Questões de Concurso Público SEGER-ES 2023 para Analista do Executivo - Engenharia Ambiental

Foram encontradas 15 questões

Q2084421 Engenharia Ambiental e Sanitária
Um dos processos de tratamento de esgotos em crescente utilização são as wetlands. Consistem em unidades construídas como lagoas, bacias ou canais rasos (usualmente com profundidade inferior a 1,0 m), que abrigam certas espécies de macrófitas aquáticas e se baseiam em mecanismos biológicos, químicos e físicos para tratar os esgotos. Tais plantas não removem diretamente a matéria orgânica dos esgotos, pois são autótrofas – a remoção ocorre indiretamente. Deste modo, estão entre os principais serviços desempenhados por estes vegetais no tratamento de efluentes em wetlands, EXCETO:
Alternativas
Q2084423 Engenharia Ambiental e Sanitária
Um dos métodos mais utilizados na Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) é a matriz de Leopold, que é composta por 100 ações humanas que podem causar impactos e 88 componentes ambientais que podem ser afetados por tais ações, resultando em 8.800 possíveis interações. Algumas de suas vantagens são uma metodologia de aplicação de baixo custo e aplicável a todos os tipos de projetos que envolvam danos ambientais; atualmente outros métodos derivam deste. Contudo, a matriz de Leopold também apresenta as seguintes desvantagens, EXCETO:
Alternativas
Q2084425 Engenharia Ambiental e Sanitária
“Dentre os principais métodos disponíveis para valoração econômica dos danos ambientais há um que utiliza a energia solar incorporada aos recursos ambientais para expressar a contribuição da natureza na produção de insumos, matérias-primas, produtos e serviços; permite, ao contrário do que ocorre na economia convencional, atribuir um valor real aos recursos naturais pelo bem-estar que eles proporcionam, em virtude de suas funções ecossistêmicas e serviços ambientais realizados. O valor monetário dos serviços ambientais afetados por um evento de poluição, por exemplo, quantificado por este método, avalia o fluxo de matéria e energia e permite analisar o nível biofísico de estresse ambiental a partir de vetores de produção e demanda por ativos e serviços ecossistêmicos.” As informações se referem a:
Alternativas
Q2084426 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em aterros sanitários a decomposição anaeróbia da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos gera um tipo de gás peculiar. O biogás gerado nos aterros é composto por vários gases; contudo, dois gases perfazem aproximadamente 99% de seu total; assinale-os.
Alternativas
Q2084427 Engenharia Ambiental e Sanitária
Durante o processo de sucessão ecológica em um ecossistema, em geral, qual a tendência de comportamento respectivamente, [I] de produção primária líquida; [II] biodiversidade; e, [III] disponibilidade de nutrientes? 
Alternativas
Q2084428 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação ao macrotema poluição hídrica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Mesmo em regiões submetidas à intensa poluição atmosférica, inclusive com significativa presença de poluentes originários de fosfato e nitrogênio, não há indícios de que as chuvas incidentes sejam influenciadas por tais cargas. Não há uma interconexão entre os compartimentos atmosféricos e hídricos no que tange a poluentes, uma vez que eles não transitam entre si. As condições meteorológicas, assim, não influenciam nas trocas entre tais blocos.
( ) A acidificação dos corpos d’água continentais provoca efeitos na biota. Os peixes reagem diferentemente frente à redução do pH do meio; de modo geral, os efeitos mais comuns são: redução da taxa de crescimento, alterações na reprodução, má formação do esqueleto etc. Outro problema verificado é a depleção da oxigenação nestes animais pois como as trocas gasosas ocorrem no epitélio branquial, o qual é revestido por uma fina mucosa, em caso de baixos valores de pH no meio aquático, pode ocorrer o espessamento desta mucosa, dificultando as trocas gasosas com o meio, especialmente de oxigênio.
( ) Eutrofização é o aumento da concentração de nutrientes, especialmente os à base de carbonato e hidrogênio, nos ecossistemas aquáticos, que têm como consequência a diminuição de suas produtividades ecológicas. A eutrofização pode ser natural, processo rápido e contínuo que resulta do aporte de nutrientes trazidos pelas chuvas e pelas águas superficiais que erodem e lavam a superfície terrestre; ou artificial, quando é induzido lenta e gradualmente pelo homem através da descarga controlada de efluentes domésticos, efluentes industriais e/ou atividades agrícolas no corpo d’água, no qual, mesmo devido às alterações benéficas que provocam, é considerada uma forma de poluição.
