Questões de Concurso Público SEGEP-RO 2023 para Analista de Desenvolvimento Social - Serviço Social

Foram encontradas 50 questões

Q2088668 Não definido
As ações desenvolvidas pelo assistente social envolvem um arcabouço de conhecimentos, competências e habilidades, além do domínio de um vasto arsenal de técnicas e instrumentos, por meio dos quais acontecem as intervenções. Falar da instrumentalidade, como a capacidade de criar e recriar os meios para o alcance de objetivos, é falar em projeto profissional. Esse projeto deve buscar e elaborar as respostas sobre o que, por quê, para quê, quando, onde, com que meios e como fazer, sendo correto, EXCETO:
Alternativas
Q2088669 Não definido
De acordo com Guerra (2012, p. 213), “ao converter sua força de trabalho em mercadoria, pela via da prestação de serviços, o trabalho concreto específico, útil, do assistente social, transforma-se em trabalho em geral, torna-se parte do investimento capitalista e adquire a forma-valor”. Diante do exposto e do entendimento do Serviço Social enquanto um tipo de especialização do trabalho coletivo, podemos afirmar que:
Alternativas
Q2088670 Não definido
O Serviço Social é uma profissão que ocupa espaço privilegiado nos equipamentos que planejam, executam e avaliam políticas sociais, cujo compromisso ético-político está consolidado no Código de Ética de 1993 e na Lei nº 8662/1993, que regulamentam a profissão; essa atividade está vinculada à dimensão operativa da profissão. Um dos instrumentos técnico-operativos encontra-se no planejamento. Considerando que um dos instrumentos técnico-operativos encontra-se no planejamento estratégico, sobre tal instrumento, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2088671 Não definido
O processo de planejamento, independente da linha adotada, expressa-se em documentos, reproduzindo as decisões tomadas, a sistematização das atividades e as informações referentes aos procedimentos, prazos e recursos. Esses documentos são denominados plano, programa e projeto. Considerando os documentos que fazem parte do planejamento, relacione adequadamente os princípios às suas respectivas características. 1. Plano. 2. Programa. 3. Projeto.
( ) Deve ser compreendido como um instrumento normativo-político, no qual são definidas e descritas diretrizes, estratégias e responsabilidades fundamentadas em análises que identificam os aspectos primordiais a serem enfrentados.
( ) Apresenta um panorama dos objetivos, orçamento, alocação dos recursos e projeções quanto às mudanças.
( ) Define objetivos setoriais, agrega atividades em relação à natureza da questão a ser enfrentada, em um determinado espaço e em um determinado tempo.
( ) Instrumento técnico-administrativo da execução; ele é a unidade mais operativa, dando consistência ao que foi desenhado.
( ) É ele que, efetivamente, demonstrará a materialização de um serviço, através da descrição detalhada das atividades, dos prazos e dos recursos humanos, financeiros e materiais utilizados.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2088672 Não definido
Parte-se do pressuposto de que uma política sobre drogas constitui o conjunto de esforços do país para redução da oferta e da demanda de drogas. O Brasil, assim como boa parte das nações, passou a implementar políticas sobre drogas. Entre elas a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, que trata do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, define as condições de atenção aos usuários ou dependentes de drogas e versa sobre o financiamento das políticas sobre drogas e dá outras providências. São considerados objetivos do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (Planad), EXCETO: 
Alternativas
Q2088673 Não definido
No Serviço Social, o caráter interventivo da profissão requer a construção de ações que propiciem aos sujeitos usuários a análise e interpretação da realidade, do contexto das relações sociais de produção e de suas contradições. Fazem parte das técnicas e instrumentos de intervenção que contribuem para emancipação do usuário:
Alternativas
Q2088674 Não definido
A primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. Porém, uma reflexão mais apurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que o sufixo “idade” tem a ver com capacidade, qualidade ou propriedade de algo. Com isso, podemos afirmar que a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico. (GUERRA, 2000.)
A respeito da instrumentalidade no Serviço Social, bem como a atuação do assistente social, analise as afirmativas a seguir.  I. O assistente social deve desenvolver capacidade e argumentos de negociação com sistemas e organizações em prol dos interesses dos usuários, questionando e buscando ampliar os critérios de elegibilidade.
II. O assistente social deve atuar na luta contra a precarização das condições de trabalho da categoria, buscando conquistar espaço e tempo para a pesquisa, estudo, discussão, em um processo interdisciplinar e com vistas à melhoria da qualidade dos serviços prestados.
III. O assistente social deve atuar de forma independente das organizações, sindicatos e movimentos sociais, afirmando os princípios do Código de Ética, observando as atribuições e competências da normativa que regulamenta a profissão.
IV. O assistente social deve atuar nas situações imediatas, independente dos espaços para investigação, reflexão e superação do emergencial e momentâneo.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2088675 Não definido
A Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, mais do que coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher estabelece parâmetros de proteção integral à mulher. A respeito das medidas integradas de prevenção são consideradas diretrizes, EXCETO:
Alternativas
Q2088676 Não definido
A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social. A Seguridade Social obedecerá a determinados princípios e diretrizes. Dessa forma, relacione adequadamente os princípios e diretrizes às suas respectivas características. 1. Princípios. 2. Diretrizes.
( ) Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
( ) Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
( ) Primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
( ) Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.
( ) Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2088677 Não definido
Admitindo o planejamento como uma “decisão de planejar”, o movimento de reflexão-decisão-ação-reflexão que o caracteriza se realizará de acordo com os seguintes elementos constitutivos sequencialmente:
Alternativas
Q2088678 Não definido
“O profissional de serviço social, para o desenvolvimento de seu trabalho, possui como instrumento fundamental o planejamento. O planejamento _________________ é síntese de um processo que reflete não somente os diferentes interesses dos participantes, mas o processo de disputa na condução do direcionamento, dos princípios que o planejamento deve conter que se materializam em um documento escrito que contém princípios, objetivos, metas, mas principalmente concepção política e a finalidade deste planejar, ou seja, o que se pretende alcançar.” Tal planejamento vem adquirindo grande importância na prática profissional do assistente social, notadamente aquele envolvido com a gestão de programas sociais. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2088679 Não definido
Para cumprir com eficácia sua missão social, o Conselho Tutelar, por meio dos conselheiros tutelares, deve executar com zelo as atribuições que lhe foram confiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em relação ao papel do Conselho Tutelar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Exerce as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos.
( ) Faz requisições de serviços necessários à efetivação do atendimento adequado de cada caso.
( ) Contribui para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.
( ) Atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas no ECA como, por exemplo, encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico.
( ) Expede notificações.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2088680 Não definido
Sobre os aspectos iniciais da política de saúde no Brasil, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2088681 Não definido
Entende-se por Sisnad o conjunto ordenado de princípios, regras, critérios e recursos materiais e humanos que envolvem as políticas, planos, programas, ações e projetos sobre drogas, incluindo-se nele, por adesão, os Sistemas de Políticas Públicas sobre Drogas dos Estados, Distrito Federal e Municípios. (Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/ 2019/lei/l13840.htm#:~:text=Art.,drogas%20e%20d%C3%A1%20outras %20provid%C3%AAncias.)
Considerando a Lei nº 13.840/2019, analise as afirmativas a seguir.
I. A internação de dependentes de drogas somente será realizada em unidades de saúde ou hospitais gerais, dotados de equipes multidisciplinares e deverá ser obrigatoriamente autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Estado onde se localize o estabelecimento no qual se dará a internação.
II. É vedada a realização de qualquer modalidade de internação nas comunidades terapêuticas acolhedoras.
III. As pessoas com comprometimentos biológicos e psicológicos de natureza grave que mereçam atenção médico- -hospitalar contínua ou de emergência serão elegíveis para o acolhimento.
IV. A internação involuntária será indicada depois da avaliação sobre o tipo de droga utilizada, o padrão de uso e na hipótese comprovada da impossibilidade de utilização de outras alternativas terapêuticas previstas na rede de atenção à saúde.
V. Todas as internações e altas de que trata esta Lei deverão ser informadas, em, no máximo, de quarenta e oito horas, por meio de sistema próprio do Ministério Público.
Está INCORRETO o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2088682 Não definido
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas; de acordo com as Orientações Técnicas sobre o PAIF (MDS, 2012), as afirmativas que constituem diretrizes teórico-metodológicas do trabalho social com famílias no âmbito do PAIF.
( ) Fortalecer a assistência social como direito social de cidadania.
( ) Respeitar a heterogeneidade dos arranjos familiares e sua diversidade cultural.
( ) Rejeitar concepções preconceituosas, que reforçam desigualdades no âmbito familiar.
( ) Respeitar e preservar a confidencialidade das informações repassadas pelas famílias no decorrer do trabalho social.
( ) Utilizar e potencializar os recursos disponíveis das famílias no desenvolvimento do trabalho social.
( ) Utilizar ferramentas que contribuam para a inserção efetiva de todos os membros da família no acompanhamento familiar.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2088683 Não definido
Minayo (2016) nos ensina que ao elaborarmos um projeto científico estaremos lidando, ao mesmo tempo, com pelo menos três dimensões importantes que estão interligadas. A dimensão que trata das regras reconhecida como científica para a construção de um projeto, isto é, como definir um objeto, como abordá-lo e como escolher os instrumentos mais adequados para a investigação,se refere à dimensão:
Alternativas
Q2088684 Não definido
No que se refere à conciliação e mediação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2088685 Não definido
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Todos os direitos humanos são universais, interdependentes, indivisíveis e inter-relacionados. “O documento sobre direitos humanos nas áreas de orientação sexual e identidade de gênero, que afirmam normas jurídicas internacionais vinculantes, que devem ser cumpridas por todos os Estados, que prometem um futuro diferente, onde todas as pessoas, nascidas livres e iguais em dignidade e prerrogativas, possam usufruir de seus direitos, que são natos e preciosos”, denomina-se:
Alternativas
Q2088686 Não definido
Previdência Social faz parte do tripé da Seguridade Social, juntamente com a saúde e a assistência social. De caráter contributivo, ou seja, é necessário contribuir para fazer jus aos benefícios previdenciários como a aposentadoria, auxílio-doença, dentre outros. Sobre o auxílio-doença, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2088687 Não definido
O assistente social deve fazer uma reflexão acerca dos objetivos específicos que ele espera alcançar para escolher qual tipo de entrevista que melhor atende a esses objetivos. Sobre as técnicas de entrevista, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: A
5: D
6: E
7: B
8: D
9: A
10: C
11: A
12: A
13: E
14: C
15: A
16: A
17: E
18: D
19: E
20: B