Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarapari - ES 2023 para Profissional em Medicina (PeM) – Médico Pediatra

Foram encontradas 10 questões

Q2306548 Medicina
Lactente, dois anos, passa em consulta de puericultura e a mãe se queixa que acha a criança muito baixinha. Nascido de parto cesárea, IG 39, seu peso de nascimento 3.200 g, estatura 52 cm, Apgar 9/10. A altura média esperada para este paciente é de:
Alternativas
Q2306549 Medicina
Em uma unidade de alojamento conjunto, o médico pediatra é chamado para avaliar um recém-nascido com desconforto respiratório. Nasceu há cerca de três horas, gestação sem intercorrências, IG 37 s2d, parto cesárea, adequado para idade gestacional, Apgar 9/9, líquido amniótico claro. Iniciou taquipneia (FR 90 irpm), com retrações subcostais, batimento de asa nasal e gemência, em ausculta pulmonar não apresenta crepitações. Em avaliação radiológica apresenta hiperinsuflação pulmonar e infiltrado difuso. Assinale, a seguir, a principal hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q2306550 Medicina
A vigilância do desenvolvimento infantil é parte essencial do conjunto de cuidados, que visam promover uma infância saudável. O médico pediatra deve estar apto para avaliar a sequência natural de evolução das habilidades e também os fatores de risco que possam comprometê-las. Considere um paciente, lactente de cinco meses, nascido de parto vaginal. Mãe nega intercorrências ao nascimento; porém, está sem a Caderneta de Saúde da Criança e sem demais dados sobre o nascimento. Refere que aos dois meses a criança apresentou episódio de bronquiolite viral aguda, permanecendo internada durante um mês. Ao exame físico, observa-se que ela não sustenta a cabeça por mais de dez segundos e não consegue ficar sentada com apoio. Nesta situação, é possível afirmar que tal paciente apresenta:
Alternativas
Q2306551 Medicina
Lactente, seis meses, passa em consulta de puericultura e a mãe relata que o seu filho está iniciando o nascimento dos dentes e tem dúvidas sobre como irá realizar a higiene desses dentes. A orientação correta dada pelo médico pediatra deve ser:
Alternativas
Q2306552 Medicina
Lactente, dois anos, previamente hígido, iniciou febre há três dias, associado há tosse e coriza; há um dia, o responsável notou que o menor está mais cansado e com piora da prostração, o que motivou ida ao pronto-socorro infantil. Em exame físico: ausculta respiratória com estertores crepitantes bilaterais, tiragem, taquipneia (FR: 60 irpm) e tiragem subcostal. Assinale a conduta adequada para este paciente.
Alternativas
Q2306553 Medicina
Em uma consulta de rotina de puericultura, o médico pediatra atende uma adolescente de quatorze anos, acompanhada de sua mãe. Em um primeiro atendimento, ele nota que a menor está muito introspectiva e não responde às perguntas que lhe são feitas. Em um segundo momento, durante a anamnese, com a paciente sozinha, ela afirma que vem fazendo uso de álcool frequentemente e, em exame físico, o médico pediatra identifica algumas escoriações e cicatrizes em região de antebraço, próximas ao punho. De acordo com o Código de Ética Médica, mediante o caso hipotético, assinale a conduta correta.
Alternativas
Q2306554 Medicina
O médico pediatra de plantão é chamado no alojamento conjunto para avaliar um recém-nascido, IG 40 semanas, Apgar 9/10, nasceu há doze horas e está evoluindo com gemência; taquipneia; cianose central; e, queda da saturação de O2. Em ausculta cardíaca, paciente apresenta B2 hiperfonética e única em foco pulmonar. A avaliação radiográfica identifica cardiomegalia e aumento de trama vascular:

Imagem associada para resolução da questão


O paciente é transferido para Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, onde é realizada a intubação orotraqueal; porém, ele mantém piora progressiva do quadro clínico. Não há ecocardiograma disponível na unidade no momento. A conduta imediata deve ser: 
Alternativas
Q2306555 Medicina
Em uma primeira consulta de rotina de um recém-nascido, com cinco dias de vida, ao questionar sobre a amamentação, mãe queixa que está sentindo dor no mamilo; sensação de ardor; e, prurido. Ao exame da região mamilar, o médico pediatra nota que ela está avermelhada e brilhante. Exame físico de recém-nascido sem alterações. Assinale, a seguir, a conduta realizada pelo pediatra.
Alternativas
Q2306556 Medicina
Lactente, um ano e seis meses, é admitido em enfermaria de pediatria com diagnóstico de hematomas a esclarecer. Paciente previamente hígido, aleitamento materno por dois meses, iniciou leite de vaca aos dois meses e aos seis meses iniciou introdução alimentar, com dieta rica em alimentos ultraprocessados. Paciente vem apresentando há cerca de dois meses adinamia, associado a dor a manipulação de membros, permanecendo, muitas vezes, em posição antálgica. Há cerca de um mês vem apresentando sangramento gengival; há dois dias iniciou equimoses em corpo. Diante do caso hipotético e da principal hipótese diagnóstica, o melhor tratamento para tal paciente é:
Alternativas
Q2306557 Medicina
Recém-nascido, doze dias de vida, vem para consulta em pronto-socorro infantil, pois sua mãe acha que menor está muito “amarelinho”. Nascido de parto vaginal, G1P1A0, IG 39 semanas, realizou pré-natal adequado, gestação sem intercorrências, mãe A+, RN: A+, teve alta conjunta com 48 horas de vida. Ao exame físico pediatra constata icterícia zona 1 de Kramer, ganho de peso adequado, sem demais alterações. Exames laboratoriais: bilirrubina total: 12; bilirrubina indireta 10; demais exames laboratoriais sem alterações. Diante do caso, a conduta do médico pediatra deverá ser:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: D
6: C
7: B
8: C
9: D
10: A