( ) O crescimento descontrolado de macrófitas aquáticas em reservatórios tem inúmeras consequências negativas para o ambiente aquático, o que impede, em grande parte, o seu uso múltiplo, assim como ocasiona obstrução ou redução do fluxo de entrada de água nas turbinas de hidroelétricas, a criação de condições para o crescimento de mosquitos e caramujos transmissores de doenças como malária e esquistossomose e redução da concentração de oxigênio no meio aquático. Tal crescimento excessivo se deve a dois fatores principais: à falta de predadores e ao aumento do nível de eutrofização do ambiente (aumento da oferta de fosfato e compostos nitrogenados). As macrófitas aquáticas que mais causam problemas de superpopulação são Pistia stratiotes; Elodea canadenses; Eichhornia crassipes; Salvinia molesta etc.
( ) O acúmulo de gás sulfídrico (H2S) pode proporcionar condições ambientais altamente desfavoráveis à vida aquática, podendo ocasionar, inclusive, eventos significativos de mortandades de peixes, mesmo em ecossistemas desprovidos de qualquer forma de poluição, como observado em rios da bacia amazônica.
A sequência está correta em 
Alternativas
Q2084430 Engenharia Ambiental e Sanitária
São tipos de medidas de controle que podem ser organizadas, de acordo com a sua ação sobre o hidrograma (gráfico que relaciona a vazão de uma dada bacia hidrográfica em relação ao tempo), em cada um dos compartimentos das bacias hidrográficas, EXCETO:
Alternativas
Q2084431 Engenharia Ambiental e Sanitária
Objetivando a gestão sustentável dos lodos originados do tratamento de águas residuárias em Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), quais das medidas relacionadas a seguir é a menos desejável de ser adotada, quando as características dos lodos dificultam qualquer outro aproveitamento?
Alternativas
Q2084433 Engenharia Ambiental e Sanitária
Ao empregar o programa de computador Google Earth, um ponto é identificado com a coordenada geográfica decimal –20.32127621133482 –40.33505486924232. Indica correta e sequencialmente o mesmo local em graus, minutos e segundos: 
Alternativas
Q2084437 Engenharia Ambiental e Sanitária
ISO 14000 é uma série de normas internacionais para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), cujo objetivo primordial é o aprimoramento do desempenho ambiental de uma empresa. As normas se baseiam na premissa de que a organização irá, periodicamente, analisar e avaliar seu sistema da gestão ambiental, para identificar oportunidades de melhoria e implementá-las. A ISO 14000 requer que uma organização busque realizar as seguintes ações, EXCETO: 
Alternativas
Q2084438 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em novembro de 2015, a barragem de uma determinada mineradora se rompeu em Mariana (MG), ocasionando uma tragédia de proporções inéditas ao vitimar fatalmente 19 pessoas; 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro e sílica causaram danos ambientais significativos aos corpos d’água e em seu entorno ao longo de 41 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo até chegar à foz do rio Doce, em Linhares/ES. Foi firmado um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) entre as empresas envolvidas, os governos dos estados afetados e a União. Uma das medidas adotadas para recuperar as áreas degradas foi manter o rejeito no meio ambiente em determinadas áreas e não removê-lo; além de fertilizantes e aditivos, qual estratégia foi adotada para aumentar a fertilidade e “criar” um solo adequado à agricultura e pastoreio? 
Alternativas
Q2084439 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os processos de desinfecção da água para consumo humano têm como objetivo a destruição ou inativação de organismos patogênicos que podem desencadear doenças, ou de outros organismos indesejáveis. Tais organismos podem sobreviver na água por semanas, em temperaturas próximas a 21° C e, em alguns casos, por vários meses, em baixas temperaturas. São consideradas características necessárias para um bom desinfetante, EXCETO: 
Alternativas
Q2084440 Engenharia Ambiental e Sanitária
São características básicas e importantes relacionadas a imagens de satélite e Sistemas de Informação Geográfica (SIG), EXCETO: 
Alternativas
Q2084442 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dentre os métodos de análise de vazão hidrológica de rios, assinale o mais restritivo, que indica um uso mais conservador do recurso hídrico e embasa a expedição da outorga por parte do órgão responsável por ela. 
Alternativas
Q2084443 Engenharia Ambiental e Sanitária
Há certas variáveis eliminatórias empregadas com o objetivo de se obter a localização de áreas potencialmente aptas à disposição adequada de resíduos sólidos. São considerados critérios classificatórios mais comumente utilizados para este tipo de planejamento, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: B
5: E
6: A
7: C
8: B
9: A
10: E
11: E
12: C
13: C
14: A
15: E