Questões de Concurso Público Prefeitura de Cacoal - RO 2024 para Farmacêutico

Foram encontradas 10 questões

Q3137006 Não definido
Paciente chegou à farmácia com a prescrição do médico em mãos para a compra de um medicamento. O farmacêutico, ao atender o paciente e pegar a prescrição, verificou que ela foi feita em um Receituário de Controle Especial Branco, porém o medicamento prescrito pelo médico consta na Lista “C1”. Cada caixa desse medicamento vem com 30 cápsulas. Na posologia estava escrito: tomar uma cápsula de 12/12h. A data de emissão da prescrição foi 17/07/2024 e a data em que o paciente compareceu à farmácia para a compra foi 07/09/2024. Considerando o caso hipotético, qual conduta o farmacêutico deverá tomar?
Alternativas
Q3137007 Não definido
O farmacêutico após avaliar uma prescrição, com data de dispensação em 01/09/2024, observou que foi prescrito zolpidem de 10 mg em um Receituário de Controle Especial Branco, com orientação para ser administrado um comprimido ao deitar. Perante a situação descrita e, atentando-se à legislação sobre a dispensação de medicamentos controlados, configura uma atitude correta do farmacêutico:
Alternativas
Q3137008 Não definido

Na farmacodinâmica estuda-se a relação entre os fármacos e os seus receptores. Quando um fármaco ou ligante endógeno se liga ao seu respetivo receptor, essa interação pode desencadear uma resposta fisiológica. Na figura abaixo estão ilustrados os quatro principais tipos de interações entre fármacos e receptores; analise-os.



                            Imagem associada para resolução da questão

(Golan et al., Princípios de Farmacologia. A base fitopatológica da Farmacologia. 3ª ed., 2014.)



É correto afirmar que:


Alternativas
Q3137009 Não definido
Para facilitar o uso do fármaco pelas diferentes vias de administração, diferentes formas farmacêuticas foram e são desenvolvidas. As formas farmacêuticas podem apresentar um sistema de liberação altamente sofisticado. Seus desenhos, desenvolvimento, produção e uso resultam da aplicação das ciências farmacêuticas. (Ansel et al., 2013. Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos.)

Considerando as características gerais e a eficácia, bem como a segurança e o uso das diferentes formas farmacêuticas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Comprimidos e líquidos orais podem ser acondicionados em embalagens e/ou recipientes de dose única ou doses múltiplas.

( ) Um fármaco que por administração oral é instável em pH 3,0 terá a sua ação prejudicada; entretanto, se esse fármaco for administrado na forma farmacêutica de suspensão sua ação não será prejudicada.
( ) As formas farmacêuticas sólidas na presença de umidade podem perder, por exemplo, a sua integridade física; entretanto, a sua cor sempre será mantida.
( ) Os supositórios são formas farmacêuticas semi-sólidas destinadas para utilização com inserção nos orifícios corporais (retal e/ou vaginal), podendo exercer efeitos locais ou sistêmicos.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3137010 Não definido
Segundo as notícias gerais disponibilizadas no site do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a venda de medicamentos tidos como genéricos continua crescendo no país, mesmo tendo decorridos 25 anos da edição da Lei dos Medicamentos Genéricos. Presentemente, na atualidade, no Brasil, existem 100 laboratórios que fabricam medicamentos genéricos. Somente em 2023 foram vendidos 2 bilhões de medicamentos genéricos no nosso país. (Disponível em: https://site.cff.org.br/Acesso em: setembro de 2024.)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP revelou que, em média, os medicamentos genéricos estavam 66,83% mais baratos do que os medicamentos de referência. Esse fato demonstra uma economia no bolso do consumidor. (Disponível em: https://site.cff.org.br/Acesso em: setembro de 2024.)

Em abril de 2024 o CFF emitiu uma nota em defesa da correta informação sobre medicamentos específicos, trazendo alguns esclarecimentos sobre genéricos e intercambialidade, devido a um vídeo publicitário, publicado no perfil do Instagram, induzindo a uma grave desinformação pública sobre medicamentos genéricos e intercambialidade. (Disponível em: https://site.cff.org.br/Acesso em: setembro de 2024.)

