Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Arquivologia
Foram encontradas 22 questões
I. Os arquivos correntes à medida que aumentam seus acervos tornam-se mais complexos seus procedimentos.
II. As instituições governamentais produzem seus documentos como resultado de suas atividades.
III. A eficiente administração de um arquivo requer que se dispense atenção aos documentos desde a sua criação até a destinação final.
IV. O objetivo da administração de um arquivo corrente é garantir que todos os documentos cumpram a sua finalidade.
A quantidade de afirmativas corretas é
( ) As classes devem ser estabelecidas com base no assunto dos documentos. ( ) Os documentos devem ser ultraclassificados até as minúcias das atividades.
( ) O objetivo da classificação é determinar o tempo para a destinação final do documento. ( ) Na elaboração de um sistema de classificação funcional, as classes são formadas a priori. ( ) As classes são fixadas à medida que os documentos são criados na execução de uma função.
A sequência está correta em
O instrumento de descrição citado anteriormente por Couture e Rousseau é:
I. Os arquivos correntes são de gestão com elevado potencial de uso. II. Os documentos semiativos formam o acervo dos arquivos permanentes. III. Os arquivos intermediários são formados por documentos semicorrentes. IV. A teoria das três idades é a sistematização do ciclo vital dos documentos.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) Deve ser realizada no momento da produção do documento. ( ) Consiste em definir valores e prazos de guarda dos documentos. ( ) Contribui para a racionalização dos arquivos e preservação do patrimônio documental. ( ) É um processo específico realizado pelo arquivista para identificar o valor dos documentos. ( ) Os valores imediatos se relacionam ao potencial de uso do documento como prova e fonte de informação.
A sequência está correta em
(Brasil. Conarq. Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais. 2012. https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-dconteudo/publicacoes/ conarq_presuncao_autenticidade_completa.pdf.)
De acordo com as Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais, os três aspectos que envolvem a autenticidade de documentos arquivísticos são:
A respeito da temperatura e da umidade relativa do ar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A higroscopia é a capacidade do documento em papel absorver e liberar calor. ( ) O desequilíbrio do calor e da umidade relativa do ar favorece a degradação do papel. ( ) O monitoramento dos depósitos de arquivo é feito com o auxílio do termo-higrômetro. ( ) As baixas temperaturas e a umidade relativa do ar favorecem o aparecimento de colônia de fungos. ( ) A alta umidade relativa do ar pode desencadear intensas reações químicas nos depósitos de arquivo.
A sequência está correta em
De acordo com a Resolução nº 34, de 15 de maio de 2012, que dispõe sobre a adoção das recomendações para a salvaguarda de acervos arquivísticos danificados por água, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Utilizar o congelamento, caso o volume documental seja muito grande. ( ) Não utilizar água com cloro nas fitas magnéticas para evitar a proliferação dos agentes patogênicos. ( ) Entrefolhar com papel do tipo mata-borrão os documentos manuscritos ou impressos com tintas solúveis. ( ) Colocar documentos fotográficos encharcados em ambientes com desumidificadores para evitar as deformações causadas pela secagem rápida. ( ) Secar os documentos atingidos apenas na borda com secadores elétricos como os utilizados para secagem de cabelos em temperatura baixa e média.
A sequência está correta em