Questões de Concurso Público MPE-MG 2023 para Analista do Ministério Público - Psicologia

Foram encontradas 20 questões

Q2079136 Psicologia
Sobre o transtorno de estresse pós-traumático, estudos afirmam que traumas graves e inesperados ocorrem em menos de um minuto, mas suas consequências duram toda a vida. Neste sentido, a tragédia representada pelo Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) fica muito visível quando as origens do trauma acontecem no contexto da desumanidade do homem para com homem. (Barlow, 2009. P. 75.)
Em relação à avaliação de eventos traumáticos associada ao TEPT, pode-se afirmar que: 
Alternativas
Q2079137 Psicologia
Muito longe da ideia de que para obter uma resposta basta perguntar, todos os entrevistadores sabem que uma entrevista tem ritmos próprios; fases de desenvolvimento; paragens; e, retrocessos. Sabem, ainda, que, empiricamente, às vezes, um silêncio é mais indicado que uma nova pergunta e que para continuarem de forma bem-sucedida devem reformular ou esclarecer o que para trás ficou dito de uma forma atabalhoada que, às vezes, é útil sugerir um segundo sentido que foi aflorado ou implícito, e, outras vezes, é preciso desbloquear a tensão dizendo uma graça. (LEAL, 2010.)
“Designamos por _____________ de entrevista, os processos utilizados para a obtenção de informação pertinente para os(as) _____________ da entrevista e teoria de entrevista os modelos conceituais que sustentam as direcionalidades, interpretações e também o privilégio de algumas _____________ de entrevista.” Sobre as entrevistas, assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2079138 Psicologia
De acordo com a autora Arzeno, “o psicodiagnóstico é um estudo profundo da personalidade, do ponto de vista fundamentalmente clínico. Ela relata que, quando o objetivo do estudo é outro (trabalhista, educacional, forense etc.), o psicodiagnóstico é anterior e serve de base para as conclusões necessárias em outras áreas”. Sobre o enquadre no processo psicodiagnóstico, analise as afirmativas a seguir.
I. Em todas as atividades clínicas, e dentre elas se inclui o psicodiagnóstico, é necessário partir de um enquadre.
II. Alguns profissionais afirmam que trabalham sem enquadre. Esta afirmação, no entanto, encerra uma falácia, pois essa posição de não enquadre já é por si só uma forma de enquadre, em todo caso do tipo laissez-faire.
III. A qualidade e o grau da patologia do consultante nos obrigam a adaptar o enquadre a cada caso. Não é possível trabalhar da mesma forma com um paciente neurótico, com um psicótico, ou com um psicopata grave.
IV. A idade do paciente não influi no enquadre escolhido; é impossível trabalhar sem um enquadre. Entretanto, não existe um único enquadre.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2079139 Psicologia
A inteligência tem sido um dos assuntos mais estudados ao longo dos anos, em grande parte devido à necessidade de explicar as diferenças individuais e sua utilização no uso das informações. Dentre os instrumentos de avaliação/medidas da inteligência para crianças, o psicólogo pode empregar durante sua avaliação a Escala Wechsler de Inteligência – 4ª ed. WISC – IV. (David, Wechsler. 2013.)
Sobre a Escala Wechsler de Inteligência – 4ª ed. WISC – IV, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Composta por quinze subtestes; os principais do Índice de Compreensão Verbal (ICV) são: semelhanças, vocabulário e compreensão; os suplementares são: informação e raciocínio com palavras.
( ) Trata-se de um teste administrado individualmente, de preferência em duas sessões. Entre as suas principais aplicações estão a estimativa cognitiva na avaliação psicológica, neuropsicológica e psicoeducacional; no diagnóstico diferencial de desordens neurológicas e psiquiátricas e no planejamento de programas de reabilitação.
( ) Destina-se a crianças de seis anos e zero meses a dezesseis anos e onze meses.
( ) Os subtestes relacionados ao Índice de Organização Perceptual (IOP) são cubos, conceitos figurativos e raciocínio matricial; o suplementar é completar figuras.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2079140 Psicologia
Rudnick & Sanchez (2020 p. 34) afirmam que “a psicologia da saúde é um conjunto de contribuições educacionais, científicas e profissionais da Psicologia para a promoção e a manutenção da saúde; prevenção e tratamento de doenças; identificação da etiologia e diagnóstico dos fatores associados à saúde, à doença e demais disfunções associadas, bem como análise e a ajuda ao sistema de saúde; e, formação de políticas de saúde”. Sobre a psicologia da saúde, pode-se afirmar que:  
Alternativas
Q2079141 Psicologia
Autores como Campbell definem a psicopatologia como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental; trata, ainda, suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Considerando que o campo da psicopatologia inclui um grande número de fenômenos humanos especiais, analise as afirmativas a seguir.
I. Entendemos como fenômenos humanos especiais dentro da psicopatologia o que foi denominado historicamente como doença mental.
II. No que se refere à doença mental pode-se afirmar que são vivências, estados mentais e padrões de comportamentos que apresentam, por um lado, uma especificidade psicológica.
