Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarapari - ES 2023 para Profissional em Medicina (PeM) – Médico Ortopedista

Foram encontradas 10 questões

Q2306518 Medicina
Paciente,sexo masculino, 18 anos, vítima de acidente com motocicleta, comparece em pronto atendimento com quadro de dor em perna direita. Foi submetido à avaliação inicial e radiografia da perna. Após avaliar o paciente e sua radiografia, o ortopedista de plantão fez o diagnóstico de fratura de Wagstaffe. Podemos afirmar que esta fratura acomete:
Alternativas
Q2306519 Medicina
Paciente,sexo masculino, 25 anos, vítima de acidente automobilístico, apresenta diagnóstico de fratura do colo do fêmur, com necessidade de redução. Após realização de redução da fratura, a qualidade desta foi verificada através do índice de Garden, que avalia o alinhamento das trabéculas femorais. Assinale, a seguir, a alternativa que apresenta um valor esperado para este índice, na avaliação radiográfica em ântero-posterior, considerando que a redução foi bem-sucedida.
Alternativas
Q2306520 Medicina
Paciente, sexo feminino, 22 anos, apresentou queda de altura de 2 metros, apresentando um trauma em região do pé e tornozelo esquerdo. Ao realizar a radiografia do local foi evidenciada uma fratura da região posterior do pilão tibial esquerdo. O mecanismo de trauma mais frequentemente relacionado a este tipo de fratura é:
Alternativas
Q2306521 Medicina
As fraturas da cabeça do fêmur ocorrem, geralmente, associadas às luxações do quadril. O mecanismo de lesão é o impacto da cabeça femoral contra a parede acetabular. Tais fraturas são consideradas urgências médicas e a redução da luxação do quadril, quando associada, deve ser feita de imediato. De acordo com as orientações das Diretrizes sobre a Fratura da Cabeça de Fêmur, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, analise as afirmativas a seguir.
I. A ossificação heterotópica é mais frequente em pacientes submetidos ao acesso anterior para o tratamento das fraturas da cabeça femoral. II. Fraturas com desvios anteriores são melhor reduzidas com a via de Kocher-Langenbeck. III. Fraturas com desvio posterior devem ser tratadas com os acessos de Smith-Petersen e ilioinguinal.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2306522 Medicina

O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


O cisto ósseo simples é uma lesão pseudotumoral, geralmente com acometimento intramedular, único e unilocular, contendo líquido seroso ou sero-sanguinolento.

Em crianças, o cisto ósseo simples acomete mais comumente:
Alternativas
Q2306523 Medicina

O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


O cisto ósseo simples é uma lesão pseudotumoral, geralmente com acometimento intramedular, único e unilocular, contendo líquido seroso ou sero-sanguinolento.

De acordo com as orientações das Diretrizes sobre o Cisto Ósseo Simples na Criança, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2306524 Medicina
O espaço quadrangular da axila é um importante marco anatômico. A principal aplicação prática do conhecimento desta região é evitar possíveis lesões da artéria circunflexa posterior do úmero e do nervo axilar. Este espaço é delimitado pelas seguintes estruturas anatômicas, EXCETO:
Alternativas
Q2306525 Medicina
Paciente, sexo masculino, 51 anos, sem comorbidades, apresenta queixa de dor lombar. Foi submetido à ressonância magnética, que evidenciou uma hérnia de disco lombar póstero-lateral, na altura de L2, com o fragmento localizado medialmente à raiz nervosa direita. Considerando um exame físico típico, espera-se que este paciente refira alívio da dor ao realizar:
Alternativas
Q2306526 Medicina
Paciente, sexo feminino, 32 anos, vítima de queda de bicicleta, foi diagnosticada com uma fratura da diáfise da ulna esquerda, com angulação anterior do foco de fratura associada à luxação anterior da cabeça do rádio. Segundo a classificação de Bado para as fraturas-luxações de Monteggia, este quadro deve ser categorizado como tipo:
Alternativas
Q2306527 Medicina
O tratamento das lesões condrais no joelho ainda permanece um desafio para o cirurgião ortopédico, principalmente pelas próprias características da cartilagem, que promovem um baixo potencial de regeneração. As lesões condrais podem ser causadas por estímulos metabólicos, genéticos, vasculares e traumáticos. Sobre a fratura osteocondral de joelho, analise as afirmativas a seguir.
I.    A sua principal etiologia é traumática. II.   A lesão osteocondral traumática de joelho tende a poupar os côndilos femorais. III. A luxação femoropatelar é um dos principais mecanismos relacionados à lesão osteocondral traumática de joelho.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: B
5: D
6: D
7: B
8: C
9: A
10: C