Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Friburgo - RJ 2023 para Médico Alergista 20 HS
Foram encontradas 26 questões
A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 17 e 21 de março de 1986, um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS), debateu sobre alguns temas principais: a saúde como dever do Estado e direito do cidadão. Tendo em vista a 8ª Conferência Nacional de Saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O relatório final apontou uma importante conclusão: as mudanças necessárias para a melhoria do sistema de saúde brasileiro não seriam alcançadas apenas com uma reforma administrativa e financeira.
( ) Foi considerada a primeira conferência que contou com a participação de usuários. Anteriormente, os debates se restringiam à presença de deputados, senadores e autoridades do setor.
( ) Os temas foram divulgados e postos em discussão através das pré-conferências estaduais e municipais; o interesse da sociedade levou à participação popular.
A sequência está correta em
É reconhecido por todos a relevância dos Conselhos de Saúde na descentralização das ações do Sistema Único de Saúde – SUS, no controle do cumprimento de seus princípios e na promoção da participação da população na sua gestão. No que diz respeito aos Conselhos de Saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A dinâmica de funcionamento dos Conselhos de Saúde é estabelecida nas relações entre usuários, gestores, prestadores de serviço e trabalhadores de saúde, sendo, portanto, suas deliberações, em geral, resultado de negociações que contemplam a diferença de interesses de cada segmento e representações.
( ) Os relatórios das Conferências de Saúde, dos Encontros Nacionais e Encontros Estaduais de Conselheiros e de Conselhos de Saúde, e das Plenárias de Conselhos de Saúde, enfatizam a necessidade do desenvolvimento de atividades de educação permanente para controle social no SUS.
( ) É de responsabilidade intransferível dos municípios as ações de educação permanente para o controle social no SUS, de seus conselheiros.
A sequência está correta em
A Hipertensão Arterial (HA) tem alta prevalência e é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares e renais, apresentando determinantes genéticos, ambientais e sociais combinados. Mostra-se de fácil diagnóstico e seu tratamento é eficaz utilizando-se um arsenal terapêutico diversificado e eficiente. A abordagem adequada dos fatores de risco para o desenvolvimento da HA deve ser o grande foco.
(Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2020.)
De acordo com as orientações da norma citada, das intervenções que atuam na prevenção primária da HA, o fator que, isoladamente, leva a uma maior redução na pressão arterial sistólica é:
A classificação do Diabetes Mellitus (DM) permite o tratamento adequado e a definição de estratégias de rastreamento de comorbidades e complicações crônicas. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomenda a classificação baseada na etiopatogenia do diabetes, que compreende o diabetes tipo 1 (DM1), o diabetes tipo 2 (DM2), o diabetes gestacional (DMG) e outros tipos de diabetes.
(Classificação do Diabetes – Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2023.)
De acordo com as orientações da norma citada da SBD, sobre o diagnóstico de tal doença, assinale a afirmativa INCORRETA.
Os objetivos do tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) são: redução de sintomas, que inclui alívio da dispneia e da tosse; melhora do estado de saúde e da tolerância ao exercício; redução de riscos, que engloba mitigar a progressão da doença; prevenção e tratamento das exacerbações; e, redução da mortalidade. Sobre o tratamento dos pacientes com DPOC, analise as afirmativas a seguir.
I. Exacerbadores pouco sintomáticos e sem limitação funcional grave (VEF1 > 50%) podem ser tratados, inicialmente, com apenas um broncodilatador de longa duração.
II. Para os exacerbadores mais sintomáticos ou com limitação funcional mais grave, há a possibilidade de se iniciar o tratamento com a associação LABA + LAMA ou, caso o paciente já esteja em uso dessa combinação, acrescentar um CI, determinando a terapia tripla.
III. A associação LABA + CI é indicada em pacientes com fenótipos específicos, como aqueles com asma associada à DPOC ou com eosinofilia sérica ou no escarro.
De acordo com as recomendações para o Tratamento Farmacológico da DPOC, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, está correto o que se afirma em (Considere: LABA: β2-agonista de longa duração; LAMA: Anticolinérgico de longa duração; CI: Corticoide inalatório; VEF1: Volume expiratório forçado no 1º segundo.)
Paciente, 42 anos, evolui com episódios recorrentes de angioedema em lábios, língua e escroto. Há 16 horas, após partida de futebol, iniciou quadro exuberante de angioedema, associado a dor abdominal, náuseas e vômitos. Ao exame físico, estado geral regular, pressão arterial limítrofe, FC 120 bpm, com as seguintes lesões de pele, avermelhadas e não pruriginosas:
Considerando a principal hipótese diagnóstica, qual o melhor tratamento para a crise aguda?
Analise o caso clínico hipotético a seguir para responder à questão. Leia-o atentamente.
Homem, 20 anos, com episódios de pneumonia de repetição, linfonodomegalias, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia. Realizada dosagem de IgG e IgA, em duas medidas, com intervalo de 3 semanas, que detectaram valores baixos.
Analise o caso clínico hipotético a seguir para responder à questão. Leia-o atentamente.
Homem, 20 anos, com episódios de pneumonia de repetição, linfonodomegalias, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia. Realizada dosagem de IgG e IgA, em duas medidas, com intervalo de 3 semanas, que detectaram valores baixos.
A informação a seguir contextualiza a questão. Leia-a atentamente.
A hipogamaglobulinemia primária é caracterizada por níveis reduzidos de imunoglobulina, sendo necessária a exclusão de causas secundárias como medicamentos ou outras doenças.