Questões de Concurso Público Prefeitura de Orlândia - SP 2023 para Médico Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q2161400 Veterinária
Quando há a suspeita de doenças de classificações epidemiológicas devemos preparar o material coletado para o laboratório realizar a análise patológica de maneira adequada com o devido acondicionamento para não perdermos os possíveis agentes causadores da afecção e contaminarmos o local e outros animais/humanos. Assim, no caso de suspeita de raiva em um rebanho de gado leiteiro com a vacinação anual, segundo o calendário recomendado, qual material deverá ser enviado ao laboratório? A amostra coletada deverá estar conservada em quais condições? 
Alternativas
Q2161401 Veterinária
O Ministério da Agricultura e Pecuária publicou em seu site a Instrução Normativa nº 50/2013 da qual obriga qualquer cidadão, bem como todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal, notificar doenças obrigatórias (compulsórias). Elas deverão ser notificadas no prazo máximo de 24 horas de seu conhecimento, quando houver suspeita ou ocorrência de qualquer doença listada no Anexo desta Instrução Normativa se:
I. Ocorrer pela primeira vez ou reaparecer no país, zona ou compartimento declarado oficialmente livre.
II. Qualquer nova cepa de agente patogênico ocorrer pela primeira vez no país, zona ou compartimento.
III. Ocorrerem mudanças repentinas e inesperadas nos parâmetros epidemiológicos como: distribuição, incidência, morbidade ou mortalidade de uma doença que ocorre no país, unidade federativa, zona ou compartimento.
IV. Ocorrerem mudanças de perfil epidemiológico, como mudança de hospedeiro, de patogenicidade ou surgimento de novas variantes ou cepas, principalmente se houver repercussões para a saúde pública.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2161402 Veterinária
São consideradas doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito, segundo a Instrução Normativa nº 50/2013:
Alternativas
Q2161403 Veterinária
O Ministério da Saúde promove, anualmente campanhas para a população sobre as principais zoonoses e suas formas de contágio, pois estima-se que cerca de 6 em cada 10 doenças infecciosas que acometem homens e mulheres sejam transmitidas por animais. As doenças zoonóticas podem ser causadas por vírus; bactérias; parasitas; ou, fungos. Considerando que as principais formas de transmissão são por: contato direto; indireto; alimentos; e, vetores, analise as afirmativas a seguir.
I. Criptococose: causada por uma bactéria chamada Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii. A doença é transmitida pela aspiração da bactéria, que costuma estar presente nas fezes de aves, sendo o pombo o principal hospedeiro. Entre os sinais clínicos encontra-se tosse seca.
II. Esporotricose: é uma micose subcutânea provocada pelos fungos do gênero Sporothrix. A infecção ocorre, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; arranhadura de animais doentes, sendo o gato o mais comum. Em casos mais graves pode gerar dores articulares severas.
III. Hantavirose: é uma zoonose viral aguda causada por um vírus RNA, pertencente à família Bunyaviridae, gênero hantavírus. A infecção humana por hantavirose ocorre mais frequentemente pela inalação de aerossóis, formados a partir da urina, fezes e saliva de roedores silvestres infectados. Na fase inicial, a hantavirose pode causar: dor de cabeça, dor na região lombar e sintomas gastrointestinais, podendo evoluir para alterações cardiopulmonares de forma rápida deixando paciente crítico.
IV. Tularemia: é uma doença febril causada por Francisella Tularensis, que é um pequeno bacilo aeróbio pleomórfico, Gram-negativo. Sua transmissão ocorre pela ingestão de alimentos contaminados, mordidas de vetores artrópodes infectados como o carrapato, inalação, ingestão de carnes de coelho, sendo muito comum no Sul do Brasil e nos EUA. Os sintomas são lesões ulcerativas locais e linfadenopatia regional.
V. Leishmaniose visceral: é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Anopheles darlingi.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2161404 Veterinária
As matérias-primas de origem animal obtidas de forma irregular são responsáveis pela veiculação das mais variadas espécies de micro-organismos, muitos deles patogênicos para o homem. São considerados micro-organismos causadores de doenças transmissíveis por alimentos, EXCETO:
Alternativas
Q2161405 Veterinária
O Ministério da Saúde divulgou em março do ano passado, um boletim epidemiológico especial que reuniu dados sobre zoonoses e doenças de transmissão vetorial em áreas indígenas. A divulgação do panorama marcou o “Dia do Índio”. O objetivo foi auxiliar a execução de políticas públicas de saúde voltadas para a população indígena. O boletim foi uma produção da Coordenação-Geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial (CGZV) do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e da Coordenação de Gestão da Atenção da Saúde Indígena (COGASI), do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, visando à diminuição das zoonoses nestas áreas. Mediante os dados relatados, qual zoonose é conhecida como Bacilo de Koch?
Alternativas
Q2161406 Veterinária
O perfil epidemiológico das Doenças de Transmissão Alimentar (DTA) e das Doenças Diarreicas Agudas (DDA) vem sofrendo mudanças, tendo em vista, principalmente, o surgimento de novos patógenos denominados emergentes, os quais podem provocar graves manifestações clínicas, óbitos e sequelas resultantes de seu potencial patogênico. De modo geral, caracteriza-se por uma síndrome de anorexia, náuseas, vômito, diarreia, muitas vezes não acompanhada de febre, podendo ser ocasionadas por uma variedade de organismos bacterianos, virais e parasitários. Em relação aos alimentos e/ou micro-organismos mais comumente envolvidos nessas doenças, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2161407 Veterinária
A febre maculosa, uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até as formas graves, com elevada taxa de letalidade. Assinale o gênero considerado como o principal responsável pela transmissão do agente etiológico.
Alternativas
Q2161408 Veterinária
O Tétano é uma infecção causada pela bactéria Clostridium tetani encontrada no solo, água, nas fezes dos animais, galhos, arrames, entre outros. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente, não é uma doença transmitida entre seres humanos ou entre os animais. A transmissão ocorre, geralmente, pela contaminação de um ferimento da pele ou mucosa com a bactéria Clostridium tetani. O período de incubação é curto: em média de 5 a 15 dias, mas pode variar de 3 a 21 dias nos seres humanos, enquanto que nos animais o período de incubação varia de 7 a 21 dias para a maioria das espécies susceptíveis. Em relação aos bovinos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2161409 Veterinária
A giardíase é uma enfermidade que está ligada ao universo das zoonoses; o protozoário apresenta o potencial de parasitar gatos e cães, os quais, por sua vez, excretam cistos pelas fezes, contaminando solos, a rede hídrica e alimentos. Sobre o seu agente etiológico e transmissão, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: C
5: B
6: B
7: D
8: D
9: C
10: C