Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Administração
Foram encontradas 20 questões
1. Estratégicos.
2. Táticos.
3. Operacionais.
( ) Foco na organização como um todo.
( ) Foco em unidades ou departamentos da organização.
( ) Fonte de orientação externa.
( ) Foco em tarefas rotineiras.
( ) Objetivos especificam os resultados esperados de grupos ou indivíduos.
( ) Orientação de longo prazo.
( ) Definem as principais ações a empreender para cada unidade.
( ) Objetivos gerais e planos genéricos.
( ) Definem procedimentos e processos específicos.
( ) Orientação para médio prazo.
A sequência está correta em
I. Selecionar dimensões de mensuração que não sejam relevantes ou importantes em termos da dinâmica cultural de uma dada organização.
II. Mensurar apenas as características superficiais da cultura, em razão de os instrumentos não serem adequados para descobrir as suposições tácitas compartilhadas mais profundas que definem a essência das culturas.
III. O instrumento de levantamento não ser confiável nem válido, porque validar medidas formais de algo tão complexo e profundo quanto as suposições culturais é intrinsecamente muito difícil.
IV. A padronização das suposições culturais em um paradigma não poder ser revelada por um questionário.
V. Os respondentes não estarem preparados para responder de modo confiável às questões do levantamento porque as suposições culturais são tácitas.
Está correto o que se afirma em
1. Visão de negócios. 2. Declaração da missão. 3. Diagnóstico estratégico externo. 4. Diagnóstico estratégico interno. 5. Determinantes de sucesso. 6. Definição dos objetivos. 7. Formulação de estratégias. 8. Auditoria de desempenho e resultados. 9. Cidadania empresarial.
( ) Sua inclusão no processo de planejamento estratégico foi proposta por Ansoff, em 1980. Esse recurso metodológico é uma etapa do processo, inserindo-se entre o diagnóstico e a definição de objetivos e a formulação das estratégias inseridas nas dinâmicas competitivas.
( ) Procura antecipar oportunidades e ameaças para a concretização da visão, da missão e dos objetivos operacionais.
( ) Mostra uma imagem da organização quando da realização de seus propósitos no futuro.
( ) É o elemento que traduz responsabilidades e pretensões da organização junto ao ambiente e define o “negócio”, delimitando o seu ambiente de atuação.
( ) Corresponde ao diagnóstico da situação da organização frente às dinâmicas ambientais, relacionando suas forças e fraquezas, criando condições para a formulação de estratégias que representam o melhor ajustamento da organização no ambiente em que ela atua.
( ) Traduzida pela governança corporativa, que oferecerá a transparência necessária no relacionamento com os diferentes grupos de interesses.
( ) Há a concepção segundo a qual esse item se dá a partir da análise competitiva proposta por Porter, composta por forças atuantes sobre a organização: o poder de barganha dos clientes e fornecedores; a ameaça de substitutos e novos concorrentes; e, a rivalidade dos atuais concorrentes.
( ) A organização persegue simultaneamente diferentes objetivos em uma hierarquia de importância, de prioridades, ou de urgência.
( ) Requer um grande esforço de pessoal e emprego de modelos analíticos para avaliação, alocação e controle de recursos.
A sequência está correta em
I. A cultura de adaptabilidade empresarial é caracterizada pelo foco estratégico no ambiente externo por meio da flexibilidade e de mudanças para atender às necessidades dos clientes, estimulando as normas e convicções que sustentam a capacidade da organização em detectar, interpretar e traduzir sinais do ambiente em novos procedimentos.
II. A cultura da missão se caracteriza pela ênfase em uma visão clara do objetivo da organização e na conquista de metas específicas, com o crescimento das vendas, a lucratividade ou a participação de mercado, para ajudar a alcançá-lo.
III. A cultura de clã, de forma mais destacada, ênfase ao envolvimento e a participação dos membros da organização e as rápidas mudanças de expectativas do ambiente externo.
IV. A cultura burocrática tem foco interno e orientação coerente e constante para atuar em ambiente estável, sendo dotada de uma maneira metódica de realizar tarefas. Símbolos, heróis e cerimônias apoiam a cooperação, a tradição e o cumprimento das políticas e práticas estabelecidas como uma forma de alcançar as metas.
Está correto o que se afirma em
I. A resistência ao planejamento é um fenômeno superficial; ela tem uma lógica própria, e não pode ser eliminada simplesmente com exortações dos altos administradores.
II. A implantação de estratégias estabelecidas não segue automaticamente à sua elaboração, ela enfrentará sua própria resistência, que pode invalidar o esforço do planejamento.
III. O tratamento do planejamento estratégico e da implantação de estratégias como dois processos sequenciais e independentes é um artifício que ignora o fato de que o modo, pelo qual o planejamento é realizado, exerce um efeito determinante sobre as possibilidades de implantação eventual das decisões.
IV. A resistência à mudança não se restringe à introdução do planejamento estratégico. Ocorre sempre que uma mudança organizacional introduz um afastamento descontínuo do comportamento, da cultura e da estrutura de poder existentes.
Está correto o que afirma em
Considerando o conceito e a matriz apresentados, assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
E. Dimensões do esforço. R. Dimensões de resultado.
( ) Economicidade. ( ) Efetividade. ( ) Eficácia. ( ) Eficiência. ( ) Excelência. ( ) Execução.
A sequência está correta em
Constitui-se em um dos eixos de transformação digital:
A ferramenta de gestão utilizada pela Kodak denomina-se: