Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarapari - ES 2023 para Agente de Atendimento em Saúde - Auxiliar de Veterinária
Foram encontradas 3 questões
Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer; É um andar solitário entre a gente; É nunca contentar-se e contente; É um cuidar que ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor?
Luís Vaz de Camões, Sonetos (Disponível em: https://www.tudoepoema.com.br/luis-vaz-de-camoesamor-e-um-fogo-que-arde-sem-se-ver/.)
O soneto “Amor é fogo que arde sem se ver” faz parte da estética literária do Classicismo; tal movimento artístico foi um contraponto à arte produzida na Idade Média. Em Portugal, Luís Vaz de Camões é um dos principais representantes do Classicismo. Este movimento artístico surgiu no contexto da Arte:
(Disponível em: https://conhecimentocientifico.com/abertura-dos-portos-historia/. Adaptado.)
A abertura dos portos brasileiros ocorreu no dia 28 de janeiro de 1808, caracterizando várias mudanças no Brasil. Sobre a abertura dos portos, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi um processo onde o exclusivismo português sobre a economia brasileira e a comercialização de produtos europeus chegou ao fim.
II. A família real estava fugindo da invasão francesa, após se recusar a aderir ao bloqueio continental contra a Inglaterra.
III. O então príncipe regente, D. João, ordenou a abertura dos portos às nações amigas, por meio da assinatura da Carta Régia.
Está correto o que se afirma em