Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Friburgo - RJ 2023 para Fisioterapeuta IV (Fisioterapia em Terapia Neonatal)
Foram encontradas 15 questões
1. Músculo(s) inspiratório(s) principal(ais). 2. Músculo(s) acessório(s) à inspiração.
( ) Intercostais externos. ( ) Esternocleidomastoideo. ( ) Escalenos.
A sequência está correta em
I. A avaliação do tônus pode ser realizada com o balanço passivo do membro; quanto maior é a amplitude de movimento menor é o tônus.
II. O reflexo de Moro é considerado um reflexo primitivo apresentado nos três primeiros meses de vida.
III. O reflexo tônico cervical assimétrico consiste em um reflexo postural desencadeado por mudanças de posição da cabeça em relação ao tronco. Inicia por volta do segundo mês e é integrado no quarto. A rotação da cabeça causa extensão dos membros para o lado em que a cabeça foi rodada e diminuição do tônus extensor, com aumento da flexão dos membros para o lado occipital da cabeça.
IV. O reflexo de preensão plantar é desencadeado pela estimulação nas bordas da planta do pé, internas ou externas, observando-se a flexão dos dedos. Está presente desde o nascimento até o final do terceiro trimestre.
Está correto o que se afirma em
I. Aumento da capacidade residual funcional, otimizando a relação ventilação-perfusão. II. Melhora da complacência pulmonar e prevenção do colapso alveolar. III. Aumento do volume corrente. IV. Otimização da atividade do diafragma.
Está correto o que se afirma em
I. Respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato em que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física, psíquica, moral, cultural e social do ser humano.
II. Prestar assistência ao ser humano, respeitando a sua dignidade e os direitos humanos, de modo a que a prioridade no atendimento obedeça a razões de urgência, independente de qualquer consideração relativa à raça, etnia, nacionalidade, credo sociopolítico, gênero, religião, cultura, condições socioeconômicas, orientação sexual e qualquer outra forma de preconceito, sempre em defesa da vida.
III. Respeitar o natural pudor e a intimidade do cliente/paciente/usuário.
Está correto o que se afirma em