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A substituição do medicamento de referência (e não da receita) pelo seu genérico é prevista em lei.

( ) Medicamento genérico é aquele que contém o mesmo princípio ativo do seu medicamento de referência, devendo, ainda, apresentar apenas a mesma dose, e identificado pela marca ou nome comercial.

( ) A intercambialidade, ou seja, a substituição segura do medicamento de referência pelo seu genérico, é garantida por meio de testes de equivalência terapêutica.

( ) A substituição do medicamento prescrito pelo seu genérico correspondente só pode ser feita pelo farmacêutico responsável pela farmácia ou drogaria e essa substituição deve ser registrada na prescrição médica.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3137011 Não definido
O farmacêutico recebeu uma prescrição contendo os seguintes medicamentos prescritos: digoxina 0,25 mg – diariamente – e furosemida 40 mg – uma vez ao dia. No aviamento da prescrição, ele observou que possíveis interações medicamentosas poderiam ocorrer, sendo capazes de ocasionar reações adversas potenciais no paciente. Para melhorar a farmacoterapia e a segurança do paciente, o farmacêutico deverá informar ao médico que:
Alternativas
Q3137012 Não definido
Paciente, 75 anos, vai à farmácia e solicita conversar com o farmacêutico. O paciente relata que sente dores musculares nas costas, mais especificamente na região posterior do pescoço, descendo sentido ao tórax. Ele informa, ainda, que está tomando ibuprofeno há quinze dias por conta própria e que há cerca de uns dois dias começou a sentir dor e queimação no estômago, principalmente quando ele está vazio, além de náusea. O farmacêutico o escutou atentamente e perguntou se faz uso de mais alguma medicação, o paciente informa que toma varfarina. Qual orientação o farmacêutico deverá dar ao paciente para ajudá-lo a entender o que está acontecendo?
Alternativas
Q3137013 Não definido

Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é uma zoonose (doença ou infecção naturalmente transmissível entre animais vertebrados e seres humanos) de transmissão viral da mesma família da varíola humana, que, desde o surto em 2022, trouxe um crescimento significativo de casos em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. O surgimento de uma nova variante da mpox foi motivo para a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar uma emergência sanitária global, pois agora a doença está sendo transmitida de humano para humano, sem o envolvimento de animais. Os principais sintomas incluem: febre, erupções cutâneas, lesões na pele, dor, dores de cabeça, ínguas, calafrios e exaustão. A transmissão ocorre através de contato direto com fluidos corporais ou lesões infectadas. No Brasil, as autoridades de saúde monitoraram de perto a evolução dos casos e publicaram dados epidemiológicos relevantes. De acordo com os dados epidemiológicos de um estudo transversal, referente ao período de 7 de junho de 2022 até 1º de outubro de 2022, publicado na Revista do SUS, pode-se afirmar que:


                     Imagem associada para resolução da questão


(Pascom et al., Características epidemiológicas e clínicas dos casos de monkeypox no Brasil em 2022: estudo transversal. Revista do SUS. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, 31(3):e 2022851, 2022. Doi: 10.1590/S2237-96222022000300036.)

Alternativas
Q3137014 Não definido
A dobutamina é uma amina simpatomimética sintética de ação direta capaz de otimizar os benefícios hemodinâmicos globais da ativação dos receptores β-adrenérgicos nos pacientes com quadro de insuficiência circulatória cardiogênica aguda. São exemplos de efeitos adversos graves e/ou comuns produzidos pela dobutamina, EXCETO:
Alternativas
Q3137015 Não definido
A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde. (Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao Acesso em: setembro de 2024.)


Dentre as responsabilidades do Programa Nacional de Imunizações (PNI) também está a definição do Calendário Nacional de Vacinação, que contempla todas as vacinas de rotina. Cada vacina tem um número recomendado de doses e idade específica para a sua administração. Essa diretriz é crucial, pois acompanha todos os brasileiros desde o nascimento, orientando e indicando o momento, ou seja, o período e as vacinas necessárias que devem ser tomadas. Em relação ao esquema de vacinação preconizado pelo PNI, é correto afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: D
5: A
6: D
7: C
8: B
9: B
10: A