Questões de Concurso Público Prefeitura de Astolfo Dutra - MG 2023 para Psicólogo CAPS
Foram encontradas 10 questões
I. Entrevista com foco na triagem: objetiva compartilhar com o paciente as percepções que obteve através da coleta de dados.
II. Entrevista sistêmica: cuja atenção maior está voltada para colher dados do convívio e meio social em que o sujeito está inserido.
III. Entrevista diagnóstica: é capaz de trazer informações e direcionar o paciente para mudanças das situações que estão lhe causando desconforto.
IV. Entrevista de anamnese: busca de forma detalhada o resgate histórico do paciente; objetiva o acompanhamento de seu desenvolvimento.
Está correto o que se afirma apenas em
(RIBEIRO, 2013, p. 114.)
Com base no processo de mudança que ocorre na psicoterapia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Apenas a individualidade isolada importa para o processo terapêutico, tendo em vista que as mudanças ocorrem de dentro para fora.
( ) A psicoterapia é um processo de mudança que acontece a dois, através de informações e compreensões mútuas de situações existenciais.
( ) A psicoterapia é um processo de mudança que conduz o sujeito para aprendizagem relacionada ao fortalecimento de suas potencialidades e maior percepção da realidade.
( ) As influências vividas pelo indivíduo, como os aspectos interpessoais, intrapessoais ou situacionais, fazem parte do movimento de mudança que acontece através de um processo terapêutico.
( ) Estar em processo de mudança na psicoterapia implica na procura de experienciar o passado tal qual como ele é, com a possibilidade de acessar o ponto zero, o ponto de equilíbrio e repetir o mesmo caminho.
A sequência está correta em
I. Levantar dúvidas relacionadas às mudanças que o indivíduo seja capaz de fazer para ter uma visão crítica e analítica das potencialidades e dos recursos pessoais empregados para atingir os objetivos contribui para o aconselhamento de forma mais eficaz, com menos chances de errar.
II. Ser autêntico e coerente com seu modo de ser é considerar a relação verdadeira e harmônica entre o processo estabelecido. Isso significa que não se deve esconder através de estereótipos ou comportamentos que considera ser mais compatíveis com uma relação de ajuda. É importante ser fiel com a sua história, princípios e formação.
III. Implicar-se no processo de mudança da pessoa para reconhecer que também faz parte do desenvolvimento e das mudanças experienciadas, tendo como base o apoio, o reconhecimento dos avanços e declínios, sempre com a oferta de suporte ao longo do caminho. É importante que o profissional considere sua participação ativa nessa relação e nos resultados que vierem.
IV. Manter uma postura etnocêntrica que leve a valorização da cultura a qual faz parte como referência para atuação. É importante conhecer todas as culturas, mas nunca se esquivar dos seus próprios valores. Existem parâmetros específicos que não precisam ser seguidos por profissionais que possuem em sua bagagem teórica e cultural, técnicas suficientes para a atuação.
V. Desenvolver a capacidade de respeitar e aceitar as formas diferentes do sujeito agir diante das circunstâncias da vida; considerar que cada um vive, se organiza e escolhe maneiras distintas de viver é um dos princípios norteadores de qualquer processo de ajuda, pois considerar que o outro é diferente é evitar posturas inadequadas, julgamentos ou moralismos e, ainda, permitir o estabelecimento de uma relação de ajuda que foque na confiança e livre expressão.
Está correto o que se afirma apenas em
I. A comunicação apresenta um valor simbólico e importante nas interações sociais.
II. Processos como a interpretação de diversas situações e a construção do comportamento não acontecem durante uma interação social.
III. Princípio da mutualidade ou reciprocidade é lembrado em diversas situações sociais, sempre quando um indivíduo beneficia outro.
IV. A questão da influência social não está diretamente atrelada com reflexões sobre a linguagem e o papel que ela significa nesse processo.
Está correto o que se afirma apenas em