios, surge a necessidade de outras modalidades de previsões. Considerando que a previsão colaborativa é uma abordagem contemporânea da previsão de demanda, analise as afirmativas a seguir.
I. É desnecessário ter alguém liderando o processo e providenciando a indispensável comunicação e o cronograma das reuniões do grupo.
II. Os tipos de informação necessários à previsão e ao processo de sua coleta devem ser logo identificados, inclusive o momento, as quantidades e as pessoas responsáveis.
III. Métodos para o processamento da informação de múltiplas fontes, tipos e formatos devem ser criados, bem como os pesos a serem usados para combinar e equilibrar previsões dos múltiplos participantes.
IV. Há a necessidade de métodos para traduzir a previsão final na forma necessária para cada participante, tais como vendas, embarques e SKUs (unidades de manutenção de estoques) no total e por conta de cliente, território de serviço etc. 
V. Deve estar sempre à disposição um processo para revisar e atualizar a previsão com base em tempo real.
VI. É preciso estabelecer métricas para avaliar a previsão e determinar se a previsão colaborativa é realmente um aperfeiçoamento com relação aos métodos tradicionais.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2102381 Administração Pública
A necessidade de orçar é tão antiga quanto a humanidade. Os homens das cavernas precisavam prever a necessidade de comida para os longos invernos; com isso, desenvolveram práticas arcaicas de orçamento. No Brasil, o orçamento passou a ser foco de estudos a partir de 1940, mas nem mesmo na década seguinte ele foi muito utilizado pelas empresas. Relacione adequadamente os tipos de orçamento aos respectivos conceitos.
1. Orçamento empresarial. 2. Orçamento contínuo. 3. Orçamento base-zero. 4. Orçamento flexível. 5. Orçamento por atividades. 6. Orçamento perpétuo.
( ) Projeção dos recursos da estaca zero com justificativa para todos os novos gastos. ( ) Projeção dos recursos baseada nos objetivos e no controle por meio do acompanhamento dos dados contábeis. ( ) Projeção dos recursos fundamentada nas relações de causa e efeito entre os processos correntes. ( ) Renovação do período concluído e acréscimo do mesmo período no futuro. ( ) Projeção dos recursos nas atividades por meio de direcionadores. ( ) Projeção dos recursos para vários níveis de atividade.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2102383 Administração Pública
Sobre estruturas organizacionais, suas naturezas, finalidades e critérios de departamentalização, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Ministério Público Estadual é uma organização e, como tal, deve ser entendido como um conjunto de pessoas e atividades integradas para alcançar um objetivo e/ou propósito específico. Para funcionar, ele precisa de um aparato vertical – a hierarquia – e de um aparato horizontal – as divisões ou departamentos.
( ) Para incrementar criatividade e inovação em busca da redução de seus ciclos operacionais e melhoria da qualidade no atendimento ao cidadão, o Ministério Público Estadual, assim como qualquer outra instituição pública, pode modificar, legalmente, sua estrutura, utilizando-se de redes internas de equipes.
( ) O gestor público precisa saber implementar mudanças e promover cooperação entre os servidores e demais colaboradores para flexibilizar e agilizar sua organização, gerar produtos e/ou serviços inovadores e garantir o desempenho futuro.
( ) Ao se defrontar com ambientes externos, as organizações vão se segmentando em unidades. Cada um desses segmentos trabalha com um segmento do universo exterior à organização. Essa divisão do trabalho entre os subsistemas leva à diferenciação.
A sequência está correta em 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: A