Questões de Concurso Público Prefeitura de Divinópolis - MG 2024 para Médico Generalista PSF

Foram encontradas 25 questões

Q3061877 Medicina
Os profissionais atuantes na Atenção Básica devem seguir normativas específicas do Ministério da Saúde a partir de atribuições de práticas e normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal. NÃO é uma atribuição do Gerente de Atenção Básica, de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica: 
Alternativas
Q3061878 Medicina
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) constitui uma equipe que busca instituir a plena integralidade do cuidado onde todos os profissionais compartilham a responsabilidade sobre a situação de saúde do seu território. De acordo com a Portaria nº 2.436/2017, é INCORRETO afirmar sobre o Nasf-AB:
Alternativas
Q3061879 Medicina
A Lei Federal nº 8.080/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. De acordo com essa Lei, afirma-se que:
Alternativas
Q3061883 Medicina
Ferramenta de qualificação ao atendimento da pessoa com doença crônica, constituída por um conjunto de propostas terapêuticas articuladas para favorecer a discussão coletiva da equipe multidisciplinar com o sujeito e sua rede de suporte social. De acordo com o Ministério da Saúde, tal definição trata-se de:
Alternativas
Q3061886 Medicina
A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão. Segundo as Diretrizes Nacionais da Vigilância em Saúde, NÃO é instrumento de planejamento da regionalização:
Alternativas
Q3061887 Medicina
O diagnóstico de miocardite fulminante envolve os critérios diagnósticos de miocardite, envolvendo quadro clínico de IC aguda, elevação de troponinas e de marcadores inflamatórios, alterações inespecíficas no ECG, como inversões de onda T e/ou alterações de segmento ST e alteração aguda da função ventricular. Sobre a avaliação diagnóstica da miocardite fulminante, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3061888 Medicina
Paciente jovem, 25 anos, se apresenta em consulta médica com queixa de lesões dolorosas na região genital. Ele relata que as lesões surgiram há, aproximadamente, cinco dias, precedidas por uma sensação de coceira e queimação na área afetada. Na anamnese, informa múltiplos parceiros sexuais nos últimos seis meses e uso inconsistente de preservativos. Não há histórico prévio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ao exame físico, observam-se pequenas vesículas agrupadas, algumas rompidas, formando úlceras superficiais dolorosas na região genital e anal. O paciente também apresenta linfadenopatia inguinal, com gânglios linfáticos aumentados e dolorosos à palpação. Considerando o provável diagnóstico, qual o tratamento mais adequado?
Alternativas
Q3061889 Medicina
Paciente, 65 anos, se apresenta na consulta médica com queixa de falta de ar intensa que começou de forma súbita durante a madrugada. Relata sensação de afogamento e ortopneia, necessitando dormir com a cabeça elevada por vários travesseiros. Ele também menciona tosse produtiva com expectoração espumosa e rosada. Na história médica, o paciente é hipertenso e tem insuficiência cardíaca congestiva conhecida, com medicação regular, mas admite que há semanas tem se sentido mais cansado e com inchaço nas pernas. Não tem histórico de infarto do miocárdio recente ou outras condições cardíacas agudas. Ao exame físico, está em evidente desconforto respiratório, com taquipneia (frequência respiratória aumentada), uso de músculos acessórios da respiração e cianose periférica (coloração azulada dos lábios e extremidades). A ausculta pulmonar revela crepitações bilaterais em bases pulmonares; a ausculta cardíaca evidencia ritmo cardíaco irregular com presença de terceira bulha cardíaca (B3), sugestiva de insuficiência cardíaca. Foi indicada internação e uso de ventilação não invasiva para o paciente, além de outras condutas terapêuticas. Qual deve ser o ajuste inicial da VNI no CPAP para o paciente?
Alternativas
Q3061890 Medicina
A Estenose Aórtica (EAo) apresenta prevalência crescente na atualidade em razão do aumento da expectativa de vida e do consequente envelhecimento da população brasileira. Atualmente, a causa mais comum de EAo é a calcificação/degeneração aórtica, que acomete principalmente pacientes idosos. Até o presente momento, apenas pacientes com EAo anatomicamente importante têm benefício de intervenção. Como se define o paciente com EAo anatomicamente importante?
Alternativas
Q3061891 Medicina
A importância prognóstica de diferentes definições do deficit da função renal na ICC motivou a busca de um consenso entre cardiologistas, nefrologistas e intensivistas, para definição e classificação da interação coração – rins. Essa “entidade” patofisiológica envolvendo coração e rins, com disfunção aguda ou crônica em um dos órgãos, induzindo a uma disfunção aguda ou crônica no outro órgão, foi denominada “síndrome cardiorrenal”. Como é classificada a síndrome cardiorrenal decorrente de anormalidades crônicas da função cardíaca (ICC crônica), causando uma progressiva e permanente doença renal crônica?
