Questões de Concurso Público Prefeitura de Santana da Vargem - MG 2023 para Enfermeiro III
Foram encontradas 8 questões
A meningite pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção. São consideradas vacinas contra as formas mais graves da meningite disponíveis na rede pública de saúde, EXCETO:
A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil; é uma doença febril que tem se mostrado de grande importância em saúde pública nos últimos anos; Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença; porém, as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue. Acesso em: 25/04/2023.)
Considerando a notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, podemos afirmar que a dengue é uma doença que:
Em relação à retinopatia diabética, uma complicação microvascular comum e específica do Diabetes Mellitus (DM), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Consiste em uma complicação ocular em portadores de DM.
( ) Por ser um dano irreversível, o diagnóstico e o tratamento precoces não melhoram o prognóstico desta complicação diabética.
( ) O rastreio para a retinopatia diabética deve ser iniciado em todos os adultos com DM tipo 2 ao ser diagnosticada a doença.
( ) O rastreio para a retinopatia diabética deve ser iniciado em todos os adultos com DM tipo 1 ao completar cinco anos de duração da doença.
A sequência está correta em
O haloperidol é um medicamento antipsicótico de primeira geração, cuja função primária é a redução dos sintomas positivos dos transtornos psíquicos graves e consiste em uma das drogas mais utilizadas para esquizofrenia e em emergências comportamentais agudas. O haloperidol decanoato pode ser utilizado em surtos agudos; porém, nas práticas clínicas, é empregado em tratamento de manutenção quando ele se mostra ineficaz, ou seja, para aqueles pacientes que se apresentam com dificuldade na adesão ao uso contínuo do antipsicótico, permitindo uma ampliação do intervalo entre as administrações medicamentosas e, neste caso, a sua administração ocorre por via:
Considerando que a toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, analise as afirmativas a seguir.
I. Podem ser observadas complicações musculares.
II. Quando corretamente medicada observa-se grande possibilidade de cura da doença.
III. Por não ter manifestações evidentes, o diagnóstico da doença é feito com exame de sangue.
IV. O fato da mulher ser infectada durante o período gestacional não gera preocupação quanto à saúde do feto por não haver risco de transmissão vertical.
Está correto o que se afirmar apenas em
O pré-natal visa assegurar a redução dos riscos maternos e fetais através da avaliação frequente deste binômio e permite a identificação de alterações e o início de tratamentos precoces. Orienta e esclarece dúvidas à gestante e seus familiares sobre o ciclo gravídico e puerperal. De acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, estão entre os exames complementares rotineiramente solicitados no pré-natal os que visam a detecção das seguintes doenças, EXCETO:
O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil.
(Ministério da Saúde, 2015.)
Porém, em algumas situações, há contraindicação temporária ou permanente do aleitamento materno. Dentre elas estão, EXCETO:
Considerando que quantificar o risco do paciente hipertenso, ou seja, desenvolver doença cardiovascular em algum período de tempo da sua vida é parte essencial do processo de acompanhamento destes indivíduos e que tal ação pode nortear estratégias preventivas e de tratamento de complicações, sobrea a estratificação de risco cardiovascular nesta população é possível afirmar que há uma relação causal, linear e contínua entre o aumento da pressão arterial e o risco de doença cardiovascular: