Stanislavski (1863-1938) propõe ferramentas que possibilitam
ao ator acessos à construção da personagem; para o teórico,
o sistema deve ser visto como um processo de treinamento
do ator, uma ferramenta de aprendizagem e não de forma
cristalizada ou como um manual a ser seguido. As ferramentas
do sistema Stanislavski, por meio dos “objetivos”, estimulam o
trânsito entre aspectos conscientes e inconscientes do ator,
possibilitando uma atuação mais orgânica e fluida. São consideradas algumas ferramentas deste método:
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
O Romantismo foi um movimento que ocorreu em vários países
da Europa afetando diversas manifestações artísticas, dentre
elas: o teatro. De acordo com Margot Berthold, o período do
romantismo “era cosmopolita e, ao mesmo tempo, despertava
impulsos nacionais nos países individuais”.
(BERTHOLD, 1969. p. 220.)
Podemos afirmar que o teatro romântico apresenta as seguintes características:
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
O Teatro do Oprimido é um sistema desenvolvido pelo diretor
teatral e dramaturgo Augusto Boal (1931-2009), deixando uma
vultosa fortuna, referente à contribuição para a criação de um
teatro genuinamente brasileiro e latino-americano. Seus escritos potencializam um teatro político, um importante mobilizador que realoca as pessoas como sujeitos e cidadãos contra
o sistema excludente, produzido e legitimado pelo capitalismo,
instituições e relações de poder. Sobre o Teatro do Oprimido,
assinale a afirmativa correta.
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
O teatro, até o final do século XIX, esteve ligado ao textocentrismo, cabendo ao ator única e exclusivamente a função de
proferir o texto com uma boa dicção e audibilidade. As buscas
por modelos mais orgânicos que compreendiam outros aspectos da práxis do ator só foram ocorrer no início do século XX.
Constantin Stanislavski (1863-1938) foi o primeiro a sistematizar
um método de atuação que compreendia o ator e a sua relação
com o texto, um processo criador do ator na qual a ação/fazer
está à frente do processo criativo. Trata-se do método
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.
A arquitetura teatral e a dramaturgia estiveram ligadas ao
longo de um período na história do teatro. O espaço teatral
é um meio de intervenções, confrontos, comunicação, percepções e, ainda, reorganiza experiências, tendo como premissa
comunicar, estabelecer relações e ser espelho da sociedade.
Podemos afirmar que o conjunto de características que estabelecem a relação entre o palco, a plateia e o espetáculo teatral
denomina-se:
Você errou!  
Resposta:
Acesse Comentários para encontrar explicações sobre a solução da questão.
Parabéns! Você acertou!
Aprenda mais ensinando outros alunos ao comentar esta questão.