Questões de Concurso Público Prefeitura de Cacoal - RO 2024 para Médico Pediatra

Foram encontradas 20 questões

Q3089292 Medicina
O diagnóstico de diabetes mellitus (DM) deve ser estabelecido pela identificação de hiperglicemia. Para isso, podem ser usados a glicemia plasmática de jejum (GJ), o Teste de Tolerância à Glicose por via Oral (TTGO) e a hemoglobina glicada (HbA1c). O TTGO consiste em uma glicemia realizada após uma hora (TTGO-1h) ou duas horas (TTGO-2h) de uma sobrecarga de 75 g de glicose por via oral. De acordo com as orientações da diretriz sobre o diagnóstico de diabetes mellitus, da Sociedade Brasileira de Diabetes, recomenda-se utilizar como critérios de diagnóstico de DM, EXCETO:
Alternativas
Q3089293 Medicina
Os objetivos primordiais do tratamento de pacientes com hipertensão arterial são a redução da pressão arterial e do risco de desfechos cardiovasculares e mortalidade associados à hipertensão arterial. Além das mudanças no estilo de vida, a terapia farmacológica tem papel primordial para a obtenção do controle da pressão arterial. De acordo com as orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, sobre o tratamento farmacológico dessa condição, é INCORRETO afirmar que:
(Considere: BRA: Bloqueadores dos Receptores AT1 da Angiotensina II; IECA: Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina; BB: Betabloqueadores.)
Alternativas
Q3089294 Medicina
O tratamento da insuficiência cardíaca deve ser baseado em evidências e envolve ação coordenada de múltiplos profissionais da saúde, com a adoção de condutas medicamentosas e não medicamentosas. Sobre o tratamento farmacológico de tal condição, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve-se evitar o uso de espironolactona em pacientes com insuficiência renal avançada e em pacientes com hipercalemia persistente.
II. Pacientes asmáticos podem ser tratados com alguns betabloqueadores, dando-se preferência para aqueles com maior seletividade Beta 1, como bisoprolol e nebivolol.
III.Os benefícios esperados com o uso de betabloqueadores podem se tornar aparentes apenas após vários meses de uso e, em alguns pacientes, ocorrer tardiamente, após doze meses do seu início.

De acordo com as recomendações da Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda, está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3089295 Medicina
Paciente, pele branca, sexo masculino, 60 anos, IMC: 24,8 Kg/m2 , encontra-se em seguimento ambulatorial para controle de hipertensão arterial. Tem apresentado dificuldade de manter a meta pressórica mesmo com uso de um BRA (losartana), um BCC (anlodipina) e um diurético tiazídico (hidroclorotiazida) em doses otimizadas. O paciente já realizou as mudanças no estilo de vida e já foi descartada a hipótese de hipertensão secundária. Os exames laboratoriais de função renal e eletrólitos estão normais. Foi optado por adicionar um quarto fármaco. De acordo com as orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, o fármaco preferencial a ser adicionado ao esquema terapêutico nesse momento é:
Alternativas
Q3089296 Medicina
Paciente, 50 anos,sexo masculino, com diagnóstico de diabetes mellitustipo 2, vem fazendo acompanhamento ambulatorial para controle da doença. Nega outras comorbidades além de sobrepeso. Faz uso atualmente de metformina e dapagliflozina. De acordo com as orientações das diretrizes sobre as metas no tratamento do diabetes, da Sociedade Brasileira de Diabetes, recomenda-se que tal paciente tenha como meta de hemoglobina glicada A1c (HbA1c):
Alternativas
Q3089297 Medicina
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Paciente, sexo masculino, 32 anos, assintomático, sem comorbidades conhecidas, comparece em consulta ambulatorial para realizar uma avaliação de seu estado de saúde. Foram solicitados alguns exames e no retorno foi constatado VDRL positivo (1:16) e FTA-Abs positivo. O paciente não se lembra de ter apresentado nenhum sintoma. Foi feito o diagnóstico de sífilis latente com duração ignorada.
De acordo com as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, o esquema terapêutico de escolha para esse paciente é a benzilpenicilina benzatina:
Alternativas
Q3089298 Medicina
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Paciente, sexo masculino, 32 anos, assintomático, sem comorbidades conhecidas, comparece em consulta ambulatorial para realizar uma avaliação de seu estado de saúde. Foram solicitados alguns exames e no retorno foi constatado VDRL positivo (1:16) e FTA-Abs positivo. O paciente não se lembra de ter apresentado nenhum sintoma. Foi feito o diagnóstico de sífilis latente com duração ignorada.
