Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Comunicação Social

Foram encontradas 9 questões

Q2084112 Jornalismo
“A assessoria de imprensa deve estar sempre disponível para atender aos jornalistas com transparência, agilidade e conhecimento da organização. Também deve possuir trânsito fácil às fontes e, de preferência, aos jornalistas. No trato com a imprensa, o assessor deve se guiar com profissionalismo, competência e dedicação. A assessoria também deve estar apta a fazer contatos com as redações, a fim de sugerir pautas, enviar notícias e aperfeiçoar a interface profissional entre a organização e os jornalistas, para interesse e benefício mútuos. Existe uma ferramenta de assessoria que é um texto contendo as informações essenciais do fato e que pode ser ofertado às redações como sugestão de pauta. Ele também deve se guiar pelos métodos jornalísticos, usando o filtro dos valores-notícia para apurar as questões básicas de fatos que sejam interessantes para a opinião pública.” Tal ferramenta se refere a: 
Alternativas
Q2084115 Jornalismo
Redigir o texto de uma notícia é, consequentemente, contar uma história; é preciso estar atento aos elementos que constituem a narrativa como: fato, tempo, lugar, causa, modo, personagens, consequência. Estes elementos estão presentes em toda e qualquer história que contarmos, seja ela real, fictícia, científica, religiosa etc. Quando um jornalista noticia um acontecimento, ele não o faz na ordem clássica das ações que a compõem. A esse fenômeno é dado o nome de pirâmide invertida. A pirâmide invertida no jornalismo pode ser definida como:
Alternativas
Q2084118 Jornalismo
Apresenta-se no título de cada matéria. Motivado pela informação preliminar sobre um acontecimento a ser descrito, o público busca, já nas primeiras linhas ou na fala, a resposta às perguntas fundamentais (o quê, quem, quando, onde, como e por quê). Essas seis perguntas, respondidas de maneira objetiva, correspondem a um conjunto compreensível de informações jornalísticas que serão a referência semântica do evento a ser narrado posteriormente. O lead noticioso deverá ser desenvolvido, preferencialmente, na ordem direta; assinale-a.
Alternativas
Q2084120 Jornalismo
Os modos de se produzir notícia para os meios impresso e web são diferentes. Isto acontece porque é necessário considerar que no jornal impresso, o espaço e o tamanho do texto são definidos, enquanto na web são ilimitados. Desse modo, surgem três possibilidades de estrutura de texto para a web: linear; reticular; e, mista. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2084121 Jornalismo
Os modos de fazer jornalismo foram sendo modificados com o passar dos anos e o aparecimento das novas tecnologias. A internet e o computador são ferramentas que integram a rotina produtiva e facilitam muito a prática profissional. Hoje em dia, as notícias podem ser publicadas, compartilhadas e divulgadas de qualquer lugar, tendo apenas um aparelho de smartphone conectado à internet. Dessa forma, começaram a surgir terminologias para definir os tipos de jornalismo direcionados para a internet como jornalismo eletrônico, digital, ciberjornalismo, on-line e webjornalismo. Considerando que o jornalismo digital pode ser definido pelas cinco principais características: elementos multimidialidade/convergência; interatividade; hipertextualidade; personalização; e, memória, analise as afirmativas a seguir.
I. Multimidialidade: está relacionada à convergência da imagem, texto e som, que são formatos midiáticos tradicionais quando o acontecimento jornalístico é narrado.
II. Interatividade: através dela, o usuário/leitor pode estabelecer relações com a máquina, com a própria publicação e com outras pessoas.
III. Personalização: é característica do jornalismo on-line e possibilita a interconexão de texto por meio do uso de links.
IV. Hipertextualidade: através dela, o usuário configura os produtos de jornalismo, a partir do que achar interessante.
V. Memória:é capacidade da web de possibilitar um acúmulo de informações muito maior, pois possui um espaço para guardar o material e deixá-lo armazenado e disponível para o acesso imediato.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2084122 Jornalismo
Na comunicação cotidiana, são utilizadas maneiras diferentes de expressar nossos pensamentos, desejos, sentimentos, opiniões, conhecimento e criatividade. Há momentos em que discutimos sobre algum assunto da atualidade; há outros em que contamos o que aconteceu durante o dia; e, em outros, caracterizamos determinado local ou pessoa. No texto escrito, também existem diferentes arranjos para a construção do sentido. São três os modos fundamentais que orientam a prática redacional: a descrição, a narração e a dissertação – três formas diversas de escrever, que colocam em jogo diferentes habilidades textuais. Sobre a dissertação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2084123 Jornalismo
Fake news são componentes de estratégias comunicacionais bastante sofisticadas e que envolvem desde a produção de conteúdo deliberadamente fraudulento, falso, distorcido, enviesado ideologicamente, além da sua distribuição e impulsionamento pela internet. As fake news inauguram uma nova era de manipulação em decorrência das funcionalidades desenvolvidas pelas tecnologias de comunicação e informação, da hiperconectividade inaugurada com a invenção dos smartphones e dos novos padrões de sociabilidade propiciados pela internet. Considerando que as fronteiras entre o real e o virtual se tornam indivisíveis e os jogos de poder passam a ser influenciados pelos movimentos do ciberespaço, analise as afirmativas a seguir.

I. São intencionalmente falsas e deturpadas, mas não distorcem a realidade factual.
II. Espalham desinformação; mentiras; fraudes; e, teorias da conspiração.
III. São impulsionadas apenas de forma orgânica em redes sociais, motores de busca e grupos de WhatsApp/Telegram.
IV. Devem ser associadas ao contexto mais amplo: a desinformação não é verdadeira, mas necessita parecer verdadeira.
V. Além da verossimilhança, outro componente indissolúvel da desinformação é o chamado viés de reforço.
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q2084124 Jornalismo
A produção textual no jornalismo impresso pode ser dividida, do ponto de vista estrutural, em tipos narrativos e tipos argumentativos. Aos tipos marcadamente narrativos correspondem a nota, a notícia e a reportagem. Os argumentativos são representados pelos artigos, resenhas críticas e editoriais. Entre nota, notícia e reportagem, pode-se dizer que a diferença está não só na extensão (do menor ao maior texto), como também na forma de apresentar o fato. O detalhamento e a profundidade das informações apresentadas variam em cada texto, uma vez que respondem de forma diferente aos objetivos de comunicação, às expectativas por parte dos leitores. Os textos dissertativo-argumentativos, em jornalismo, podem ser observados, principalmente, nos editoriais, nos artigos e nas resenhas críticas, composições que se marcam pelo viés interpretativo e pela capacidade de avaliação. É comum que esses textos dialoguem com o material narrativo publicado pelo veículo de comunicação e lhes façam referência, uma vez que, apesar de o elemento factual não ser o foco nesses casos, mantém-se o vínculo com a atualidade, o que lhes garante interesse jornalístico. Sobre o editorial, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2084137 Jornalismo
Considerando que os infográficos são as saídas perfeitas para informar e atrair a atenção do usuário por utilizar elementos que sintetizam informações mais complexas e de mais fácil entendimento, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Sonoro. ( ) Textual. ( ) Estático. ( ) Animado. ( ) Interativo. A
sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: A
6: D
7: D
8: A
9: D