Questões de Concurso Público Prefeitura de Orlândia - SP 2023 para Agente de Combate a Endemias

Foram encontradas 9 questões

Q2144128 Enfermagem
Trata-se de um valor numérico que define a densidade larvária do Aedes aegypti em amostras coletadas em residências. Tal parâmetro, utilizado como referência para medir o nível de infestação do mosquito, denomina-se: 
Alternativas
Q2144130 Enfermagem
O profissional PDS, 35 anos, Agente de Combate a Endemias, constatou diversos casos de esquistossomose e dengue em seu município de atuação. A notificação desses casos (notificação compulsória) é realizada pelo sistema de informação comumente reportado pela sigla: 
Alternativas
Q2144131 Enfermagem
São consideradas as atividades dos profissionais Agente de Combate a Endemias no controle da dengue, nos termos do Ministério da Saúde, EXCETO:
Alternativas
Q2144132 Enfermagem
O morador rural nomeado JP, 75 anos, apresentou-se na emergência do hospital municipal com febre alta, manchas vermelhas na pele e dores na cabeça, músculos e regiões articulares. Ao ser examinado pelo médico plantonista, foram encontrados diversos carrapatos em sua pele. Segundo o médico, a sintomatologia apresentada é típica da doença transmitida pelo carrapato denominada: 
Alternativas
Q2144133 Enfermagem
Um estudo científico publicado na revista “Cadernos de Saúde Pública”, em 2001, relatou a ocorrência de um surto de esquistossomose aguda na praia de Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil. Segundo o manuscrito, 662 pessoas tiveram diagnóstico positivo para Schistosoma mansoni. A infecção humana em massa ocorreu devido às chuvas pesadas, que provocaram a enchente do Rio Ipojuca. As águas invadiram as residências e expuseram as famílias às cercárias durante semanas, até que as águas baixassem. A transmissão da esquistossomose pode ocorrer quando o indivíduo suscetível entra em contato com: 
Alternativas
Q2144134 Enfermagem
A aplicação de inseticida conhecido como “fumacê” é uma das alternativas utilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à forma adulta do Aedes aegypti, o qual é capaz de transmitir:
Alternativas
Q2144135 Enfermagem
Debbie, mãe de três filhos, enfermeira, participou do programa Naked and Afraid (Largados e Pelados) do canal de TV americana Discovery e sobreviveu por 21 dias no Lago SuramaGuiana, um lugar repleto de cobras venenosas e mosquitos palha. Como herança de toda a exposição na selva e sem acesso aos devidos métodos de prevenção, Debbie (assim como seu parceiro de edição) contraiu Leishmaniose cutânea (tegumentar). Sobre as medidas profiláticas contra as Leishmanioses, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2144136 Enfermagem
“Foi durante uma refeição de sangue que o inseto vetor Triatominae (ou barbeiro) infectado liberou tripomastigotas (forma infectante) em suas fezes, perto do local da mordida. Estas formas do parasito entraram no hospedeiro através da ferida e passaram a invadir as células próximas ao local da inoculação, onde se diferenciam em amastigotas intracelulares. As amastigotas se multiplicam e, logo após, se diferenciam em tripomastigotas, antes de causarem a eclosão da célula e infectarem outras novas células em diversos tecidos.” O protozoário de que trata a descrição, transmitido pelo bicho Barbeiro, causa a doença nomeada: 
Alternativas
Q2144137 Enfermagem
Era uma manhã de segunda-feira quando a profissional SDL, 32 anos, Agente de Combate a Endemias, recebeu o chamado para avaliar uma infestação de mosquitos transmissores da dengue. Quando chegou ao local, viu que a situação era ainda pior do que esperava. A população local estava sofrendo com o aumento dos casos da doença; a infestação de mosquitos era alarmante. Sem hesitar, a profissional providenciou a administração de inseticida químico UBV (ultrabaixo volume), com nebulizador veicular. São cuidados recomendados durante o trabalho com UBV, EXCETO: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: A
6: A
7: D
8: A
9: C