Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Friburgo - RJ 2023 para Médico Alergista 20 HS

Foram encontradas 26 questões

Q2332081 Medicina
A conduta ética dos agentes públicos é fundamental para garantir a integridade, a eficiência e a confiança nas instituições públicas. Além disso, contribui para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. A promoção e a fiscalização da conduta ética no setor público são responsabilidades compartilhadas por órgãos de controle, organizações da sociedade civil e cidadãos em geral. Nos termos do Código de Ética do Município – Lei nº 4667/2019, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2332082 Medicina
“Para que as resoluções da 8ª Conferência Nacional de Saúde pudessem se estruturar melhor e chegar à nova Constituição, foi (foram) criada (s) _______________, que funcionou (funcionaram) de agosto de 1986 a maio de 1987. A 8ª Conferência Nacional de Saúde foi responsável por dar o arcabouço político e a _______________ deu (deram) o arcabouço técnico; _______________ era (m) composta (s) por representantes de segmentos importantes, inclusive do setor privado.” Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas anteriores.    
Alternativas
Q2332083 Medicina
A história dos cuidados com a saúde do brasileiro passa, necessariamente, pela filantropia; bem como pelo cunho filantrópico religioso – a caridade. Sabe-se que as pessoas eram atendidas pelas instituições e médicos filantropos. Paralelamente a isso, o Estado fazia algumas ações de saúde diante de epidemias, como ações de vacinação e/ou de saneamento básico. No que diz respeito à história dos cuidados com saúde do brasileiro, assinale a afirmativa INCORRETA.  
Alternativas
Q2332084 Medicina

A 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 17 e 21 de março de 1986, um dos momentos mais importantes na definição do Sistema Único de Saúde (SUS), debateu sobre alguns temas principais: a saúde como dever do Estado e direito do cidadão. Tendo em vista a 8ª Conferência Nacional de Saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.



(     ) O relatório final apontou uma importante conclusão: as mudanças necessárias para a melhoria do sistema de saúde brasileiro não seriam alcançadas apenas com uma reforma administrativa e financeira.


(     ) Foi considerada a primeira conferência que contou com a participação de usuários. Anteriormente, os debates se restringiam à presença de deputados, senadores e autoridades do setor.


(     ) Os temas foram divulgados e postos em discussão através das pré-conferências estaduais e municipais; o interesse da sociedade levou à participação popular.



A sequência está correta em 

Alternativas
Q2332085 Medicina

É reconhecido por todos a relevância dos Conselhos de Saúde na descentralização das ações do Sistema Único de Saúde – SUS, no controle do cumprimento de seus princípios e na promoção da participação da população na sua gestão. No que diz respeito aos Conselhos de Saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 


(     ) A dinâmica de funcionamento dos Conselhos de Saúde é estabelecida nas relações entre usuários, gestores, prestadores de serviço e trabalhadores de saúde, sendo, portanto, suas deliberações, em geral, resultado de negociações que contemplam a diferença de interesses de cada segmento e representações.


(     ) Os relatórios das Conferências de Saúde, dos Encontros Nacionais e Encontros Estaduais de Conselheiros e de Conselhos de Saúde, e das Plenárias de Conselhos de Saúde, enfatizam a necessidade do desenvolvimento de atividades de educação permanente para controle social no SUS.


(     ) É de responsabilidade intransferível dos municípios as ações de educação permanente para o controle social no SUS, de seus conselheiros.



A sequência está correta em 

Alternativas
Q2332086 Medicina
Na área da vigilância sanitária um fato importante foi o surgimento da Anvisa, criada pela Lei nº 9.782/1999. Sobre o funcionamento da Anvisa, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2332087 Medicina
Um dos pontos mais importantes da Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS) SUS 01/01 diz respeito ao processo de elaboração do Plano Diretor de Regionalização (PDR), coordenado pelo gestor estadual, com a participação do conjunto de municípios. NÃO contempla minimamente o conteúdo de tal projeto: 
Alternativas
Q2332088 Medicina
Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) constituem as bases para o funcionamento e organização do sistema de saúde em nosso país, afirmando direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro e o formato democrático, humanista e federalista, que deve caracterizar sua materialização. São considerados princípios e diretrizes do SUS, EXCETO: 
Alternativas
Q2332089 Medicina
“O Princípio da ____________, para alguns autores, não implica a noção de igualdade, mas diz respeito a tratar desigualmente o desigual, atentar para as necessidades coletivas e individuais, procurando, dessa forma, investir onde a diferença é maior.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. 
Alternativas
Q2332090 Medicina
As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de saúde; portanto, é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. No âmbito municipal, tal convenção deve ser realizada no primeiro ano da administração eleita e recém-empossada. Qual a periodicidade que as Conferências de Saúde deverão se reunir? 
Alternativas
Q2332091 Medicina
Os Conselhos de Saúde existem nas três esferas governamentais e estão previstos em normativa desde o ano de 1990. São órgãos permanentes e deliberativos, isto é, devem estar permanentemente em funcionamento, tendo em vista tomarem decisões relacionadas aos assuntos da saúde. O Conselho Municipal de Saúde propõe e acompanha as ações relativas à saúde local, além de controlar e fiscalizar o bom uso dos recursos, democratizando as decisões. Segundo a Lei nº 8142/1990, a composição dos Conselhos de Saúde deve ser: 
Alternativas
Q2332092 Medicina
O Diabetes Mellitus tipo 2 tem seu início insidioso e, muitas vezes, o indivíduo não apresenta sintomas; porém, as alterações fisiopatológicas podem preceder em muitos anos o diagnóstico da doença. Diante desse cenário, algumas estratégias de rastreamento têm se mostrado custo-efetivas. De acordo com as orientações da Diretriz sobre o Diagnóstico do Diabetes e Rastreamento do Diabetes tipo 2, da Sociedade Brasileira de Diabetes, é recomendado o rastreamento em adultos com
Alternativas
Q2332093 Medicina

