Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Friburgo - RJ 2023 para Técnico de Enfermagem de Família

Foram encontradas 15 questões

Q2315032 Enfermagem
Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, Evento Adverso Pós-Vacinação – EAPV, é qualquer ocorrência médica indesejada após a vacinação, não possuindo necessariamente uma relação causal com o uso de uma vacina ou outro imunobiológico (imunoglobulinas e soros heterólogos), isto é, sintoma, doença ou achado laboratorial anormal. Sobre os eventos adversos pós-vacinação (EAPV), é correto afirmar que:
Alternativas
Q2315033 Enfermagem
Saúde sexual é uma estratégia para a promoção da saúde e do desenvolvimento humano (COLEMAN, 2011) e integra aspectos somáticos, emocionais, intelectuais e sociais do ser sexual, de maneiras que são positivamente enriquecedoras e que melhoram a personalidade, a comunicação, o prazer e o amor (WHO, 1975). Geralmente, o termo “sexo seguro” é associado ao uso exclusivo de preservativos. Por mais que o uso de preservativos seja uma estratégia fundamental a ser sempre estimulada, ele possui limitações. Sobre a prevenção para uma prática sexual segura, são consideradas medidas importantes e complementares, EXCETO:
Alternativas
Q2315034 Enfermagem
O rastreamento do câncer do colo de útero é uma tecnologia da atenção primária; os profissionais de enfermagem atuantes nesse nível de atenção devem conhecer o método, a periodicidade e a população-alvo recomendados, sabendo, ainda, orientar as mulheres sobre o preparo para realização do exame. Sobre o exame Papanicolau, o técnico de enfermagem de família deverá orientar que:
Alternativas
Q2315035 Enfermagem
A triagem neonatal a partir da matriz biológica, também conhecida como “teste do pezinho”, é um conjunto de ações preventivas, responsáveis por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas, endocrinológicas e infecciosas para que eles possam ser tratados em tempo oportuno, evitando as sequelas e, até mesmo, a morte. A coleta da amostra de sangue é um procedimento da enfermagem e o técnico de enfermagem da família está habilitado, conforme previsto na lei do exercício profissional. Sobre cuidados e orientações a respeito do teste do pezinho, recomenda-se que:
Alternativas
Q2315036 Enfermagem
A atenção básica realiza prioritariamente ações de prevenção e detecção precoce e atua, em relação ao câncer de mama, nos quatro níveis de prevenção. Em relação à prevenção secundária, realiza-se rastreamento mamográfico conforme indicação e coordena o cuidado dos casos positivos, fazendo a ponte com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde quando necessário e apoiando a família de forma integral; dá atenção às queixas de alterações reportadas e realiza a investigação necessária visando à detecção precoce, encaminhando para a atenção especializada quando indicado. A faixa de idade preconizada pelo Ministério da Saúde, para rastreio do câncer de mama em mulheres, é de:
Alternativas
Q2315037 Enfermagem
A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) está inserida no contexto da Vigilância Epidemiológica, considerada como o sistema de coleta, análise e disseminação de informações relevantes para a prevenção e o controle de problemas em saúde pública. Aferir as medidas antropométricas adequadamente é uma das funções do profissional técnico de enfermagem de família. Para aferir corretamente o comprimento de crianças menores de 2 anos de idade deve-se:
Alternativas
Q2315038 Enfermagem
O rastreamento é a realização de testes diagnósticos em pessoas assintomáticas, a fim de estabelecer o diagnóstico precoce (prevenção secundária), com o objetivo de reduzir a morbimortalidade do agravo rastreado (GATES, 2001; WILSON; JUNGNER, 1968). Diferentemente de outros rastreamentos, o rastreamento das ISTs não identifica apenas uma pessoa; ao contrário, estará sempre ligado a uma rede de transmissão. Quando não identificado e tratado o agravo na(s) parceria(s), este se perpetua na comunidade e expõe o indivíduo à reinfecção, caso não se estabeleça a adesão ao uso de preservativos. O rastreamento de HIV e Sífilis é recomendado para os seguintes subgrupos populacionais, EXCETO:
Alternativas
Q2315039 Enfermagem
Os “certos” na prática de administração de medicamentos devem ser compreendidos como precauções de riscos para o paciente e para o exercício profissional. Dessa forma, quando o profissional de enfermagem estiver diante de uma prescrição de medicamentos, é de extrema relevância a verificação dos “certos”. Qual das precauções a seguir não constitui um dos 9 “certos”?
Alternativas
Q2315040 Enfermagem
Quando há necessidade de administrar de 3 a 4 ml de medicamento por via intramuscular, o recomendado é dividir a região dorsoglútea em quatro quadrantes.

