Questões de Concurso Público MPE-MG 2023 para Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Análise de Negócio
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I. Etnografia: técnica de observação que pode ser usada para compreender os processos operacionais e ajudar a extrair os requisitos de apoio para tais processos.
II. Gerenciamento de requisitos: processo de reunir informações sobre o sistema requerido e os sistemas existentes e separar as informações, os requisitos de usuário e de sistema.
III. Elicitação de requisitos: processo pelo qual verifica se os requisitos definem o sistema que o cliente realmente quer.
IV. Entrevistas formais ou informais com os stakeholders do sistema: parte da maioria dos processos de engenharia de requisitos.
Está correto o que se afirma apenas em
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Os princípios do Scrum são empregados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades metodológicas: planejar; codificar; construir; testar; e, distribuir.
II. A Extreme Programming (programação extrema) envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento; projeto; codificação; e, testes.
III. O projeto XP segue rigorosamente o princípio KISS (keep it simple, stupid!).
IV. As reuniões de equipe para o Kanban são semelhantes àquelas realizadas na metodologia XP.
V. O DevOps combina desenvolvimento (development) e operações (operations) e seu fluxo de trabalho envolve diversas etapas que formam ciclos contínuos até que o produto desejado exista de fato.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Possibilitar que a interação de usuário possa ser interrompida e desfeita, ou seja, o usuário deve ser capaz de interromper a sequência de trabalho para fazer alguma outra coisa (sem perder o trabalho que já havia feito).
II. Aumentar a complexidade da interação à medida que os níveis de competência avançam e permitir que a interação possa ser personalizada. O usuário cria níveis de competência que permitem trabalhar com interações mais complexas.
III. Se modelos interativos anteriores criarem expectativa nos usuários, não será necessário fazer alterações a menos que haja uma forte razão para isso. Uma vez que determinada sequência interativa tenha se tornado um padrão de fato (como o uso de alt-S para salvar um arquivo), o usuário pressupõe que poderá ocorrer em qualquer aplicação que vá utilizar. Uma mudança poderá causar confusão.
IV. O layout visual da interface deverá se basear na metáfora do mundo real, pois permite ao usuário se apoiar em indicações visuais bem compreensíveis, em vez de memorizar uma sequência de interações misteriosa.
Está correto o que se afirma apenas em
Sobre o MVP, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se da versão mais simples possível de um produto, que pode ser disponibilizada para uso com o objetivo de validar certo conjunto de hipóteses de negócio.
II. É o produto mais simples possível para lançar no mercado, para maximizar os lucros da empresa.
III. Se atualiza conforme as respostas dos clientes.
IV. Tem a mesma função do protótipo de apresentar ao cliente uma visão simplificada do produto para teste e validação antes da entrega final.
V. Seu objetivo é saber se o desenvolvimento está adequado para atender às necessidades do cliente.
Está correto o que se afirma apenas em
Considere um projeto de UX, que visa aumentar a satisfação do cliente com um artefato por meio da criação de uma interação utilizável, acessível e prazerosa entre o artefato e os seus usuários. Para facilitar o gerenciamento da tarefa de elaborar uma experiência do usuário positiva, Garrett (2010) sugere dividi-la em seus elementos de componentes: estratégia; escopo; estrutura; esqueleto; e, superfície. Considerando o significado de cada componente, relacione adequadamente as colunas a seguir. 1. Estratégia. 2. Escopo. 3. Estrutura. 4. Esqueleto. 5. Superfície.
( ) Consiste no projeto de interação e na arquitetura da informação.
( ) Composto por três componentes: projeto informacional; projeto de interface; e, projeto de navegação.
( ) Identifica as necessidades do usuário e os objetivos de negócio do cliente que formam a base de todo o trabalho de projeto da UX.
( ) Apresenta o projeto visual ou a aparência do projeto acabado para os seus usuários.
( ) Inclui os requisitos funcionais e de conteúdo necessários para concretizar um conjunto consistente de características com a estratégia do projeto.
A sequência está correta em