Alternativas
Q3061892 Medicina
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada por sintomas respiratórios crônicos (dispneia, tosse e expectoração) e pela limitação persistente ao fluxo aéreo ligados à anormalidade nas vias aéreas (bronquite ou bronquiolite) e/ou alveolar (enfisema). A doença afeta cerca de 10% da população mundial, conforme dados atualizados, e está associada a uma alta morbidade e mortalidade. Qual o principal sintoma no paciente com DPOC?
Alternativas
Q3061893 Medicina
A Hemorragia Digestiva Alta (HDA) ainda é uma das principais emergências cirúrgicas, com elevada taxa de mortalidade mesmo em países desenvolvidos. As ocorrências por HDA não varicosa estão associadas à mortalidade que varia entre 4% e 10%, enquanto os casos de origem varicosa apresentam até 30% de mortalidade mesmo com os avanços diagnósticos e terapêuticos na área. Em relação à HDA, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3061894 Medicina
O hipotireoidismo subclínico, definido como nível sérico elevado de tireotropina (TSH), com níveis normais de tiroxina livre (FT4), afeta até 10% da população adulta. O hipotireoidismo subclínico é comum e a maioria dos indivíduos pode ser observada sem, necessariamente, indicação de tratamento. Em qual dos cenários relacionados NÃO se considera o tratamento do hipotireoidismo subclínico? 
Alternativas
Q3061895 Medicina
A Embolia Pulmonar (EP) é uma afecção muito frequente nos atendimentos hospitalares, sendo caracterizada pelo deslocamento de algum elemento anormal à circulação com consequente obstrução de vasos sanguíneos que cursa com altos índices de mortalidade. Dentre os exames para avaliação inicial, é possível lançar mão da radiografia de tórax. Esse método não possui grande acurácia para EP e, geralmente, apresenta-se sem alterações, sendo relevante para o diagnóstico diferencial, assim como o ECG. Contudo, em alguns pacientes a patologia demonstra sinais radiológicos clássicos. São considerados achados radiológicos clássicos da embolia pulmonar, EXCETO:
Alternativas
Q3061896 Medicina
A Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo (SAF) é uma doença autoimune sistêmica caracterizada por trombose recorrente e/ou morbidade obstétrica. Estatisticamente, a maioria das manifestações clínicas são decorrentes dos próprios eventos trombóticos; porém, outras manifestações podem estar presentes, como trombocitopenia, livedo reticular, perda fetal, entre outras não tão estatisticamente prevalentes. Além das manifestações clínicas, há evidência laboratorial de presença sustentada de aPL. Os aPL são achados laboratoriais que incluem um grupo heterogêneo de anticorpos dirigidos contra proteínas de ligação a fosfolipídeos. São aPLs que frequentemente evidenciam presença sustentada na SAF, EXCETO:
Alternativas
Q3061897 Medicina
Uma medida importante para evitar a ocorrência de óbitos por dengue é a organização dos serviços de saúde, especialmente em epidemias. Além do acolhimento, a triagem com classificação de risco é de suma importância, para que o correto estadiamento ofereça tratamento prioritário e oportuno para os casos com sinais de alarme e para os casos graves. Sobre a classificação e o manejo dos casos suspeitos de dengue, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3061898 Medicina
A queixa de cefaleia, com certa frequência, constitui um desafio para o médico, em virtude da diversidade dos tipos de cefaleia encontrados. Às vezes, a abordagem do paciente deve ser multidisciplinar. Sobre a enxaqueca, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3061899 Medicina
O Trombembolismo Venoso (TEV) manifesta-se como Trombembolismo Pulmonar (TEP) e/ou Trombose Venosa Profunda (TVP), fazendo parte de um mesmo espectro de doença e apresentando os mesmos fatores de risco. É a terceira causa mais frequente de síndrome cardiovascular aguda no mundo, com potencial risco de vida. NÃO é um fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento de TEV:
Alternativas
Q3061900 Medicina
A medida da Pressão Arterial (PA) é procedimento obrigatório em qualquer atendimento médico ou realizado por diferentes profissionais de saúde. Contudo, ainda é comumente realizada sem os cuidados técnicos necessários. Sobre a avaliação da PA e o diagnóstico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3061901 Medicina

Sobre úlcera péptica, analise as afirmativas a seguir.


I. A maioria das úlceras são secundárias à infecção pelo Helicobacter pylori.


II. Uma queixa frequente é a dor noturna, acordando o paciente à noite.


III.O tratamento da infecção por Helicobacter pylori deve ser feito com um tipo de antibiótico e um inibidor de bomba de prótons por cerca de cinco dias.


IV.O principal mecanismo de toxicidade dos anti-inflamatórios não esteroides envolve o aumento da síntese de prostaglandinas.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: A
5: A
6: B
7: C
8: B
9: D
10: B
11: D
12: A
13: C
14: B
15: C
16: B
17: B
18: B
19: B
20: A