Questões de Concurso Público Prefeitura de Cacoal - RO 2024 para Médico Ortopedista

Foram encontradas 20 questões

Q3089292 Medicina
O diagnóstico de diabetes mellitus (DM) deve ser estabelecido pela identificação de hiperglicemia. Para isso, podem ser usados a glicemia plasmática de jejum (GJ), o Teste de Tolerância à Glicose por via Oral (TTGO) e a hemoglobina glicada (HbA1c). O TTGO consiste em uma glicemia realizada após uma hora (TTGO-1h) ou duas horas (TTGO-2h) de uma sobrecarga de 75 g de glicose por via oral. De acordo com as orientações da diretriz sobre o diagnóstico de diabetes mellitus, da Sociedade Brasileira de Diabetes, recomenda-se utilizar como critérios de diagnóstico de DM, EXCETO:
Alternativas
Q3089293 Medicina
Os objetivos primordiais do tratamento de pacientes com hipertensão arterial são a redução da pressão arterial e do risco de desfechos cardiovasculares e mortalidade associados à hipertensão arterial. Além das mudanças no estilo de vida, a terapia farmacológica tem papel primordial para a obtenção do controle da pressão arterial. De acordo com as orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, sobre o tratamento farmacológico dessa condição, é INCORRETO afirmar que:
(Considere: BRA: Bloqueadores dos Receptores AT1 da Angiotensina II; IECA: Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina; BB: Betabloqueadores.)
Alternativas
Q3089294 Medicina
O tratamento da insuficiência cardíaca deve ser baseado em evidências e envolve ação coordenada de múltiplos profissionais da saúde, com a adoção de condutas medicamentosas e não medicamentosas. Sobre o tratamento farmacológico de tal condição, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve-se evitar o uso de espironolactona em pacientes com insuficiência renal avançada e em pacientes com hipercalemia persistente.
II. Pacientes asmáticos podem ser tratados com alguns betabloqueadores, dando-se preferência para aqueles com maior seletividade Beta 1, como bisoprolol e nebivolol.
III.Os benefícios esperados com o uso de betabloqueadores podem se tornar aparentes apenas após vários meses de uso e, em alguns pacientes, ocorrer tardiamente, após doze meses do seu início.

