Questões de Concurso Público Prefeitura de Cacoal - RO 2024 para Engenheiro Sanitarista e Ambiental

Foram encontradas 3 questões

Q3142178 Engenharia Ambiental e Sanitária
O biogás de aterros sanitários é formado de vários tipos de gases, principalmente metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), que, juntos, perfazem, aproximadamente, 99% de seu volume total; o biogás é gerado pela decomposição anaeróbia da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos. Mais especificamente em relação ao metano, são vários os fatores que afetam sua formação: os relacionados com os ambientes externo e interno das células (locais onde estão instalados os aterros) e os relacionados com a forma de construção e operação dos aterros e as características iniciais dos resíduos. Em relação a esses fatores, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3142179 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação à remoção de nitrogênio e fósforo (N e P) em sistemas de leitos cultivados (wetlands) construídos, analise as afirmativas a seguir.

I. No meio físico, P é armazenado nos sedimentos, nos resíduos e na água; na biota não ocorre tal efeito devido às conformações genéticas específicas das macrófitas aquáticas. As interações entre os compartimentos dependem de condições ambientais como potencial redox e condutividade elétrica. O estado redox do leito (relacionado com o conteúdo de cloreto de sódio) é um fator determinante para que os processos envolvidos com o ciclo do fósforo ocorram.
II. As macrófitas aquáticas inseridas nas wetlands utilizam enzimas (nitrato redutase e nitrito redutase) para converter o N oxidado às formas usuais. Porém, a produção dessas enzimas diminui quando o N amoniacal está presente. Esse processo é relevante em ambientes em que se têm nitrato e amônia em concentrações elevadas, pois a assimilação pela planta poderá ser inibida e o nitrato pode não ser assimilado a contento.
III. A forma pela qual as macrófitas incorporam N na biomassa é a magnificação. Tal processo implica em uma variedade de processos físicos que convertem formas orgânicas de N em compostos inorgânicos que servem de reserva para as células e os tecidos de tais plantas. As duas formas de N usualmente utilizadas são o nitrito e o óxido nitroso.
IV. Como P é um macronutriente para as plantas, o aumento da biomassa vegetal não deve ser diretamente relacionado a uma capacidade de remoção deste P a longo prazo nas wetlands, uma vez que, ao morrer, os tecidos dessas plantas irão se decompor e liberar P novamente no ambiente.
V. A capacidade das wetlands removerem P é limitada, quando comparada com a capacidade de remoção de N – uma vez que não há nenhum “mecanismo de perda permanente” de fósforo nesses sistemas equivalente à desnitrificação. Dessa forma, o P tende a se acumular em wetlands em maior taxa do que o N.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3142181 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os reflexos da urbanização intensa sobre os processos hidrológicos têm evidenciado a limitação das soluções tradicionais de drenagem urbana. Elas são pouco flexíveis e adaptáveis a mudanças de uso do solo, frequentes em processos intensos de urbanização. Os gestores públicos, dessa forma, buscaram tecnologias alternativas ou compensatórias no trato dos problemas de drenagem pluvial. Tais técnicas procuram compensar ou minorar os impactos da urbanização sobre o ciclo hidrológico. Em relação a tais técnicas compensatórias em águas pluviais, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D