Questões de Concurso Público Prefeitura de Guarapari - ES 2023 para Profissional Especialista em Assistência Social – A (PEAS-A) – Psicólogo

Foram encontradas 3 questões

Q2305216 Psicologia
Os processos de mudança em psicoterapia envolvem as atividades em que uma pessoa se engaja para mudar algum problema específico ou padrão em sua vida. Um modelo que evidencia e descreve estágios de mudança de comportamento das pessoas frente a uma determinada conduta viciante ou problemática é o modelo transteórico de Prochaska. Segundo tal modelo, existem seis estágios pelos quais as pessoas passam quando querem abandonar um hábito ou adotar um novo comportamento. Relacione-os às descrições.
1. Pré-contemplação. 2. Contemplação. 3. Preparação. 4. Ação. 5. Manutenção. 6. Recaída ou conclusão.
( ) Manutenção do novo comportamento, evitando recaídas. ( ) Implementação de estratégias para mudar o comportamento. ( ) Decisão por mudar e inciativa para planejar como fazer a mudança. ( ) Não reconhecimento que há um problema ou que seja preciso mudar. ( ) Reconhecimento do problema, mas ainda há ambivalência sobre mudar. ( ) Retorno ao comportamento anterior ou consolidação definitiva da mudança.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2305219 Psicologia
Nos últimos anos, na área de saúde, de modo geral, vem sendo abordada a importância das práticas baseadas em evidências. Na Psicologia isso não é diferente; porém, nas terapias cognitivas e terapias comportamentais, esta preocupação sempre existiu, inclusive em relação às habilidades do terapeuta para aplicação de técnicas. Em relação às habilidades do terapeuta, analise as afirmativas a seguir. 
I. Incorporar os sólidos princípios terapêuticos da teoria e da pesquisa. II. Compreender, com esforço terapêutico genuíno, o problema da pessoa, o contexto e as circunstâncias que o permeiam. III. Conhecer a literatura científica de psicologia, dos processos e intervenções psicoterápicas e sua aplicabilidade a casos específicos.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2305223 Psicologia
Joana é uma cliente que procura terapia centrada na pessoa para lidar com sua baixa autoestima e dificuldade de relacionamento. Durante as sessões, ela se sente acolhida e compreendida pelo terapeuta, que demonstra interesse genuíno por sua história e sentimentos. Joana percebe que o terapeuta não a julga nem a critica. Ela também nota que o terapeuta não lhe dá conselhos nem sugestões, mas sim reflete o que ela diz e a ajuda a se conectar com suas próprias emoções e sensações. Com o tempo, Joana começa a se sentir mais confiante e capaz de tomar decisões por si mesma. Neste caso, o terapeuta de Joana está aplicando os princípios da terapia centrada na pessoa, segundo Carl Rogers. Esses princípios são: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C