A Hipertensão Arterial (HA) tem alta prevalência e é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares e renais, apresentando determinantes genéticos, ambientais e sociais combinados. Mostra-se de fácil diagnóstico e seu tratamento é eficaz utilizando-se um arsenal terapêutico diversificado e eficiente. A abordagem adequada dos fatores de risco para o desenvolvimento da HA deve ser o grande foco. 


(Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2020.) 



De acordo com as orientações da norma citada, das intervenções que atuam na prevenção primária da HA, o fator que, isoladamente, leva a uma maior redução na pressão arterial sistólica é: 

Alternativas
Q2332094 Medicina
Em pacientes que se apresentam com quadro sugestivo de síndrome coronariana aguda, nos quais o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio não está estabelecido, os biomarcadores cardíacos são úteis para confirmar tal diagnóstico. Além disso, eles  fornecem importantes informações prognósticas, na medida em que existe uma direta associação entre a elevação dos marcadores séricos e o risco de eventos cardíacos a curto e médio prazo. Considerando tal contexto, de acordo com as orientações das Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre angina instável e infarto agudo do miocárdio sem supradesnível do segmento ST, em relação às troponinas, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2332095 Medicina

A classificação do Diabetes Mellitus (DM) permite o tratamento adequado e a definição de estratégias de rastreamento de comorbidades e complicações crônicas. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomenda a classificação baseada na etiopatogenia do diabetes, que compreende o diabetes tipo 1 (DM1), o diabetes tipo 2 (DM2), o diabetes gestacional (DMG) e outros tipos de diabetes


(Classificação do Diabetes – Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2023.) 



De acordo com as orientações da norma citada da SBD, sobre o diagnóstico de tal doença, assinale a afirmativa INCORRETA.  

Alternativas
Q2332096 Medicina

Os objetivos do tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) são: redução de sintomas, que inclui alívio da dispneia e da tosse; melhora do estado de saúde e da tolerância ao exercício; redução de riscos, que engloba mitigar a progressão da doença; prevenção e tratamento das exacerbações; e, redução da mortalidade. Sobre o tratamento dos pacientes com DPOC, analise as afirmativas a seguir.


I. Exacerbadores pouco sintomáticos e sem limitação funcional grave (VEF1 > 50%) podem ser tratados, inicialmente, com apenas um broncodilatador de longa duração.


II. Para os exacerbadores mais sintomáticos ou com limitação funcional mais grave, há a possibilidade de se iniciar o tratamento com a associação LABA + LAMA ou, caso o paciente já esteja em uso dessa combinação, acrescentar um CI, determinando a terapia tripla.


III. A associação LABA + CI é indicada em pacientes com fenótipos específicos, como aqueles com asma associada à DPOC ou com eosinofilia sérica ou no escarro.



De acordo com as recomendações para o Tratamento Farmacológico da DPOC, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, está correto o que se afirma em (Considere: LABA: β2-agonista de longa duração; LAMA: Anticolinérgico de longa duração; CI: Corticoide inalatório; VEF1: Volume expiratório forçado no 1º segundo.

Alternativas
Q2332097 Medicina

Paciente, 42 anos, evolui com episódios recorrentes de angioedema em lábios, língua e escroto. Há 16 horas, após partida de futebol, iniciou quadro exuberante de angioedema, associado a dor abdominal, náuseas e vômitos. Ao exame físico, estado geral regular, pressão arterial limítrofe, FC 120 bpm, com as seguintes lesões de pele, avermelhadas e não pruriginosas:   



Imagem associada para resolução da questão


Considerando a principal hipótese diagnóstica, qual o melhor tratamento para a crise aguda?  

Alternativas
Q2332098 Medicina

Analise o caso clínico hipotético a seguir para responder à questão. Leia-o atentamente.


Homem, 20 anos, com episódios de pneumonia de repetição, linfonodomegalias, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia. Realizada dosagem de IgG e IgA, em duas medidas, com intervalo de 3 semanas, que detectaram valores baixos. 

Qual o diagnóstico mais provável? 
Alternativas
Q2332099 Medicina

Analise o caso clínico hipotético a seguir para responder à questão. Leia-o atentamente.


Homem, 20 anos, com episódios de pneumonia de repetição, linfonodomegalias, hepatoesplenomegalia e plaquetopenia. Realizada dosagem de IgG e IgA, em duas medidas, com intervalo de 3 semanas, que detectaram valores baixos. 

A doença predispõe, mais frequentemente, aos seguintes tipos de neoplasias:  
Alternativas
Q2332100 Medicina

A informação a seguir contextualiza a questão. Leia-a atentamente. 



A hipogamaglobulinemia primária é caracterizada por níveis reduzidos de imunoglobulina, sendo necessária a exclusão de causas secundárias como medicamentos ou outras doenças.  

São medicamentos que causam hipogamaglobulinemia, EXCETO:  
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: A
5: B
6: A
7: D
8: B
9: A
10: D
11: C
12: C
13: D
14: D
15: B
16: A
17: B
18: D
19: B
20: B