Questões de Concurso Público Prefeitura de Orlândia - SP 2023 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 8 questões

Q2161341 Terapia Ocupacional
A informação a seguir contextualiza a questão. Leia-a atentamente.

Para KUHN os conceitos velhos, usados, de esquema e referência e teoria são substituídos pelo constructo dinâmico de paradigma, conceituado por um modelo dinâmico de partes principais de conhecimentos, que demonstra como eles se desenvolvem, existem e orientam os esforços de profissionais. O autor institui dois modelos principais, que são: o transversal e o longitudinal. A análise longitudinal demonstra que o método analítico para a perspectiva longitudinal envolve o padrão de aceitação e rejeição de paradigma, formando o processo cíclico que KUHN denomina como revolução.

(KEILHOFNER & BURKE, 1977.)
O debate do pré-paradigma ocorreu entre as escolas de pensamento (Escola de Tratamento Moral Humanístico e a Escola Científica) com relação aos doentes mentais. Na Escola de Tratamento Moral Humanístico, no que concerne à base de conhecimento para tratamento, está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2161342 Terapia Ocupacional
Um modelo é um instrumento de representação, que funciona para descrever a organização entre partes de alguns fenômenos empíricos e para identificar características e relações abstratas que se aplicam a toda uma classe de fenômenos. Os modelos em Terapia Ocupacional, em especial o modelo da ocupação humana, destinam-se a prover os profissionais de instrumentos conceituais modernos, que estão praticamente organizados para a teoria, a pesquisa e a prática.
(Ferrari, s/d.)
Diante do exposto, no que concerne ao modelo de ocupação humana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É produzido em dois estágios, sendo o primeiro constituído para descrever um sistema de referência de sistemas abertos em formação. Já o segundo, conceitos específicos que explicam e descrevem a ocupação são integrados dentro do esquema de referência do sistema aberto.
( ) Organiza os aspectos de motivação, comportamento, cognição, que causam impacto na ocupação do indivíduo, mesmo que os componentes emocionais e cognitivos estejam consignados ao que é produzido pelo homem e o ambiente em seu entorno.
( ) Toda a ocupação humana brota de uma tendência inata, espontânea do sistema humano, ânsia de explorar e dominar o ambiente.
( ) Está baseado na suposição de que a ocupação é um aspecto central da experiência humana.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2161343 Terapia Ocupacional
Para muitas pessoas a aposentadoria é o período de quebra do vínculo com o mundo do trabalho, mas é perceptível uma mudança deste paradigma no Brasil. Para Santos e Moraes (2020), “a continuidade ou a reinserção no contexto laboral possibilita ao indivíduo um ponto de partida para a manutenção da vitalidade, ganhando um novo ânimo para a vida, que não deixa de favorecer também o aspecto financeiro, contribuindo, assim, para a sua renda. Sobre a continuidade ou a reinserção, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2161344 Terapia Ocupacional
De acordo com Barbosa e Mendes (2020), “as órteses são dispositivos aplicados externamente ao corpo humano, de forma temporária, auxiliando na recuperação funcional, tendo como objetivo principal a promoção da aplicação de forças buscando a reestruturação do equilíbrio biomecânico do seguimento comprometido”. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2161345 Terapia Ocupacional
A gestação na adolescência é considerada um problema grave de saúde pública, conforme Nascimento, et al (2017) que ainda complementam que “a gestação nesta fase da vida pode causar sérios comprometimentos biológicos e psicológicos, além de dois eventos acontecerem sinergicamente: a adolescência e a gestação”. As transformações comportamentais e psicossociais que ocorrem na adolescência podem provocar mudanças em seu modo de pensar e agir, no desempenho dos seus papéis sociais e gerar modificações em suas relações com a família, amigos e companheiros e, ainda, na maneira como a adolescente se percebe como ser humano. O terapeuta ocupacional é o profissional de saúde que pode desenvolver sua abordagem com foco
Alternativas
Q2161347 Terapia Ocupacional
O Ministério da Saúde define Acidente Vascular Encefálico (AVE) como “o desenvolvimento acelerado de sinais clínicos de distúrbios focais e/ou globais da função cerebral, de origem vascular, com sintomas de duração igual ou superior a 24 horas”. A Terapia Ocupacional participa ativamente no processo de reabilitação pós-AVE e, em sua intervenção, utiliza as ocupações, que são definidas como aquelas atividades em que as pessoas se envolvem ao longo de suas vidas, que possuem um propósito, significado e utilidade percebida por quem a desenvolve. O terapeuta ocupacional deve considerar em sua atuação:
I. O desenvolvimento de atividades que envolvem o que é significativo e importante para o indivíduo, buscando envolvê-lo nas ocupações que deseja, precisa ou deve fazer, ou modificando a ocupação e/ou o ambiente para melhor apoiar o seu engajamento ocupacional.
II. Os princípios da aprendizagem motora baseados na identificação da melhor manipulação do indivíduo, a tarefa a ser realizada e o ambiente, para assim favorecer os ganhos motores.
III. A facilitação é passiva, fazendo com que seja possível a ativação dos grupos musculares exigidos na execução da atividade, sendo reduzida, gradativamente, de acordo com a progressão do paciente.
IV. De que a atividade proposta deverá ser desafiadora e motivadora ao paciente e que favoreça a capacidade de generalização dos ganhos, na qual um número restrito de experiências no setting terapêutico extrapolam para infinitas situações de sua vida.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2161348 Terapia Ocupacional
Conforme Bezerra & Souza (2018), a realidade virtual se caracteriza pelo uso da tecnologia tridimensional, envolvendo a interação do paciente com o ambiente virtual em simulações da vida real, sendo utilizada em diversos contextos. Na saúde, este recurso é empregado como ferramenta de aprendizagem profissional e como um recurso no tratamento de inúmeros acometimentos com várias clientelas, para diversos objetivos. A Terapia Ocupacional é uma profissão definida pelo uso terapêutico de ocupações em indivíduos ou grupos com o propósito de melhorar ou possibilitar a participação em papéis, hábitos e rotinas em diversos contextos (AOTA). Nos serviços de reabilitação, o terapeuta ocupacional tem como objetivos; marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Promover o engajamento e a participação em atividades significativas para o sujeito, podendo propor e realizar adaptações e modificações capazes de promover o melhor desempenho e a satisfação do sujeito em seu cotidiano.
( ) Possibilitar, através de um recurso lúdico e do interesse da criança e do jovem, que novas habilidades possam ser adquiridas, potencializando o processo de reabilitação social, tanto lazer quanto trabalho.
( ) Integrar o usuário no ambiente virtual por meio do envolvimento através de estímulos cognitivos, físico e motor, permitindo, assim, que o indivíduo permaneça em frente à tela o maior tempo possível.
( ) Desenvolver habilidades e promover a autonomia e a independência, considerando as possiblidades que os sujeitos apresentam, a partir de fatores diversificados, bem como intervir nos possíveis prejuízos relacionados ao desempenho das atividades cotidianas.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2161349 Terapia Ocupacional
A reabilitação do paciente queimado perpassa por todos os estágios de sua recuperação. É de extrema importância que ainda no ambiente hospitalar haja atendimentos com profissionais variados, a fim de evitar problemas como deformidades, e já começar a readaptação do cotidiano pós-alta. Tais profissionais são fundamentais nessa etapa do tratamento, visto que cada um, com seus objetivos e ações, contribui para a melhor e mais rápida recuperação. No entanto, a reabilitação deverá ocorrer 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: B
5: C
6: D
7: C
8: B