Caso o paciente fosse alérgico à penicilina e, de acordo com as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, o esquema terapêutico de escolha para tal paciente é:
Alternativas
Q3089299 Medicina
A Síndrome Nefrótica (SN) é caracterizada por edema, urina espumosa, proteinúria, hipoalbuminemia associada ou não à dislipidemia. O tratamento de pacientes adultos com SN é amplo e inclui o tratamento do edema nefrótico, o controle da pressão arterial e da dislipidemia, a profilaxia de infecções e a prevenção dos fenômenos tromboembólicos, por meio de medidas medicamentosas e não medicamentosas. De acordo com as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Síndrome Nefrótica Primária em Adultos, sobre o tratamento dessa condição, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3089300 Medicina
Paciente, sexo feminino, 43 anos, sem comorbidades, comparece ao pronto-socorro com quadro de tosse, febre e dispneia há três dias. Encontra-se orientada. Nega alergias ou uso recente de antibióticos. A radiografia de tórax mostra sinais de consolidação em base pulmonar direita. Exames laboratoriais: Hemoglobina 13,0 g/dL; leucócitos 15.000 células / mm3 ; creatinina: 0,8 mg/dl; ureia: 35 mg/dL; Na: 140 mEq/L; K: 4,0 3,5 mEq/L. Foi feito o diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade. De acordo com as recomendações para o manejo da pneumonia adquirida na comunidade, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a antibioticoterapia de escolha para a paciente é:
Alternativas
Q3089301 Medicina
O tratamento da asma tem por objetivo atingir e manter o controle atual da doença e prevenir exacerbações, sendo dividido em etapas de 1 a 5. Considere um paciente de 18 anos, sexo masculino, sem outras comorbidades, com sintomas na maior parte dos dias ou despertar noturno pela asma, no mínimo, uma vez por semana (etapa 3). De acordo com as recomendações mais recentes da GINA (Global Initiative for Asthma), o esquema preferencial para iniciar o tratamento desse paciente é:
(Considere: SABA: B2 Agonistas de curta duração; CI: Corticoide inalatório; LAMA: Antimuscarínico de longa duração.)
Alternativas
Q3139695 Medicina
Embora a maioria dos casos de desidratação secundários à Doença Diarreica Aguda (DDA) cursem com isonatremia, hipo ou hipernatremia também podem ocorrer. A concentração sérica de Na+ é o melhor parâmetro para estimar o balanço hídrico em relação ao soluto. Entretanto, o valor normal indica equilíbrio e não reflete o status hídrico. Portanto, a administração de líquidos na correção de distúrbios de Na+ deve ser parcimoniosa para evitar edema cerebral, desmielinização e convulsões. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a desidratação hiponatrêmica na criança.
Alternativas
Q3139696 Medicina
A urticária é uma doença causada por mastócitos. Sabe-se que histamina e outros mediadores, como Fator de Ativação de Plaquetas (PAF) e citocinas liberadas de mastócitos cutâneos ativados, resultam em ativação do nervo sensorial, vasodilatação e extravasamento de plasma, bem como recrutamento de células para as lesões urticariformes. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A urticária aguda ocasionada por infecções bacterianas é a mais comum. Com prevalência ao longo da vida de até 1% na população geral, a urticária crônica é frequentemente marcada por um curso prolongado e recorrente.
( ) A pele não lesionada de pacientes com urticária espontânea crônica mostra a regulação positiva das moléculas de adesão, infiltrado de eosinófilos e expressão alterada de citocinas.
( ) A urticária caracteriza-se clinicamente por erupção cutânea pruriginosa, com placas eritematosas elevadas de tamanho variado, únicas ou numerosas e coalescentes, sendo a região central mais pálida (urticas).

A sequência está correta em
Alternativas
Q3139697 Medicina
Lucas, 2 semanas, nasceu de parto normal, a termo, em bom estado geral. Os pais notaram que o bebê estava letárgico, com episódios de vômito e com menos apetite nos últimos dias. Além disso, observaram que a cor da pele dele estava mais escura e que havia uma diferença na genitália, que pareceu inchada e com aparência ambígua. Ao exame físico, presença de genitália ambígua, com aumento do clitóris, lembrando um falo. Os exames laboratoriais evidenciam hiponatremia, hipercalemia, hipoglicemia, Teste ACTH Elevado e 17-OH-progesterona muito elevada. Qual o diagnóstico mais provável para o quadro de Lucas?
Alternativas
Q3139698 Medicina
Mariana, 3 anos, foi trazida à consulta por sua mãe com um histórico de febre persistente há quatro dias, atingindo temperaturas de até 39,5°C. A febre foi acompanhada por tosse seca, coriza e conjuntivite. Dois dias após o início desses sintomas, surgiram manchas vermelhas na face que rapidamente se espalharam para o tronco e membros. A paciente apresenta histórico vacinal incompleto; a mãe relata atraso na administração das vacinas devido a dificuldades logísticas. Ao exame físico são observadas erupção maculopapular generalizada, mais intensa no rosto e tronco (as lesões não desaparecem à compressão), e presença de manchas de Koplik na mucosa oral, próximas aos molares. Qual o diagnóstico mais provável para o caso de Mariana?