Imagem associada para resolução da questão


Sendo assim, é necessário delimitar o quadrante superior externo com um triângulo ou subdividir a região glútea em quadrantes para possibilitar um adequado distanciamento do nervo:
Alternativas
Q2315041 Enfermagem
Paciente com quadro de odinofagia há 3 dias procura atendimento médico. Ao exame físico, apresentou hiperemia de faringe e tonsilas purulentas. Foi prescrito penicilina benzatina 1.000.000 UI intramuscular reconstituído em 3 ml de SF 0,9%. Disponível apenas frasco-ampola com 1.200.000 UI. Quantos ml devem ser administrados no paciente para atender a dose prescrita? 
Alternativas
Q2315042 Enfermagem
Durante o período pré-operatório, os pacientes ficam em jejum absoluto e, neste período, devem receber aporte calórico adequado para evitar hipoglicemia.
Prescrição médica:
1 – Jejum. 2 – Soro glicosado a 10% – 500 ml em bomba de infusão contínua em 8 horas.

Disponível na unidade:
Soro glicosado 5% – 500 ml. Glicose 50% – 10 ml.

Quantos ampolas de glicose a 50% deverão ser utilizadas para transformar o soro glicosado de 5% para 10%?
Alternativas
Q2315043 Enfermagem
Os sinais vitais (SSVV) são os “sinais de vida”, que indicam o funcionamento interno dos órgãos do paciente; analise-os.

• T: Temperatura axilar. • FC: Frequência cardíaca. • PA: Pressão arterial. • FR: Frequência respiratória.

Ao se aferir SSVV de um paciente adulto internado em sua unidade, foram obtidos os seguintes dados: T: 36,1 °C; FC: 108 bpm/min; PA: 115x79 mmHg; FR 22 rpm. Assinale a alternativa que apresenta correta e sequencialmente os dados obtidos do paciente.
Alternativas
Q2315044 Enfermagem
Considera-se infração ética a ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. São consideradas penalidades éticas impostas pelo Conselho Regional de Enfermagem, EXCETO:
Alternativas
Q2315045 Enfermagem
O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, em seu Art. 12º, estabelece que é dever do profissional de enfermagem assegurar à pessoa, à família e à coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. Das situações hipotéticas relacionadas a seguir é caracterizada como imperícia:
Alternativas
Q2315046 Enfermagem
O monitoramento do balanço hídrico constitui uma ferramenta de suma importância para a equipe multiprofissional direcionar os cuidados e o tratamento do paciente. É obtido pela aferição da diferença entre os líquidos recebidos e eliminados pelo paciente durante um período de tempo:


Imagem associada para resolução da questão

Obs: todos os volumes apresentados estão em ml.
Com base nas anotações das 12 horas do plantão diurno, descartando-se as perdas insensíveis e, ainda considerando-se os líquidos administrados via parenteral (adm) + por via oral/sonda e diurese, assinale, a seguir, o balanço hídrico do paciente.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: D
5: D
6: B
7: D
8: D
9: B
10: B
11: D
12: D
13: D
14: A
15: A