Questões de Concurso Público Prefeitura de Divinópolis - MG 2024 para Agente Funerário

Foram encontradas 10 questões

Q3045957 Conhecimentos Gerais
Ministério da Saúde amplia faixa etária de vacina da dengue em doses prestes a vencer
Estados e municípios poderão aumentar o público-alvo do imunizante para pessoas de 4 a 59 anos. Estratégia será adotada em localidades que tenham vacinas armazenadas com vencimento em 30 de junho e 31 de julho. O Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliarem o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue. A medida valerá para as localidades que tenham lotes com vencimento em 30 de junho e 31 de julho. A pasta recomendou que os governos locais liberem, de forma preferencial, a aplicação dessas doses para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Atualmente, a campanha de imunização é voltada para pessoas de 10 a 14 anos.
(Disponível em: https://g1.globo.com/saude/Acesso em: junho de 2024.)
A vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan (Butantan-DV), mostrou uma eficácia considerável para evitar a doença, de acordo com o estudo clínico. Os dados são de um acompanhamento de dois anos com mais de 16 mil indivíduos de todo o Brasil. Essa vacina: 
Alternativas
Q3045958 Conhecimentos Gerais
Veículos criam séries e documentários pelos 30 anos do Real
Na segunda-feira, 1º de julho, completaram-se 30 anos do início da circulação do Real. A moeda brasileira, no entanto, começou a ser planejada bem antes, como parte do Plano Real, estratégia do Ministério da Fazenda da época para tentar controlar a hiperinflação e aumentar o poder de compra no país. O sucesso do plano e a estabilização da moeda brasileira faz com que os 30 anos do Real sejam alvo de conteúdos especiais por parte de veículos nacionais de mídia. Além da cobertura a respeito das três décadas da moeda, alguns veículos produziram especiais sobre a história do plano que estabilizou a economia brasileira, contextualizando a situação econômica da época e seus desdobramentos posteriores.
(Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia. Acesso em: junho de 2024.)
A moeda real fazia parte do “Plano Real”, criado por Fernando Henrique Cardoso, na época ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco. Lançado em fevereiro de 1994, o programa tinha o objetivo de, entre outros fatores:
Alternativas
Q3045959 Conhecimentos Gerais
Depois de carros elétricos, painéis solares e baterias, agora é a energia nuclear da China que entra na mira de Washington. O ITIF (sigla em inglês para Fundação de Tecnologia da Informação e Inovação), think tank da capital americana, produziu um relatório alertando que “a China é a líder mundial de fato em tecnologia nuclear” e propondo alternativas para uma reação dos EUA.
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente. Acesso em: junho de 2024.)
Segundo informações, o avanço chinês se deve à prioridade estatal à transição energética, ou seja, substituir ao máximo suas fontes energéticas atuais. Para implementar a energia nuclear, os chineses devem investir, prioritariamente, em:
Alternativas
Q3045960 Conhecimentos Gerais
Analise o caso hipotético a seguir:
Joana e Sérgio, brasileiros, casados, moradores de um bairro de classe média em São Paulo, capital; pais de duas crianças, com seis e onze anos, respectivamente, muito insatisfeitos com as metodologias e pedagogias escolares que têm encontrado para seus filhos, resolveram educá-los por conta própria. A partir de então, eles próprios serão os preceptores de seus filhos, ensinando--lhes o que acharem mais adequado à sua concepção de ensino.
Tendo em vista a realidade educacional brasileira atual, podemos inferir, no caso anteriormente citado, que:
Alternativas
Q3045961 Conhecimentos Gerais
A campanha “Remédio: não usou, descartou”, iniciada em 7 de abril deste ano, visa conscientizar a população sobre a importância de descartar medicamentos de maneira adequada. Promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil e Ciência na Saúde, a iniciativa conta com a liderança de Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza, e o apoio de embaixadores como Xuxa e Drauzio Varella. Juan Carlos Becerra, coordenador do Grupo Técnico de Trabalho de Logística Reversa, Resíduos e Gestão Ambiental do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), alerta que o descarte inadequado de medicamentos contamina solo e água, prejudicando o meio ambiente e a saúde humana. Além disso, medicamentos descartados de forma errada podem retornar ao consumo, especialmente entre populações vulneráveis, sem prescrição e, muitas vezes, vencidos.
(Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia. Acesso em: junho de 2024.)
Considerando as maneiras adequadas de descartar medicamentos, assinale a única alternativa correta, com base nos casos práticos a seguir: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: D
5: D