De acordo com as recomendações da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3089295 Medicina
Paciente, pele branca, sexo masculino, 60 anos, IMC: 24,8 Kg/m2 , encontra-se em seguimento ambulatorial para controle de hipertensão arterial. Tem apresentado dificuldade de manter a meta pressórica mesmo com uso de um BRA (losartana), um BCC (anlodipina) e um diurético tiazídico (hidroclorotiazida) em doses otimizadas. O paciente já realizou as mudanças no estilo de vida e já foi descartada a hipótese de hipertensão secundária. Os exames laboratoriais de função renal e eletrólitos estão normais. Foi optado por adicionar um quarto fármaco. De acordo com as orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, o fármaco preferencial a ser adicionado ao esquema terapêutico nesse momento é:
Alternativas
Q3089296 Medicina
Paciente, 50 anos,sexo masculino, com diagnóstico de diabetes mellitustipo 2, vem fazendo acompanhamento ambulatorial para controle da doença. Nega outras comorbidades além de sobrepeso. Faz uso atualmente de metformina e dapagliflozina. De acordo com as orientações das diretrizes sobre as metas no tratamento do diabetes, da Sociedade Brasileira de Diabetes, recomenda-se que tal paciente tenha como meta de hemoglobina glicada A1c (HbA1c):
Alternativas
Q3089297 Medicina
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Paciente, sexo masculino, 32 anos, assintomático, sem comorbidades conhecidas, comparece em consulta ambulatorial para realizar uma avaliação de seu estado de saúde. Foram solicitados alguns exames e no retorno foi constatado VDRL positivo (1:16) e FTA-Abs positivo. O paciente não se lembra de ter apresentado nenhum sintoma. Foi feito o diagnóstico de sífilis latente com duração ignorada.
De acordo com as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, o esquema terapêutico de escolha para esse paciente é a benzilpenicilina benzatina:
Alternativas
Q3089298 Medicina
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Paciente, sexo masculino, 32 anos, assintomático, sem comorbidades conhecidas, comparece em consulta ambulatorial para realizar uma avaliação de seu estado de saúde. Foram solicitados alguns exames e no retorno foi constatado VDRL positivo (1:16) e FTA-Abs positivo. O paciente não se lembra de ter apresentado nenhum sintoma. Foi feito o diagnóstico de sífilis latente com duração ignorada.
Caso o paciente fosse alérgico à penicilina e, de acordo com as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, o esquema terapêutico de escolha para tal paciente é:
Alternativas
Q3089299 Medicina
A Síndrome Nefrótica (SN) é caracterizada por edema, urina espumosa, proteinúria, hipoalbuminemia associada ou não à dislipidemia. O tratamento de pacientes adultos com SN é amplo e inclui o tratamento do edema nefrótico, o controle da pressão arterial e da dislipidemia, a profilaxia de infecções e a prevenção dos fenômenos tromboembólicos, por meio de medidas medicamentosas e não medicamentosas. De acordo com as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Síndrome Nefrótica Primária em Adultos, sobre o tratamento dessa condição, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3089300 Medicina
Paciente, sexo feminino, 43 anos, sem comorbidades, comparece ao pronto-socorro com quadro de tosse, febre e dispneia há três dias. Encontra-se orientada. Nega alergias ou uso recente de antibióticos. A radiografia de tórax mostra sinais de consolidação em base pulmonar direita. Exames laboratoriais: Hemoglobina 13,0 g/dL; leucócitos 15.000 células / mm3 ; creatinina: 0,8 mg/dl; ureia: 35 mg/dL; Na: 140 mEq/L; K: 4,0 3,5 mEq/L. Foi feito o diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade. De acordo com as recomendações para o manejo da pneumonia adquirida na comunidade, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a antibioticoterapia de escolha para a paciente é:
Alternativas
Q3089301 Medicina
O tratamento da asma tem por objetivo atingir e manter o controle atual da doença e prevenir exacerbações, sendo dividido em etapas de 1 a 5. Considere um paciente de 18 anos, sexo masculino, sem outras comorbidades, com sintomas na maior parte dos dias ou despertar noturno pela asma, no mínimo, uma vez por semana (etapa 3). De acordo com as recomendações mais recentes da GINA (Global Initiative for Asthma), o esquema preferencial para iniciar o tratamento desse paciente é:
(Considere: SABA: B2 Agonistas de curta duração; CI: Corticoide inalatório; LAMA: Antimuscarínico de longa duração.)
Alternativas
Q3139675 Medicina
Conforme o Código de Ética Médica, o sigilo médico é um dos princípios fundamentais que regem a prática da medicina. Assinale a alternativa que viola esse princípio, de acordo com o código.
Alternativas
Q3139676 Medicina
Homem, 30 anos, foi admitido no pronto-socorro após um acidente de moto. Ele apresenta uma fratura exposta na tíbia, com ferida maior que 10 cm, contaminação significativa e extensa lesão de partes moles, incluindo a necessidade de retalhos para cobertura óssea. Após avaliação, foi constatado que não houve lesão vascular que necessitasse reparo. De acordo com a classificação de Gustilo e Anderson, qual é o grau de fratura exposta desse paciente?
Alternativas
Q3139677 Medicina
Homem, motociclista, 32 anos, sofreu uma queda ao ser lançado sobre o ombro direito após uma colisão em alta velocidade, cursando com dor intensa no ombro. Após exames de imagem, foi diagnosticada uma luxação acromioclavicular do tipo II de Rockwood. Com base na classificação de Rockwood para luxações acromioclaviculares, qual das afirmativas apresenta descrição correta da lesão sofrida?
Alternativas
Q3139678 Medicina
Paciente, 45 anos, apresenta dor lombar irradiada para o membro inferior esquerdo. O exame de ressonância nuclear magnética demonstrou hérnia discal com compressão da raiz de L5. Com base nesses dados, qual das manifestações é esperada nesse paciente?
Alternativas
Q3139679 Medicina
Paciente, sexo masculino, 35 anos, vítima de acidente automobilístico, é levado ao pronto-socorro com queixa de dor intensa na região lombar. Ao exame físico, apresenta radiculopatia de L3 em membro inferior esquerdo. A tomografia computadorizada evidencia fratura em explosão na vértebra L3 com comprometimento do canal vertebral. Realizada RM de coluna lombar que evidenciou lesão do complexo ligamentar posterior. O médico decide aplicar o sistema de pontuação TLICS (Thoracolumbar Injury Classification and Severity Score) para auxiliar na decisão do tratamento. Assinale a alternativa que descreve o TLICS do caso hipotético e o tratamento de escolha.
Alternativas
Q3139680 Medicina
Criança, 3 meses, é levada para consulta médica de rotina. Durante o exame físico, o médico assistente suspeita de Displasia de Desenvolvimento do Quadril (DDQ). Sobre a DDQ, NÃO se trata de risco:
Alternativas
Q3139681 Medicina
Homem, 55 anos, procura o pronto-socorro com queixa de dor lombar há sete dias. A dor é contínua e piora à noite. Paciente relata ser etilista e refere perda ponderal importante nos últimos meses. Qual das informações presentes na vinheta clínica não constitui, isoladamente, uma indicação para realização de radiografia da coluna lombar no contexto de lombalgia?
Alternativas
Q3139682 Medicina
Menino, 7 anos, é trazido ao consultório pelo pai com queixa de dor intermitente no quadril esquerdo, que irradia para a coxa e joelho, associada à claudicação há cerca de 3 meses. A dor piora com atividades físicas e melhora com repouso. No exame físico, há limitação na abdução e rotação interna do quadril esquerdo. A radiografia do quadril revela aplanamento e fragmentação da cabeça femoral esquerda. O quadril direito está normal. O paciente não tem histórico de trauma e a mãe relata que ele teve um crescimento adequado até o momento. Com base na situação clínica descrita, é diagnosticada doença de Legg-Calvé-Perthes. Sobre essa doença, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3139683 Medicina
Sobre a epidemiologia da epifisiólise, é correto afirmar que é mais comum
Alternativas
Q3139684 Medicina
Criança, 1 ano, dá entrada no PA acompanhada pela mãe. Relato de trauma hoje, evoluindo com dor e edema em cotovelo esquerdo. Radiografias demonstram fratura supracondiliana do úmero esquerdo. Sobre essas fraturas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: B
6: D
7: C
8: A
9: D
10: B
11: D
12: C
13: C
14: C
15: A
16: A
17: D
18: A
19: B
20: C