Questões de Concurso Público Prefeitura de Orlândia - SP 2023 para Dentista A

Foram encontradas 10 questões

Q2161680 Odontologia
A classificação das doenças periodontais elaborada pela Federação Europeia de Periodontia e Academia Americana de Periodontia (2017) divide a gengivite em alguns tipos. São consideradas características da gengivite em periodonto reduzido em paciente estável, EXCETO: 
Alternativas
Q2161681 Odontologia
Paciente, 60 anos idade, sexo masculino, fumante; foi diagnosticado com carcinoma espinocelular na borda esquerda da língua. O estadiamento feito para a lesão foi: T2/N1/M1. A descrição correta deste estadiamento é:
Alternativas
Q2161682 Odontologia
Caracteriza-se por dilatação dos vasos sanguíneos, permeabilidade vascular com exsudato plasmático rico em neutrófilos e migração de leucócitos provenientes dos vasos sanguíneos para o meio intersticial da região afetada. O edema exsudativo inflamatório formado aumenta a pressão hidrostática tecidual, comprimindo as fibras nervosas sensoriais, que respondem com dor intensa e espontânea. Os sinais e os sintomas clínicos são dor espontânea intensa e localizada. Comumente o paciente relata sensação de “dente crescido” e ligeira mobilidade dental. O teste de percussão vertical aumenta a pressão na região apical, exacerbando a sensação dolorosa. A pressão da região periapical e a sensação dolorosa podem também ser desencadeadas com a oclusão dos dentes durante a mastigação.
(Souza-Neto, 2022.)
Considerando as informações, qual é a patologia periapical descrita?
Alternativas
Q2161683 Odontologia
Ao avaliar uma radiografia panorâmica de um paciente com 35 anos de idade, sexo masculino, leucoderma, o cirurgião-dentista percebeu que havia uma imagem relacionada ao terceiro molar inferior direito ainda não erupcionado, com as seguintes características: radiolúcida; unilocular; e, com osteogênese reacional associada à coroa começando a partir da junção amelocementária. Considerando as informações, é possível reiterar que o diagnóstico trata-se de cisto 
Alternativas
Q2161684 Odontologia
Estratégias visando à remoção ou controle do biofilme acumulado sobre as superfícies dentárias são altamente efetivas no controle da cárie dentária, visto que a presença de biofilme dentário trata-se de condição essencial para o desenvolvimento de lesões cariosas. Entre as modalidades de aplicação de flúor, a escovação com dentifrício fluoretado é a única que combina a desorganização periódica do biofilme com a administração frequente de F ao ambiente bucal.
(Magalhaes, 2020.)
Considerando que além do efeito sobre a cárie dentária, os dentifrícios possibilitam a incorporação de agentes com finalidade cosmética e/ou terapêutica, analise as afirmativas a seguir.
I. O fluoreto de sódio e o fluoreto de estanho são sais fluoretados inorgânicos altamente solúveis, conferindo liberação imediata de íons flúor ao meio bucal. O estanho liberado a partir do fluoreto de estanho tem ação antibacteriana, mas pode causar manchamento da estrutura dentária.
II. O fluoreto de amina é um composto orgânico com ação anticárie (fluoreto) e antibacteriana (amina). É compatível com o carbonato de cálcio.
III. No monofluorfosfato de sódio, o fluoreto está covalentemente ligado ao íon fosfato e requer hidrólise enzimática (fosfatases presentes na saliva e no biofilme) para liberar os íons flúor. Embora essa liberação seja mais lenta em comparação aos compostos supracitados, a maior vantagem do MFP é a compatibilidade com o carbonato de cálcio, permitindo formulações com menor custo
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2161685 Odontologia
Paciente, 30 anos de idade, chegou ao serviço de urgências odontológicas com quadro de avulsão do dente 11 durante uma partida de futebol. O dente estava com a raiz íntegra; foi reimplantado no local do acidente e não havia fratura óssea. De acordo com as informações, é correto afirmar que o dente deve ser estabilizado por
Alternativas
Q2161686 Odontologia
Determinado paciente procurou atendimento odontológico e, durante a anamnese, relatou ao profissional ter um diagnóstico de Doença de Von Willebrand. Sobre tal doença, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2161687 Odontologia
Cimento de Ionômero de Vidro (CIV) é um termo geral utilizado para materiais restauradores baseados em uma reação ácido- -base, entre um pó de vidro e o ácido poliacrílico (líquido) que, misturados, produzem uma massa plástica, que, subsequentemente se torna rígida.
(Scarparo, 2020.)
Considerando que é utilizado em odontopediatria como material restaurador definitivo, restaurador provisório ou selante de fóssulas e fissuras, analise as afirmativas a seguir.
I. Na fase I da reação, o ácido poliacrílico reage com as partículas de vidro, liberando cálcio, sódio, alumínio e flúor, formando um gel de sílica, e dando início ao processo de geleificação.
II. Na fase II, o policarboxilato de cálcio se forma nos primeiros cinco minutos, enquanto o policarboxilato de alumínio, mais resistente e estável, forma-se em 24 horas, conferindo melhores propriedades mecânicas ao material comparadas às iniciais (cinco minutos).
III. Na fase III, ocorre o ressecamento da matriz de hidrogel e policarboxilatos, que pode durar meses. Ao final, o material é caracterizado por partículas de vidro não reagidas circundadas por uma matriz de gel de sílica, unidas quimicamente pela matriz de polissais de cálcio e alumínio.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2161688 Odontologia
Ao planejar uma biopulpectomia no incisivo central superior direito, o cirurgião-dentista previu necessitar de um tempo de anestesia pulpar de 60 minutos para a realização do procedimento. Considerando que o paciente não é ansioso, é normoresponsivo, não apresenta problemas sistêmicos e a técnica anestésica será executada com precisão e por bloqueio nervoso, das soluções anestésicas relacionadas NÃO deverá ser utilizada: 
Alternativas
Q2161689 Odontologia
Sobre a cárie, analise as afirmativas a seguir.
I. As lesões de cárie em estágio inicial podem ser confundidas com alguns tipos de defeitos de desenvolvimento do esmalte, com ou sem perda da estrutura dentária.
II. A lesão de mancha branca é uma alteração pré-irruptiva, associada à presença de biofilme dentário e/ou gengivite marginal. Em superfície vestibular, a lesão de mancha branca se apresenta em formato de meia lua e suas características variam em função da atividade da lesão.
III. Lesões ativas têm aspecto rugoso, opaco e se localizam próximo à margem gengival ou no fundo de cicatrículas e fissuras, quando em dentes posteriores. As lesões inativas se caracterizam pelo aspecto liso, brilhante e podem se localizar em regiões não retentivas para o biofilme.
Está correto o que afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: C
6: D
7: D
8: B
9: A
10: C