Questões de Concurso Público SEGEP-RO 2023 para Analista de Desenvolvimento Social - Psicologia
Foram encontradas 6 questões
( ) Todos os modelos de intervenção psicossocial preconizam, de uma forma geral, uma intervenção com duas etapas principais ao longo de todo o processo: avaliação e intervenção.
( ) A intervenção psicossocial fornece informação, conforto, suporte e apoio nas necessidades emocionais e instrumentais e desempenha um papel fundamental na forma como podem lidar com os incidentes críticos.
( ) A comunicação eficaz é uma ferramenta fundamental dessa modalidade de intervenção, visto que em situações de crise, emergência ou catástrofe, assegura escuta ativa com empatia, clareza, franqueza e cordialidade às pessoas.
( ) A informação adequada aos diferentes contextos e níveis de desenvolvimento, enquanto forma de psicoeducação, sobre as reações, formas de lidar e consequências comuns em situações de estresse e trauma, favorece conhecimento acerca dos estados emocionais.
( ) A capacidade para lidar com os silêncios que, neste contexto, são necessariamente similares aos silêncios de uma intervenção psicoterapêutica, a par da capacidade de gestão do espaço pessoal e da resposta eficaz às necessidades da pessoa em crise, funcionam como dificultadores ou impeditivos da comunicação.
A sequência está correta em
( ) O uso da cocaína pode produzir um transtorno psicótico induzido devido à ação da droga causada no organismo e ter sintomas parecidos com um surto esquizofrênico ou até mesmo um episódio de mania psicótica.
( ) Existe uma única razão em específico capaz de explicar para todos os indivíduos por qual motivo passam a fazer uso de substâncias ou quando e o porquê determinado uso se transfigura um transtorno destrutivo para a pessoa e para a sociedade.
( ) O risco do uso de Cannabis no período da adolescência tem sido associado com o desenvolvimento de transtorno psicótico, em particular a esquizofrenia, representando índices necessários para a atribuição de causalidade através de vários fatores.
( ) Comumente os indivíduos tendem a assumir e reconhecer que o uso de álcool seja um obstáculo em sua vida, pois percebem que usam a bebida de maneira perigosa e prejudicial, com tendência a apresentar dificuldade de parar ou de manter o controle sobre a quantidade ingerida.
( ) Vários pontos são importantes nos transtornos por uso de substâncias; pode-se considerar que a diminuição da autoestima contribui para esses processos, uma vez que acontece associada com a diminuição de certos interesses, do autocuidado, do autorrespeito, acarretado sentimentos de solidão e vazio.
A sequência está correta em
I. Como um processo que tem o desafio de estabelecer medidas por meio de políticas públicas, a luta antimanicomial busca dar outro sentido para a saúde mental, que oferta o protagonismo para a reabilitação do sujeito acometido por algum adoecimento mental, através da reabilitação dessas pessoas de forma integral e sua reinserção no contexto familiar e social.
II. Cuidar da saúde mental passou a ter como foco o controle da sintomatologia dos pacientes e os desafios de criar contornos equiparáveis e de proteção da vida através de um caráter técnico-assistencial, que visa o processo de institucionalização como um mecanismo de autonomia e escolha de cada indivíduo com o objetivo do cuidado mais humanizado.
III. Felizmente, após a luta antimanicomial, eliminou-se a lógica que era capaz de entender a pessoa dita como louca por um viés patologizado, suscetível a mecanismos de controle da vida, que acarreta na diminuição da potência do sujeito em relação a sua própria existência em detrimento daquilo que é considerado em seu processo terapêutico, pela garantia de seus direitos e participação social.
IV. Com todos os avanços nas legislações, na assistência e cultura do país, a lógica manicomial pode ser vista como uma ferida que ainda não se fechou, pois, em diversos momentos, existem pessoas em sofrimento mental ou em uso de substâncias químicas, que não recebem tratamento adequado, sendo internadas muitas vezes involuntariamente em instituições que privam a liberdade com argumento de ser terapêutico.
V. Visando à promoção de saúde mental, os programas de leitos psiquiátricos de longa permanência não são incentivados; caso exista a necessidade de internações psiquiátricas, elas devem ocorrer na esfera dos hospitais gerais de curta duração com o propósito da desinstitucionalização, além de objetivar a constituição de redes de dispositivos diversos que possibilitem uma atenção ao paciente em todo seu território.
Está correto o que se afirma apenas em