III. É possível afirmar que as vivências dos doentes mentais possuem dimensão própria, genuína, não sendo apenas “exageros” do normal e, por outro, conexões complexas com a psicologia do normal.
IV. O mundo da doença mental não é um mundo totalmente estranho ao mundo das experiências psicológicas “normais”.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2079142 Psicologia
Dentre os transtornos de humor se encontram o transtorno bipolar, bem como suas classificações. Seu tratamento é muito importante, porque durante suas fases de mania o paciente bipolar pode apresentar comportamentos de difícil manejo. Portanto, nos anos 70, o tratamento para tal transtorno era agressivo e sem eficiência, pois estava limitado somente em controlar os pacientes com camisas de força, pesadas doses de sedativos e confinamentos de sala de isolamento. Atualmente, esse quadro mudou e os pacientes bipolares podem ser tratados com eficiência, apresentando melhoras significativas dos sintomas. (Holmes, 2007.)
Sobre o transtorno bipolar, bem como seu tratamento, analise as afirmativas a seguir.
I. Há fortes e consistentes evidências de que o lítio é eficaz para tratar a maioria, mas não todos os pacientes que sofrem de transtorno bipolar.
II. Os efeitos colaterais mais comuns do lítio são sede e micção frequente; em níveis de dosagem mais altos pode causar dificuldades de concentração, memória e coordenação motora.
III. O lítio é claramente uma droga eficaz para tratar o transtorno bipolar; seus efeitos colaterais são mínimos, especialmente quando comparados com os sintomas que eles substituem.
IV. O lítio provavelmente reduz os sintomas, estabilizando os processos responsáveis pela liberação de transmissor e sensibilidade de neurônio, mas exatamente como isto funciona não foi ainda definitivamente estabelecido.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2079143 Psicologia
O consumo mundial de álcool, tabaco e outras substâncias regulamentadas está aumentando rapidamente e cooperando de forma importante para a carga das doenças em todo o mundo. O tabagismo está se espalhando consideravelmente em países em desenvolvimento e, ainda, entre mulheres. Atualmente, 50% dos homens e 9% das mulheres em países em desenvolvimento fumam, em comparação com 35% dos homens e 22% das mulheres em países desenvolvidos. A China colabora essencialmente para a epidemia em países em desenvolvimento. De fato, o consumo per capita de cigarros na Ásia e no Extremo Oriente é superior ao de demais partes do mundo, seguido de muito perto pelas Américas e pelos países do leste europeu. Sobre o consumo mundial de substâncias psicoativas e danos à saúde, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2079144 Psicologia
Em relação a teorias e manejo da dor, Gomes (apud, Barber e Adrian, 1982) afirma que “a dor que é decorrente ou descrita em termos de lesões tecidulares; atualmente, tem sido definida na literatura como uma experiência desagradável do ponto de vista sensorial e emocional. A sua caracterização permite, desde logo, apelar ao significado pessoal e à subjetividade da experiência de dor para o doente, e também ao seu caráter funcional, na medida em que constitui, frequentemente, um sinal de alerta de um perigo ou instabilidade do organismo. Portanto, é indiscutível a importância da dor enquanto mecanismo protetor do indivíduo; também é certo que, por vezes, o quadro álgico persiste para além dos tratamentos, ou da eliminação da causa inicial, deixando de cumprir um papel de manutenção da sobrevivência do indivíduo”. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os questionários de auto e hétero-relato e demais instrumentos de medida têm provado ser úteis na avaliação da dor, ainda que de uma forma complementar e não tão eficazes como as entrevistas.
( ) Quando partilhada e discutida no âmbito de uma equipe multidisciplinar, a avaliação psicológica do doente pode ajudar na definição de um plano de intervenção mais apropriado e eficaz, favorecendo, assim, uma abordagem mais completa do problema em questão.
( ) A dor é um fenômeno complexo, subjetivo e único para cada pessoa e, por isso, para perceber esta experiência é imprescindível entender a percepção idiossincrática do fenômeno da dor, das estratégias de comparação pessoais e dos efeitos da dor sobre a qualidade de vida própria e de outros significativos.
( ) Um dos instrumentos mais adequados para recolher dados em relação à dor é a entrevista clínica, por permitir alcançar uma maior subjetividade e especificidade, em especial se ela for realizada de uma forma semiestruturada, considerando áreas gerais que estão normalmente relacionadas, de uma forma mais intensa e pertinente com a dor.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2079145 Psicologia
De acordo com Cunha (2000), “um dos diagnósticos mais difíceis de se estabelecer é o da depressão dupla; isso ocorre quando há sobreposição de um Transtorno Depressivo Maior (TDM) à distimia”. Pode-se observar que pela semelhança de sintomas, diferenciar tais condições pode ser problemático e, ainda, determinar sua sobreposição. A dificuldade de distinguir as condições de um transtorno depressivo maior à distimia pode complicar, caso haja um transtorno
Alternativas
Q2079146 Psicologia
Sobre as vantagens do recrutamento inteligente para uma empresa, analise as afirmativas a seguir.
