Questões de Concurso Público Câmara de Belo Horizonte - MG 2024 para Assistente Social

Foram encontradas 31 questões

Q2476877 Serviço Social
O assistente social utiliza um conjunto de técnicas que serão selecionadas de acordo com o momento ou finalidade da entrevista, mas nenhuma técnica é empregada excluindo as demais. O que se modifica é a intensidade e a frequência, de acordo com a etapa do desenvolvimento da entrevista. Considerando as técnicas usadas na entrevista, analise as afirmativas a seguir.


I. O acolhimento diz respeito ao momento em que as partes se apresentam uma a outra. O entrevistado deve, no momento do acolhimento, ser informado sobre as etapas da entrevista, sobre a sua duração, sobre o preenchimento de formulários de identificação e sobre o registo da evolução da entrevista. Assim, o acolhimento é uma sequência de atos com vista a uma intervenção resolutiva.

II. A clarificação corresponde ao momento de encerramento da entrevista e consiste em fazer uma totalidade (exploração), uma das suas funções é fazer sobressair um denominador comum entre as inúmeras comunicações concretizadas durante a entrevista. Retoma os objetivos da entrevista, elaborando as hipóteses ali implicadas e quais as estratégias necessárias para encontrar as respostas esperadas.

III. O silêncio sensível é uma técnica pela qual o assistente social procura investigar áreas da vida do usuário que requerem exame mais profundo. Para atingir essas áreas, o assistente social deve ter uma margem de segurança quanto à importância de explorar assuntos delicados, jamais por necessidades ou curiosidades ligadas ao assistente social. Incluem-se nesta gama perguntas de foro íntimo, as que não estão relacionadas aos objetivos ou ao alcance da intervenção do assistente social.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2476879 Serviço Social
Laís é assistente social no CRAS em um determinado Município e trabalha com uma grande demanda populacional. A profissional utiliza um instrumento que tem por objetivo traçar o perfil socioeconômico dos usuários, além de outras características exigidas como critérios de inclusão em programas sociais. Por possibilitar o tratamento quantitativo dos dados, esse tipo de instrumento torna-se o mais adequado para o desenvolvimento de levantamentos sociais, e apresenta uma vantagem que é a rapidez na aplicação, especialmente quando se trabalha com grande demanda populacional. Tal instrumento utilizado por Laís trata-se de:
Alternativas
Q2476880 Serviço Social
Em sua trajetória histórica, o Serviço Social vem desenvolvendo processualmente uma relação estreita com os movimentos sociais, o que decorre da apreensão dos fundamentos ético-políticos que embasam o exercício profissional a partir de fins da década de 1970 e início de 1980. Nesse contexto, o Serviço Social se reconhece como profissão que se propõe a incentivar a mobilização e a participação social da população usuária, seja na gestão e execução dos serviços (controle social), ou na sociedade de forma geral (manifestações, lutas e movimentos sociais). A partir do exposto, sobre a relação do serviço social com os movimentos sociais, analise as afirmativas a seguir.

I. O projeto profissional do Serviço Social, ao incorporar o projeto ético-político, busca uma sociedade igualitária, sem dominação e exploração, aparelhando-se ao Estado em defesa dos interesses e lutas da classe trabalhadora.
II. O projeto profissional do Serviço Social reflete a renovação da profissão, direcionando-se aos interesses e lutas da classe trabalhadora refletindo o histórico do conservadorismo na profissão.
III. A aproximação política do Serviço Social com os interesses dos setores populares se deu de forma tardia na profissão, dado o surgimento do Serviço Social brasileiro atrelado à Doutrina Social da Igreja Católica.
IV. A aproximação do Serviço Social com os condutos teóricos da tradição marxista foram, em grande parte, responsáveis pela forma como o Serviço Social realizou sua aproximação à temática dos movimentos sociais.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2476881 Serviço Social
Diante dos desafios inerentes à promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece diretrizes essenciais para a atuação dos diversos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Diante dessa premissa, apresentamos a seguir uma situação-problema que requer a aplicação desses princípios para garantir a proteção e o bem-estar das crianças em situações de vulnerabilidade. Maria, assistente social em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), recebe a notificação de um caso envolvendo uma criança na faixa etária da primeira infância com suspeita de violência doméstica. Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, a ação prioritária que Maria deve adotar para garantir o atendimento adequado é:
Alternativas
Q2476883 Serviço Social
De acordo com a LOAS, a Assistência Social se constitui em “[...] direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas”.

(BRASIL, 1993.)

Considerando os seguintes princípios da Lei Orgânica da Assistência Social, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
2. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
3. Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
4. Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais. 5. Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo poder público e dos critérios para sua concessão.
( ) Destaca a importância da veiculação abrangente de todos os elementos relacionados à assistência social.
( ) A finalidade principal deve ser o bem-estar social, não devendo a lucratividade sobrepor-se às demandas sociais.
( ) Busca garantir igualdade e equivalência as populações no acesso aos benefícios e serviços oferecidos pela política de assistência social, promovendo a equidade.
( ) Implica em garantir que todos, indistintamente, tenham acesso aos benefícios sociais, visando à inclusão e à equidade.
( ) Valorização da dignidade, autonomia e direitos do cidadão em circunstâncias dignas de existência.


A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: B
4: D
5: C