Questões de Concurso Público SEGEP-RO 2023 para Analista de Desenvolvimento - Fonoaudiologia
Foram encontradas 50 questões
I. O músculo tireoaritenoideo (TA): músculo par que compõe o corpo das pregas vocais. Ele aduz, abaixa, encurta e espessa a prega vocal, deixando a borda arredondada.
II. O músculo cricotireoideo (CT): músculo ímpar, com ação adutora primária das pregas vocais. É o menor músculo intrínseco da laringe, aduz a prega vocal na posição mediana, eleva, estira e encurta.
III. O músculo cricoaritenoideo posterior (CAP): músculo par, sendo o único abdutor das pregas vocais. Além de abduzir, ele eleva, alonga e afila a prega vocal.
IV. O músculo aritenoideo (A): músculo único, com ação adutora. Seu efeito global aproxima e aduz as cartilagens aritenoideas, gerando compressão medial glótica para fechar a glote posterior.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Utilizar de sua posição hierárquica para impedir, prejudicar ou dificultar que seus subordinados realizem seus trabalhos ou atuem dentro dos princípios éticos e bioéticos.
II. Permitir que seu nome conste do quadro de funcionários de qualquer instituição, sem nela exercer suas funções.
III. Submeter-se a qualquer disposição estatutária ou regimental, pública ou privada, que limite a autonomia profissional e as normativas emanadas pelo Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia.
IV. Obter vantagens ilícitas pessoais quando na condição de proprietário, sócio ou dirigente de empresas ou instituições prestadoras de serviços fonoaudiológicos.
Atende ao questionamento o que se afirma em
I. O modelo de ciclos modificado é composto de ciclos de terapia, sendo que, em cada ciclo, dois processos-alvo são trabalhados, através de um som-alvo. O objetivo principal é facilitar a emergência de padrões fonológicos por meio do treino articulatório de segmentos fonêmicos.
II. O modelo metaphon visa promover mudanças no sistema fonológico pelo desenvolvimento e utilização da consciência metalinguística, maximizando as oportunidades de aprendizagem oferecidas à criança.
III. O modelo de pares mínimos é indicado quando há poucos processos fonológicos. A ênfase ocorre em relação à função dos fonemas e tem os seguintes níveis de treinamento: percepção; imitação; nomeação independente; pares mínimos; e, sentenças.
IV. Na hierarquia implicacional, considera-se que a ocorrência de uma fricativa implica necessariamente na ocorrência de uma plosiva ou líquida, assim como a ocorrência de uma distinção de sonoridade implica na ocorrência de uma distinção coronal entre as obstruintes posteriores e glides.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) A capacidade metafonológica é importante para a aprendizagem da linguagem escrita, uma vez que a escrita alfabética codifica entradas lexicais no nível fonêmico.
( ) O desenvolvimento da sensibilidade para níveis mais profundos de estruturas fonológicas, o acesso lexical mais rápido e o uso eficiente da alça fonológica para codificar informações na memória operacional não têm relação com a reestruturação progressiva das palavras no léxico, em resposta à aquisição de um maior número de palavras fonologicamente semelhantes.
( ) A rede de conexões semânticas continua seu desenvolvimento durante os anos escolares. Por volta dos nove anos, ocorre uma mudança em direção ao domínio conceitual das relações taxonômicas.
( ) Após o aumento inicial do vocabulário ocorre o refinamento no nível semântico, pelas frequentes exposições às palavras por períodos de semanas, meses ou anos. Trata-se de um processo lento, que envolve a formação de uma rede de relações entre as palavras, por meio de categorizações semânticas.
A sequência está correta em