I. O RH inteligente assegura tomadas de decisões mais seguras e estratégicas; e, ainda, a vantagem de conseguir analisar a organização de forma mais macro a partir dessas informações e, assim, ser mais preditiva em suas ações.
II. Com o RH inteligente não há tempo para se dedicar ao que é mais importante: agir de forma estratégica e avaliar, com base em dados reais e sólidos, quais profissionais são os mais adequados e alinhados para a organização.
III. Embora a transformação digital tenha chegado ao recrutamento e seleção visando gerar eficiência e mais produtividade para as organizações, a inteligência artificial tem se demonstrado uma inimiga do processo por desumanizá-lo.
IV. Em 2018, o Linkedin divulgou o resultado do estudo Tendências Globais de Recrutamento, o qual revelou que 69% dos 9 mil recrutadores participantes consideram as entrevistas tradicionais falhas ao avaliar as habilidades comportamentais e as soft skills dos candidatos.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2079147 Psicologia
Entre as ferramentas de gestão e estilos de liderança é importante localizar as fontes fundamentais para o desenvolvimento de uma organização sustentável, cujo ambiente seja de autenticidade e de confiança, sem a falácia dos mecanismos de controle. Os mecanismos de controle da gestão são considerados uma falácia por que:
Alternativas
Q2079148 Psicologia
No âmbito das lideranças, as competências interpessoais têm se revelado cada vez mais importantes, principalmente pela necessidade de elas estarem associadas à adoção de uma nova mentalidade sobre o mundo do trabalho. Sobre a competências interpessoais dos líderes contemporâneos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2079149 Psicologia
Desde o início do século XXI, mesmo com divergências da literatura quanto ao conceito de competência interpessoal, é possível notar indicadores de consenso entre as concepções atualmente vigentes. Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “A competência interpessoal é entendida como um conjunto de atributos pessoais, relacionados ao conhecimento (saberes acumulados); habilidades (saber fazer); e, atitudes (valores) (CHA), que são necessários para o bom desenvolvimento do exercício laboral (profissional e organizacional) e as realizações exitosas.”
PORQUE
II. “Além de necessária ao profissional de liderança na atualidade, o habilita a atuar de forma eficaz no âmbito das relações interpessoais, diante das mais diversas situações.”
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2079150 Psicologia
A gestão por processos em substituição à gestão por departamentos ou áreas, bem como a disseminação do conceito de multifunção para os colaboradores ao invés de descrições de cargo específicas e limitadas, têm levado as pessoas ao engajamento e colaboração em detrimento do comportamento isolado e competitivo do passado. Nesse cenário, se faz importante recorrer à psicologia de grupo e equipes de trabalho como auxílio para discernir equipes de times. Por equipe entende-se o grupo de pessoas que
Alternativas
Q2079151 Psicologia
A inteligência artificial vem sendo consolidada como um importante meio e/ou fonte de ferramentas importantes aos processos de recrutamento e seleção de pessoas, ocasionando, inclusive, a denominação por recrutamento inteligente mediante o momento em que os algoritmos desempenham um papel essencial, trazendo vantagens competitivas para empresas e profissionais. Sobre o recrutamento inteligente, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2079152 Psicologia
Entre as modalidades de documentos psicológicos, os mais populares, por assim dizer, são os laudos e pareceres. Considerando a Resolução nº 6/2019 do Conselho Federal de Psicologia, que dispõe das instruções para elaboração e emissão de documentos psicológicos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2079153 Psicologia
A competência interpessoal tem sido compreendida como inerente ao processo de transformação que vem ocorrendo no mundo do trabalho. A respeito da competência interpessoal, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2079154 Psicologia
Um dos temas importantes para a prevenção da saúde dos trabalhadores nas organizações é a motivação. Sobre motivação no ambiente de trabalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A necessidade de afiliação não é uma modalidade de motivação humana básica.
( ) Quando as necessidades de relacionamento, autonomia e competência são atendidas, o resultado é um profundo sentimento de bem-estar.
( ) A motivação para realização é um desejo de realização significativa; de dominar habilidades ou ideias; de controlar; e, de alcançar um alto padrão.
( ) Uma maneira bem-sucedida de se manter motivado são o uso de estratégias focadas no problema quando se tem a sensação de controle sobre a situação e, portanto, podemos alterá-la.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2079155 Psicologia
Entre as estratégias para prevenção de doenças ocupacionais, está o enfrentamento do estresse. Sobre o estresse, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As respostas de estresse não são adaptativas, pois não auxiliam o indivíduo a reagir a estressores de modo a se preservarem.
( ) A liberação do cortisol causa uma série de reações em nosso corpo, como aumentar a quantidade de glicose na corrente sanguínea.
( ) O estresse é uma resposta de enfrentamento a um estado desagradável gerado pela percepção subjetiva de ameaça ou exigência em relação a um evento ambiental.
( ) A Síndrome de Burnout tem como sintomas o esgotamento e a exaustão, eficácia profissional reduzida e sentimentos de negatividade ou cinismo em relação ao trabalho de outros.
A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: C
6: A
7: A
8: C
9: D
10: B
11: B
12: C
13: B
14: D
15: D
16: A
17: A
18: A
19: B
20: A