Alternativas
Q3139699 Medicina
João, 6 meses, foi trazido ao pronto-socorro pelos pais devido a episódios recorrentes de cianose, especialmente durante a alimentação e o choro intenso. Os pais notaram que os lábios e as pontas dos dedos ficam azulados em situações de estresse ou esforço. Eles relatam também episódios de irritabilidade e dificuldade para ganhar peso desde o nascimento. Ao exame físico, bebê alerta, porém com cianose labial evidente. Cianose nas extremidades, sudorese em repouso; sopro sistólico audível na borda esternal esquerda; frequência cardíaca elevada; taquipneia ligeira, sem estertores pulmonares; fígado palpável 2 cm abaixo do rebordo costal direito, exame neurológico sem deficits aparentes, porém irritável durante o exame. Foi solicitado ecocardiograma que confirmou a suspeita diagnóstica. Qual o diagnóstico mais provável para João, confirmado pelo ecocardiograma?
Alternativas
Q3139700 Medicina
A gravidade da evolução clínica da doença falciforme depende dos níveis de HbF, da concomitância com a alfatalassemia e dos haplótipos associados ao gene da HbS. Tendo em vista que os níveis de HbF estão inversamente associados com a gravidade da doença, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os pacientes com anemia falciforme (HbSS) não têm esplenomegalia após 2 anos de idade porque os repetidos episódios de vaso-oclusão determinam fibrose e atrofia do baco.
( ) As crises dolorosas representam as complicações mais frequentes da doença falciforme e comumente constituem sua primeira manifestação.
( ) O termo síndrome torácica aguda é utilizado para definir um evento agudo em paciente com doença falciforme, caracterizado pela presença de febre e/ou sintomas respiratórios (taquipneia, dispneia, tosse e dor torácica), acompanhada de infiltrado pulmonar recente à radiografia de tórax.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3139701 Medicina
As pneumonias associadas aos cuidados à saúde são as infecções hospitalares mais frequentes nas UTI pediátricas. O uso crescente de intubação traqueal e ventilação mecânica é o principal fator de risco. As pneumonias que surgem nos pacientes submetidos à ventilação mecânica são chamadas de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAVM). São considerados agentes etiológicos comumente evolvidos nas pneumonias que ocorrem nos primeiros cinco dias de internação, EXCETO: 
Alternativas
Q3139702 Medicina
Ana, 3 meses, foi trazida à consulta pelos pais após observarem que ela apresenta diferenças nas dobras das coxas e um clique audível ao movimentar a perna esquerda durante a troca de fraldas. Ao exame físico – inspeção: presença de assimetria nas dobras cutâneas das coxas e nas nádegas; ortopédico: teste de Ortolani positivo: redução audível ou palpável do quadril esquerdo ao abduzir; Teste de Barlow positivo: luxação palpável do quadril esquerdo durante a adução e pressão posterior; mobilidade: limitação leve na abdução do quadril esquerdo; desenvolvimento geral: dentro dos padrões normais para a idade, com bom ganho de peso. São considerados fatores de alto risco para o desenvolvimento da patologia apresentada por Ana, EXCETO:
Alternativas
Q3139703 Medicina
“A ______________ caracteriza-se fundamentalmente por distensão abdominal e extrema dificuldade evacuatória decorrente da ausência dos gânglios mioentéricos. Nesses pacientes, crises de distensão abdominal seguidas de diarreias profusas, caracterizando o megacólon tóxico, são comumente observadas. A pseudo-obstrução intestinal crônica é uma condição rara que determina distensão crônica das alças intestinais, retardo do trânsito colônico e surtos de diarreia decorrentes do sobrecrescimento bacteriano do intestino.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q3139704 Medicina
A Síndrome Hemolítico Urêmica (SHU), causada por Escherichia coli, produtora de shigatoxina, é responsável por mais de 90% dos casos de SHU na infância, acometendo, principalmente, crianças de 2-5 anos de idade. A incidência anual da doença mundial varia de 3-6,1 casos/100.000 crianças menores de 5 anos de idade. Assinale a alternativa INCORRETA acerca da SHU causada por E. Coli, produtora de shigatoxina (STEC-SHU).
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: B
6: D
7: C
8: A
9: D
10: B
11: A
12: B
13: D
14: B
15: B
16: B
17: C
18: A
19: D
20: D